Home > Cinema > Artigos > Raio X dos possíveis indicados ao Oscar 2019!

Raio X dos possíveis indicados ao Oscar 2019!

Quem vai brigar por uma indicação para o prêmio da Academia?

Nessa época do ano, é comum que os cinemas sejam invadidos por filmes que possuem chances de brigar por uma vaga na chamada “premiação mais importante do cinema”: o Oscar. O calendário dos norte-americano é dividido entre os Summer Movies, blockbusters lançados pelos estúdios com o intuito de fazer bilheteria, que acontece dos meses de abril até agosto. De outubro à dezembro, são lançadas as apostas para o Oscar, onde elenco e diretores iniciam suas campanhas, levando em conta, por exemplo, a recepção das produções em festivais pelo mundo.

Então, vamos falar de alguns filmes que provavelmente irão brigar pela estatueta dourada no ano que vem!

Oscar 2019

Roma

Novo projeto do mexicano Alfonso Cuarón, que retorna ao seu país para contar uma história mais pessoal, que trata sobre duas mulheres importantes da sua vida.

Porque estará no Oscar: Em 2014, Cuarón ganhou dois prêmios por Gravidade (Melhor Direção e Melhor Montagem). Ele já era bem quisto antes de ganhar, agora está claro como é bem visto aos olhos de Hollywood. Além das notas excelentes por parte da crítica, Roma ganhou o grande prêmio do Festival de Veneza. Assim como Amor, A Vida é Bela e O Tigre e o Dragão, teremos mais um filme estrangeiro que vai voar longe.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Yalitza Aparicio), Melhor Roteiro, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Design de Som e Melhor Mixagem de Som.

Oscar 2019

Nasce Uma Estrela

A grande surpresa do ano marca as estreias de Bradley Cooper como diretor e da cantora Lady Gaga como protagonista em longas.

Porque estará no Oscar: Ninguém esperava muita coisa desse filme, mas alegrou demais a crítica e tanto Gaga quanto Cooper tem chances fortes.

Prováveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Lady Gaga), Melhor Ator Coadjuvante (Sam Elliot), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Musica, Melhor Design de Som e Melhor Mixagem de Som.

Oscar 2019

O Primeiro Homem

Novo filme do badalado Damien Chazelle (La La Land)¸ que conta a história de um dos momentos mais importantes da história: quando Neil Armstrong (Ryan Gosling) chegou à lua.

Porque vai estar no Oscar: A sinopse deixa claro o porquê. Além do nacionalismo envolvido – que o filme não explora, felizmente -, o jovem Chazelle é considerado a grande promessa do cinema norte-americano.

Prováveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Claire Foy), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Design de Som e Melhor Mixagem de Som.

Oscar 2019

Se a Rua Beale Falasse

O novo projeto de Barry Jenkins (Moonlight) é um adaptação do livro de James Baldwin, um dos grandes escritores negros americanos. A trama se passa no Harlem dos anos 70, mostrando como a vida de um jovem casal de negros é mudada de maneira radical após uma acusação.

Porque estará no Oscar: Jenkins surpreendeu ao ganhar o Oscar de melhor filme em 2017. Esse fator, combinado com o fato dele ter escolhido um livro aclamado, chamam a atenção da Academia, além da boa recepção que teve no Festival de Toronto.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante (Regina King), Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

Oscar 2019

As Viúvas

A união de dois queridos dos bastidores: o diretor Steve McQueen (Shame) e da roteirista e escritora Gillian Flynn (Garota Exemplar), resulta na adaptação de uma série de TV, que mostra um grupo de viúvas de ladrões de bancos que se unem para finalizar o trabalho de seus maridos

Porque estará no Oscar: O filme já foi considerado um dos grandes favoritos. Além da união de McQueen e Flynn, tem um elenco liderado pela excelente Viola Davis. Apesar do longa não ter impressionado muito nas suas primeiras exibições, é certo que terá indicações.

Prováveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Viola Davis), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Atriz Coadjuvante (Cynthia Erivo), Melhor Ator Coadjuvante (Daniel Kaluuya).

Oscar 2019

Querido Menino

Baseado em uma história real, o longa é estrelado por Steve Carell e Timothee Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) e retrata um relacionamento complicado entre pai e filho. 

Porque estará no Oscar: Apesar das recepções mornas, é um tema que interessa à Academia e as atuações foram muito elogiadas, principalmente a de Timothee Chalamet,  tornando o jovem ator um dos favoritos para coadjuvante.

Possíveis Indicações: Melhor Ator Coadjuvante (Timothee Chalamet), Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.

Oscar 2019

Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Outro filme que também foi baseado em uma história real. Narra a história de um rapaz, filho de uma família católica, que se descobre gay. Ao contar esse fato para a sua família, ele é mandado para uma espécie de terapia para virar hétero.

Porque estará no Oscar: Além da temática, a segunda empreitada de Joe Edgerton na direção teve uma aceitação razoável nos festivais e alguns elogios ás suas atuações, principalmente do jovem Lucas Hedges (Manchester Á Beira Mar).

Possíveis Indicações: Melhor Ator (Lucas Hedges), Melhor Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman).

Oscar 2019

Green Book – O Guia

Um Conduzindo Miss Daisy às avessas. Um racista (Viggo Mortensen), que trabalha como motorista de um pianista consagrado (Mahershala Ali), passa por mudanças por conta da convivência com seu patrão.

Porque estará no Oscar: Grande campeão do Festival de Toronto, a estreia de Peter Farrely (Quem Vai Ficar com Mary? e Débi e Lóide) no drama, tem sido muito elogiado. Principalmente pelo trabalho do elenco, deixando Mortensen e Ali como certezas entre os indicados. 

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator (Viggo Mortensen), Melhor Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora.

Oscar 2019

A Favorita

Novo filme do diretor grego Yorgos Lanthimos (A Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado) conta uma história de inveja envolvendo a Rainha Ana (Olivia Colman), a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) e a criada Abigail (Emma Stone).

Porque estará no Oscar: Lanthimos é um diretor que caiu nas graças da crítica e esse novo trabalho tem sido muito elogiado, ganhando o Prêmio Especial do Júri e de Melhor Atriz Para Olivia Colman no Festival de Veneza.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz (Olivia Colman), Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz e Emma Stone), Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora.

Oscar 2019

Pantera Negra

Sim, amigo leitor. É isso mesmo que você leu, o rei de Wakanda pode brigar nas principais categorias.

Porque estará no Oscar: Além do grande sucesso de bilheteria, boa parte do público abraçou o filme de Ryan Coogler. Esses fatores fez com que começasse uma campanha forte para o Oscar. Os fãs da Marvel adorariam ver um longa do MCU indicado na categoria Melhor Filme.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Design de Som.

Oscar 2019

Infiltrado na Klan

O novo longa de Spike Lee conta a história real de um policial negro que se infiltrou na Ku Klux Klan durante a década de 70.

Porque estará no Oscar: Além do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, esse é o filme mais elogiado de Lee em anos. Traz de volta o seu cinema engajado e criativo. 

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (John David Washington), Melhor Ator Coadjuvante (Adam Driver), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino e Melhor Montagem.

Oscar 2019

Vice

Cinebiografia de Dick Cheney (Christian Bale), vice-presidente de George W. Bush (Sam Rockwell).

Porque estará no Oscar: Vindo de comédias escrachadas como O Âncora, Adam McKay surpreendeu a todos quando tratou a crise financeira em A Grande Aposta, que lhe deu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e a indicação para Melhor Diretor. Repetindo a parceria com Christian Bale, o longa parece ter o mesmo humor cínico do longa anterior de McKay.

Possíveis Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator (Christian Bale), Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz Coadjuvante (Amy Adams), Melhor Montagem.

Antes de terminar algumas observações:

-Apesar de The Wife ter tido criticas medianas, é certa a indicação de Glenn Close para Melhor Atriz.

-A indicação do novo longa de Clint Eastwood, A Mula, ainda é incerta, já que o filme não está tendo uma grande campanha para as premiações, mas se for um sucesso de crítica, quem sabe…

– Mesmo que Willem Dafoe tenha ganho o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza, as chances de ser indicado por No Portal da Eternidade diminuem pelo longa estar fora dos padrões da Academia.

-Ethan Hawke pode ser indicado por First Reformed, de Paul Schrader, já que tem uma campanha solida pela sua indicação.

Bom, é isso. Vamos ver o que vem aí nessa temporada de premiações.

Já leu essas?
Aventuras do Formigueiro - FormigaCast
As aventuras de produzir conteúdo foram a pauta do FormigaCast!
Super Brinquedos - Kubrick - Spielberg
A história que encantou Kubrick na pauta do Formiga na Tela!
Cultura Pandemia FormigaCast
Cultura em tempos de pandemia na pauta do FormigaCast!
5 diretores que surpreenderam em sua estreia no Formiga na Tela!