Home > Cinema > Artigos > Uma introdução à arte do Storyboard!

Uma introdução à arte do Storyboard!

Dispensado por alguns cineastas, porém fundamental para outros, o Storyboard é uma ferramenta que possibilita uma melhor visualização da sequencia filmada. Para quem ainda não sabe, a técnica já era utilizada por Georges Méliès, mas sua aplicação como conhecemos hoje é creditada à Webb Smith – funcionário de Walt Disney – no começo da década de 1930.

Walt Disney e os storyboards de Pinocchio (1940)!

Walt Disney e os storyboards de Pinocchio (1940)!

O canal Rocket Jump Film School tem muita informação em vídeos bacanas, para quem faz ou apenas se interessa pelo processo cinematográfico. Sendo assim, claro que eles também teriam algo sobre essa pequena parte do mundo do cinema. Desde os desenhos simples que o próprio Scorsese fez para seus grandes filmes, até algo muito mais elaborado lembrando graphic novels, o vídeo mostra vários exemplos e inspira quem tem algum conhecimento de arte e é apaixonado por cinema. Além, é claro, das pessoas que não desenham nada, mas compartilham a paixão pela Sétima Arte.

Legendas apenas em inglês. Só acioná-las no primeiro ícone na parte inferior direita. No ícone ao lado, você também encontra a opção de dispensá-las e manter apenas os créditos dos filmes usados como exemplo.

Confira!

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Django - Sergio Corbucci
Django, o original de Sergio Corbucci, no Formiga na Tela!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!