O Filme Noir e Breaking Bad
Manja aquela frase “Não consigo ver filme em preto-e-branco”? Baseado nisso, o criador do canal Now You See It resolveu fazer um vídeo fazer um vídeo sobre o assunto, explicando em quanto minutos como o P&B pode comunicar tanto e ser tão interessante quanto as cores, senão mais. O melhor exemplo disso, é claro, só poderia ser o Filme Noir. Complementando, ele mostra como a fotografia espetacular de Breaking Bad usou essa mesma linguagem.
(Leia também uma comparação entre o cinema dos Irmãos Coen e Breaking Bad)
Entre várias boas sacadas, ele aponta um caso em um segmento no Saturday Night Live, parodiando Casablanca, fazendo um uso pouco interessante do preto-e-branco por conta de contrastes baixos. O resultado é realmente uma imagem chapada e entediante. A tira de Calvin e Haroldo também foi utilizada como exemplo de linguagem quando o estilo noir foi referenciado, mostrando um uso bem mais esperto e atraente desta atmosfera.
Usando clips de grandes filmes do gênero, como Dívida de Sangue, A Marca da Maldade (tema de um Formiga na Tela) e Relíquia Macabra, o argumento é que o P&B traz uma simplicidade que permite observar mais detalhes importantes em um plano. A comparação com Breaking Bad também diz uma coisa bem interessante: mesmo o público avesso ao preto-e-branco pode apreciar a estética que diz desprezar, ainda que sem perceber.
O vídeo tem legendas em várias línguas, mas não em português, infelizmente. Se inglês, espanhol ou francês ajuda, só acionar no ícone da engrenagem, na parte inferior direita do player.
Assista!