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O cinema de Hong Kong: Tiro, porrada, bomba e amor!

Mostra celebra a pluralidade do Cinema de Hong Kong

Ninguém nasce cinéfilo. Há quem afirme que já chegou neste mundo cercado pela Sétima Arte, seja pelos pais frequentadores assíduos da sala escura ou mesmo trabalhadores do cinema (e olha que essa gente trabalha e muito!). A verdade é que não se aprende a gostar de cinema com Bergman ou Truffaut. Nossos olhares pueris quase sempre são atraídos por cenas mais coloridas, bagunçadas e barulhentas. Ao chegarmos para desfrutar o sabor de uma Nouvelle Vague ou um Expressionismo Alemão, primeiro precisamos de um petisco bem temperado e que não exige um paladar muito requintado. Mas nem por isso, é menos delicioso. O Cinema de Hong Kong pode muito bem ser um deles.

A mostra Cidade Em Chamas: O Cinema de Hong Kong, que chega em São Paulo em 20/06 no CCBB SP, nos faz pensar não sobre a data de nascimento da cinefilia de quem era adolescente nos anos 1990, mas o local que fez movimentar nossos sonhos em meio ao turbilhão de hormônios que colocam nossa vida num alvoroço daqueles. Entre as pérolas previstas para serem exibidas (e são mais de 20 filmes), está Pedicab Driver, de Sammo Hung.

Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong

Sammo Hung em Pedicab Driver (1989)

Lançado em 1989, a trama mistura romance e artes marciais com toques de comédia juvenil. Parece fadado ao fracasso? Talvez para cabeças fechadas, já que o filme é diversão garantida e tem ótimas cenas de lutas. A geração que nasceu com a cara enfiada em uma tela repleta de efeitos visuais digitais pode achar mais graça que deslumbre, mas um olhar mais atento percebe porque Hong Kong foi, de meados dos anos 50 até o final da década de 90, o centro da produção cinematográfica asiática.

Ainda apostando na mistura de porrada e risada, dois filmes merecem atenção especial: O Grande Mestre Beberrão, que marcou o ano de 1966 e a carreira do diretor King Hu. Alguns anos antes de influenciar Ang Lee a criar O Tigre e o Dragão com A Tocha de Zen, Hu levou para as telas uma protagonista feminina incrível, que não apenas colocou as mulheres no centro do cinema de artes marciais como alavancou a carreira da atriz Cheng Pei-pei, sem dúvida a espadachim mais lembrada do elenco da lendária produtora Shaw Brothers.

Ah, e tem Jackie Chan, é claro! Jovenzinho e antes de se render mais ao riso que aos golpes em dois exemplares que tiveram vida longa em VHS e também nas exibições vespertinas da TV aberta: Projeto China e Police Story. Interessante compará-los com o O Estrangeiro, onde o já sexagenário ator investe em uma papel mais sombrio. Ambos são nostálgicos para quem estava descobrindo o mundo por meio dos filmes e divertido como poucos para quem está iniciando o caminho do cinema oriental, sem seguir as estradas mais seguras do cinema japonês clássico ou dos dramas familiares iranianos.

John Woo, presente!

E como falar de Hong Kong e não citar John Woo, uma das grandes influências de Quentin Tarantino*? Dois filmes emblemáticos em sua carreira foram escolhidos para integrar a programação da mostra e, sem dúvida, devem ser os mais conhecidos do público. Alvo Duplo, lançado em 1986, não apenas marca o início da produtiva parceria de Woo com o ator Chow Yun-Fat, como apresenta ao público do Ocidente o estilo do diretor. Isto significa cenas de ação muito bem fotografadas e um apreço pelo insólito nos roteiros. Telas bem distantes do país de origem da produção perceberam que não estavam diante de um exemplar comum do cinema policial oriental.

*(Aproveite e confira este artigo sobre os roteiros do cineasta)

Alvo Duplo inspira os amantes de tiroteios, mas também coloca um olhar atento na construção psicológica dos personagens, chegando a ter momentos que lembram o melodrama clássico. Douglas Sirk de Hong Kong? Não é para tanto, mas Woo mostra que não é apenas um homem de tiro certeiro na cenas de duelos. Também é capaz de acertar nossas almas de olhos fechados.

Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong

Chow Yun-Fat, um dos ícones do cinema de Hong Kong, mantendo a pose em Fervura Máxima (1992)

E temos Fervura Máxima, título de quinta categoria que o filme ganhou no Brasil, mas que não diminui seu poder. Como esquecer a beleza cênica do tiroteio de abertura, ambientado em uma casa de chá? Chow Yun-Fat descendo uma escada pelo corrimão, sem deixar de apertar dois gatilhos, é um símbolo dos anos 90, em especial para quem tinha na TV aberta uma alternativa de diversão.

Exibido dezenas de vezes, Fervura Máxima logo tornou-se um clássico não apenas do cinema de ação, mas da carreira de John Woo que, infelizmente, desde que trocou Hong Kong por Hollywood não conseguiu manter o ritmo no quesito qualidade. Seu último filme, Manhunt, até consegue reavivar os tempos áureos do cineasta, mas não se sustenta por culpa de um roteiro repleto de clichês e que perde muito tempo dando explicações quando deveria estar atento à troca de munição de suas armas.

O soco e o afago

Apesar da pancadaria imperar na mostra Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong, nem só de tapas e tiros se vive. Há espaço para obras de uma beleza única como Amor Eterno, de Han-Hsiang Li, que marcou a década de 60 ao se inspirar no teatro tradicional sem deixar de lado a modernidade, e o incrível O Arco, primeiro filme dirigido por uma mulher do país, a cineasta Cecile Tang e que traz elementos que dialogam com as novas ondas cinematográficas europeias sem deixar de ter uma personalidade própria. A opressão sofrida pelas mulheres na China nunca foi retratada de forma tão intensa. Johnnie To marca presença com um filme pouco conhecido de sua carreira, Amar Você, realizado em 1995, bem antes dele entrar em sua fase mais criativa, mas que já dá sinais de seu talento para a criação de personagens durões, mas que acabam entrando em conflito existencial após viverem uma tragédia.

Muitos filmes, muitas histórias e muitas lembranças. Uma mostra do cinema de Hong Kong sem dúvida irá atrair curiosos ou aqueles tipos que adoram um cinema “diferente”. Mas para mim e muitos da minha geração, será a chance de ver na tela grande cenas que fomos à exaustão do olhar no formato VHS ou mesmo nas reprises de TV. É tempo de lembrar a primeira faísca que provocou o incêndio que chamamos de cinefilia. Aquele primeiro soco, que pode até ter doído, mas nunca foi esquecido.

Após o vídeo abaixo, confira a programação completa da mostra e atividades extras!

O Cinema de Hong-Kong – Imagens de Divulgação from Firula on Vimeo.

 

A programação inclui alguns filmes com entrada franca (as senhas serão distribuídas a partir de 1 hora antes do início da sessão), entre eles Projeto China (1983), de Jackie Chan, que terá uma sessão inclusiva com audiodescrição e tradução para a linguagem de LIBRAS.

Atividades Extras

Para o público se aprofundar nesta fascinante filmografia, a mostra promoverá duas atividades extras, com entrada franca, e lançará um catálogo que poderá ser trocado por cinco ingressos de filmes assistidos durante o evento. No dia 5 de julho (quinta), às 19h, será realizado um debate, com tradução para linguagem de LIBRAS, com o curador da mostra Filipe Furtado, o crítico de cinema Ruy Gardnier, e mediação do produtor da mostra Júlio Bezerra. E, nos dias 25, 28 e 29 de junho, das 14h às 15h30, será oferecido curso “O cinema de Hong Kong”, com Filipe Furtado. As inscrições para o curso devem ser feitas através do e-mail [email protected]

Programação – CCBB São Paulo – 20 de junho a 16 de julho

Semana 01

Quarta, 20 de junho

17h – “Ho, O Sujo“. “Dirty Ho / Lan to he”. De Lau Kar Leung (Hong Kong,1979). Com Wong Yue, Gordon Liu, Lo Lieh. 97 min. 14 anos.
O principe Wang (Liu) se mantém incógnito como um reles mercador. Ele se torna amigo do ladrão vagabundo Ho (Wong) e o transforma no seu guarda costas. Quando o príncipe se torna alvo de assassinos, Ho precisa se transformar num guarda costas de verdade. Um dos mais suntuosos filmes de artes marciais feitos com excepcional coreografia do mestre Lau Kar Leung.

19h – Sessão gratuita – “Pedicab Driver“. “Qun long xi feng”. De Sammo Hung (Hong Kong,1989). Com Sammo Hung, Benny Mok, Hoi Mang. 95 min. 14 anos
Dois motoristas de bicicleta-taxi se apaixonam por duas garotas que trabalham para chefes cruéis e abusivos. Eles tentam arranjar uma maneira de conquistar as garotas e livrá-las dos chefes. As duas principais sequências de luta são o ponto alto da carreira de coreógrafo de Sammo Hung.

Quinta, 21 de junho

17h – “Golden Swallow“. “Jin Yan Zi”.DeChang Cheh (Hong Kong,1968). Com Cheng Pei-Pei, Lo Lieh, Jimmy Yang Yu. 89 min. 14 anos.
Nesta continuação de O Grande Mestre Beberrão, a jovem Golden Swallow (Cheng Pei-Pei) aposentou-se das aventuras e vive em paz com a companhia de um “amigo” (Lo Lieh) até que uma série de crimes a obriga a ter que limpar seu nome. Ela encontra com um antigo amante (Jimmy Yang Yu) e um complicado triângulo se desenvolve.

19h15 – “Alvo Duplo“. “A Better Tomorrow/Ying hung boon sik”. DeJohn Woo (Hong Kong,1986). Com Ti Lung, Chow Yun-Fat, Leslie Cheung. 95 min. 14 anos.
Uma história de irmãos e “irmãos de sangue”. Ho (Ti Lung) é um gangster, Kit (Leslie Cheung), um policial. Ho vai para cadeia após armarem contra ele e Mark (Chow Yun-Fat) vinga o amigo. Agora, Ho está fora da cadeia e tenta seguir o caminho honesto, mas Kit e a sociedade não confiam nele. As armações de um gangster ardiloso acabam aproximando Ho, Kit e Mark e os obrigando a testar os seus valores. O filme que revelou John Woo como o grande mestre da ação.

Sexta, 22 de junho

17h – “Não Brinque Com Fogo“. “Dangerous Encounters – First Kind/Di ye lei xing wei xian“.DeTsui Hark (Hong Kong,1980). Com Albert Au, Tin Sang Lung, Paul Che. 95 min. 14 anos.
Três jovens amigos vivem aprontando pequenos atos, como colocar uma bomba numa sala de cinema. Na vida deles entra uma garota solitária dada a jogos ainda mais perigosos. Do encontro deles e uma mala com notas promissórias japonesas surgirá uma escalada de violência. Esta obra-prima anarquista de Tsui Hark sobre juventude perdida de Hong Kong foi censurada e remontada à época do seu lançamento dado o seu conteúdo confrontador.

19h15 – “Nômade”. “Nomad/Lie huo qing chun”.DePatrick Tam (Hong Kong,1982). Com Leslie Cheung, Cecilia Yip, Pat Ha. 96 min. 14 anos.
Jovens perdidos se cruzam na noite de Hong Kong. A insatisfação dá lugar a uma possível utopia, mas a violência está ao lado. Um dos pontos altos do Cinema Novo de Hong Kong e grande influência sobre Wong Kar-Wai e seu desespero romântico.

Sábado, 23 de junho

16h – Sessão gratuita – “Projeto China“. “Project A/’A’ gai waak“. DeJackie Chan (Hong Kong,1983). Com Jackie Chan, Sammo Hung, Yuen Biao. 105 min. 14 anos.
No final do século XIX, a colônia britânica de Hong Kong está às voltas com uma horda de piratas. Oficiais corruptos seguem frustrando a guarda costeira local, mas Dragon Ma (Jackie Chan) não descansará até trazer paz às águas locais

19h – “Police Story“. “Ging chat goo si“. DeJackie Chan (Hong Kong,1985). Com Jackie Chan, Maggie Cheung, Brigitte Lin. 101 min. 14 anos.
Jackie é um policial honesto que precisa proteger uma testemunha de um importante caso contra um gangster. As coisas se complicam quando ele é acusado de matar um policial corrupto e tem que limpar seu nome. Exemplo maior do misto de humor e ação que fez o nome de Jackie Chan.

Domingo, 24 de junho 

16h – “Rouge“. “Yan zhi kou”. De Stanley Kwan (Hong Kong,1987). Com Anita Mui, Leslie Cheung, Alex Man.96 min. 14 anos.
Fleur é a estrela de um bordel chinês dos anos 30. Ela e Chan, um herdeiro de um império de farmácias, se apaixonam, mas as pressões familiares impedem o casamento. Eles optam então por um pacto suicida. 50 anos depois o fantasma de Fleur chega a um jornal querendo colocar um classificado à procura de Chan, que nunca chegou ao além. Um jornalista e sua namorada se fascinam pela história.

18h00 – Sessão gratuita – “Companheiros, quase uma história de amor“. “Comrades, Almost a Love Story/ Tian mi mi”. DePeter Chan (Hong Kong,1996). Com Maggie Cheung, Leon Lai, Eric Tsang. 118 min. 14 anos.
Jun (Leon Lai) é um jovem interiorano da China continental que chega a Hong Kong, em 1986, em busca de melhores perspectivas para se casar com a namorada de longa data. Ele conhece Quiao (Maggie Cheung), uma jovem chinesa já habituada à correria e às ambições que marcam a vida cosmopolita de Hong Kong. Ela será sua guia, amiga, amante, e, ao longo de dez anos, suas vidas vão se entrelaçar múltiplas vezes, enquanto a colônia se aproxima da sua devolução à China.

Semana 02

Segunda, 25 de junho

14h30 – Curso

17h – “Os Detetives“. “The Private Eyes / Ban jin ba liang”. DeMichael Hui(Hong Kong,1976). Com Michael Hui, Sam Hui, Ricky Hui. 94 min. 14 anos.
Michael Hui, o maior comediante chinês das décadas de 70/80, se une aos seus dois irmãos, o galã Sam e o atrapalhado Ricky. Michael é o turrão dono de uma agência de detetives pronto a explorar Sam e Ricky. Juntos eles investigam os mais diferentes casos, geralmente envolvendo um adultério, incluindo um assalto a um cinema.

19h15 – “O Deus da Cozinha“. “God of CookerySik San“. DeStephen Chow e Lik-Chi Lee (Hong Kong,1996). Com Stephen Chow, Karen Mok, Man-Tat Ng. 95 min. 14 anos.
O Deus da cozinha (Stephen Chow) era o maior chef do mundo, mas sua arrogância e ganância fizeram com que ele esquecesse a arte de cozinhar e se tornasse apenas uma marca. Desmascarado por um chef rival, cabe ao Deus da cozinha voltar às ruas, reencontrar seu dom e recuperar seu título num duelo culinário contra seu rival.

Quarta, 27 de junho

17h –”Made in Hong Kong“. Heung Gong jai lo”. DeFruit Chan(Hong Kong,1997). Com Sam Lee, NeikyYim, Wenders Li.108 min. 14 anos.
Um jovem membro da máfia de Hong Kong (Lee) passa seus dias em busca de alguma perspectiva em companhia de um parceiro de crimes (Li) e uma garota com doença terminal (Yim). Sua existência é assombrada pelo diário de uma colegial suicida. Uma das primeiras produções genuinamente independentes de Hong Kong é um retrato duro da juventude local no momento do retorno à China.

19h15 –”O Arco“. “The Arch / Dong fu ren“. DeCecile Tang (Hong Kong,1969). Com Lisa Lu, Roy Chiao, Hilda Chow Hsuan. 94 min. 14 anos.
Madame Wu (Lu), uma viúva de meia idade prestes a ser honrada pelo imperador por sua castidade, se apaixona por um jovem militar (Chiao) que passa uma temporada em sua residência. Sua situação piora quando o militar passa a flertar com sua filha (Chow). 

Quinta, 28 de junho

14h30 – Curso

17h – “Amar Você“. “Loving You / Mou mei san taam”. DeJohnnieTo (Hong Kong,1995). Com Lau Ching-Wan, Carman Lee, TsungHua-To. 84 min. 14 anos.
Liu (Lau Ching-wan) é um policial durão, desagradável e mulherengo. Sua esposa começou um caso e está grávida do amante. Quando Liu leva um tiro na cabeça numa emboscada e perde o controle de parte dos seus sentidos, sua esposa passa a tomar conta dele. Agora, Liu precisa reavaliar a vida, capturar o criminoso e, o mais importante, salvar seu casamento.

19h –”Fervura Máxima“. “Hard Boiled/Lat sau san taam“. DeJohn Woo (Hong Kong,1992). Com Chow Yun-Fat, Tony Leung Chi Wai, Teresa Mo. 128 min. 14 anos.
O policial durão Tequila (ChowYun-Fat) precisa se aliar a um policial infiltrado (Tony Leung) para deter uma gangue violenta e imprevisível. Esta trama simples serve de pano de fundo para algumas das mais espetaculares sequências de ação já filmadas.

Sexta, 29 de junho

14h30 – Curso

17h – Sessão gratuita – “Pedicab Driver“. “Qun long xi feng”. De Sammo Hung (Hong Kong,1989). Com Sammo Hung, Benny Mok, Hoi Mang. 95 min. 14 anos
Dois motoristas de bicicleta-taxi se apaixonam por duas garotas que trabalham para chefes cruéis e abusivos. Eles tentam arranjar uma maneira de conquistar as garotas e livrá-las dos chefes. As duas principais sequências de luta são o ponto alto da carreira de coreógrafo de Sammo Hung.

19h15 –Sessão gratuita – “Os Condores do Oriente“. “Eastern Condors/Dung fong tuk Ying“.DeSammo Hung (Hong Kong,1987). Com Sammo Hung, Yuen Biao, Haing S. Ngor. 93 min. 14 anos.
Um grupo de prisioneiros asiáticos nos EUA recebe uma chance de perdão se forem ao Vietnã destruir uma base de mísseis secreta que os americanos deixaram para trás no fim da guerra. Lá se unem a um grupo de guerrilheiras e um artista marcial, mas há um traidor entre eles e é preciso chegar à base antes dos vietnamitas. Guerra, humor e ação nesta espécie de Os doze condenados (1967) de Hong Kong.

Sábado, 30 de junho 

17h – “O Grande Mestre Beberrão“. “Come Drink With Me/Da Zui Xia“. DeKing Hu (Hong Kong,1966). Com Cheng Pei-Pei, HuaYueh, Chih-Ching Yang. 91 min. 14 anos.
Criminosos sequestram o filho de um governador de província e exigem trocá-lo pela liberação do seu líder. A jovem Golden Swallow é enviada para resgatá-lo e acaba recrutando um vagabundo que se revela um mestre espadachim. Este é o primeiro grande filme de espadachim produzido pela Shaw Brothers.

19h –”Confissões Íntimas de Uma Cortesã Chinesa“. “Intimate Confessions of a Chinese Courtesan/Ai Nu”.DeKing Hu (Hong Kong,1972). Com Lily Ho, Betty Pei Ti, Hua Yueh. 97 min. 14 anos.
Ai Nu é uma jovem pobre sequestrada e vendida ao Bordel das Quatro Estações. Lá a cafetina Chun Yi fará de tudo para quebrar seu espírito. Quando Ai Nu percebe que a cafetina está apaixonada por ela, iniciará um elaborado plano de vingança contra todos os que dela tiraram vantagem. Muito polêmico à época do seu lançamento dado o misto de erotismo e violência.

Domingo, 01 de julho

16h – “O Arco“. “The Arch / Dong fu ren“. DeCecile Tang (Hong Kong,1969). Com Lisa Lu, Roy Chiao, Hilda Chow Hsuan. 94 min. 14 anos.
Madame Wu (Lu), uma viúva de meia idade prestes a ser honrada pelo imperador por sua castidade, se apaixona por um jovem militar (Chiao) que passa uma temporada em sua residência. Sua situação piora quando o militar passa a flertar com sua filha (Chow).

18h –”O Amor Eterno“. “The Love Eterne / Liang Shan Bo yu Zhu Ying Tai”.DeHan Hsiang Li (Hong Kong,1963). Com Betty LohTi, Ivy Ling Po, Yanyan Chen. 122 min. 14 anos.
Uma jovem entra para uma universidade disfarçada de homem já que as tradições da China do Século IV proíbem o ensino superior feminino. Lá ela se torna “irmão de sangue” de um colega e aos poucos a paixão desperta entre os dois. Esta opereta é a mais popular versão da folclórica história dos “Amantes da borboleta” já filmada várias vezes. Como manda a tradição da ópera Huangmei ambos os papéis centrais são interpretados por mulheres.

Semana 03

Segunda, 02 de julho

17h – “Police Story“. “Ging chat goo si“. DeJackie Chan (Hong Kong,1985). Com Jackie Chan, Maggie Cheung, Brigitte Lin. 101 min. 14 anos.
Jackie é um policial honesto que precisa proteger uma testemunha de um importante caso contra um gangster. As coisas se complicam quando ele é acusado de matar um policial corrupto e tem que limpar seu nome. Exemplo maior do misto de humor e ação que fez o nome de Jackie Chan.

19h15 – “Os Detetives“. “The Private Eyes / Ban jin ba liang”. DeMichael Hui(Hong Kong,1976). Com Michael Hui, Sam Hui, Ricky Hui. 94 min. 14 anos.
Michael Hui, o maior comediante chinês das décadas de 70/80, se une aos seus dois irmãos, o galã Sam e o atrapalhado Ricky. Michael é o turrão dono de uma agência de detetives pronto a explorar Sam e Ricky. Juntos eles investigam os mais diferentes casos, geralmente envolvendo um adultério, incluindo um assalto a um cinema.

Quarta, 04 de julho 

17h – Sessão gratuita – “Projeto China“. “Project A/’A’ gai waak“. DeJackie Chan (Hong Kong,1983). Com Jackie Chan, Sammo Hung, Yuen Biao. 105 min. 14 anos.
No final do século XIX, a colônia britânica de Hong Kong está às voltas com uma horda de piratas. Oficiais corruptos seguem frustrando a guarda costeira local, mas Dragon Ma (Jackie Chan) não descansará até trazer paz às águas locais.

19h – “Irmãos de Sangue“. “Blood Brothers/Ci Ma”. DeChang Cheh (Hong Kong,1973). Com David Chiang, Ti Lung, Chen Kuan-Tai. 118 min. 14 anos.
Chang (Chiang), Huang (Chen) são dois pequenos bandidos que formam uma forte amizade com o soldado Ma (Lung) e montam um exército poderoso para tomar a província, levando Ma ao poder. Os irmãos de sangue, contudo, serão testados quando a cobiça e a luxuria fazem com que Ma volte os olhos para a bela esposa de Huang.

Quinta, 05 de julho

17h – “Sonhos da Ópera de Pequim“. “Peking Opera Blues/Do ma daan”. DeTsui Hark (Hong Kong,1986). Com Brigitte Lin, Sally Yeh, Cherie Chung. 104 min. 14 anos.
1913. China à beira da guerra civil com um governo corrupto e múltiplas facções buscando o poder. Um grupo de revolucionários tenta estabelecer uma república democrática. Entre os bastidores da Ópera de Pequim e os palácios do poder, três mulheres, uma golpista (Cherie Chung), uma aspirante à atriz (Sally Yeh) e a filha de um militar corrupto (Brigitte Lin) seguem cruzando os caminhos de um soldado desertor e um jovem revolucionário.

19h – Debate com Luiz Carlos Oliveira Jr., Francis Vogner dos Reis e Filipe Furtado – com tradução em LIBRAS.

Sexta, 06 de julho

17h – “Amar Você“. “Loving You / Mou mei san taam”. DeJohnnieTo (Hong Kong,1995). Com Lau Ching-Wan, Carman Lee, TsungHua-To. 84 min. 14 anos.
Liu (Lau Ching-wan) é um policial durão, desagradável e mulherengo. Sua esposa começou um caso e está grávida do amante. Quando Liu leva um tiro na cabeça numa emboscada e perde o controle de parte dos seus sentidos, sua esposa passa a tomar conta dele. Agora, Liu precisa reavaliar a vida, capturar o criminoso e, o mais importante, salvar seu casamento.

19h15 – “Made in Hong Kong“. Heung Gong jai lo”. DeFruit Chan(Hong Kong,1997). Com Sam Lee, NeikyYim, Wenders Li.108 min. 14 anos.
Um jovem membro da máfia de Hong Kong (Lee) passa seus dias em busca de alguma perspectiva em companhia de um parceiro de crimes (Li) e uma garota com doença terminal (Yim). Sua existência é assombrada pelo diário de uma colegial suicida. Uma das primeiras produções genuinamente independentes de Hong Kong é um retrato duro da juventude local no momento do retorno à China.

Sábado, 07 de julho

17h15 – “Nômade”. “Nomad/Lie huo qing chun”. DePatrick Tam (Hong Kong,1982). Com Leslie Cheung, Cecilia Yip, Pat Ha. 96 min. 14 anos.
Jovens perdidos se cruzam na noite de Hong Kong. A insatisfação dá lugar a uma possível utopia, mas a violência está ao lado. Um dos pontos altos do Cinema Novo de Hong Kong e grande influência sobre Wong Kar-Wai e seu desespero romântico.

19h – “Os Refugiados do Barco“. “Boat People/Tau ban no hoi”. DeAnn Hui(Hong Kong,1982). Com George Lam, Season Ma, Chang Tung-Sheng. 109 min. 14 anos.
Entre o fim dos anos 70 e os 80, Hong Kong se viu às voltas com um grande influxo de refugiados vietnamitas fugindo do regime comunista local, conhecidos simplesmente como “boat people”. A diretora Ann Hui fez uma série de filmes tentando aproximar a população local do drama deles. Os Refugiados do Barco é o mais famoso deles. Nele, um fotojornalista japonês (George Lam), numa turnê oficial do regime, acaba por acidente se deparando com as dificuldades da população para além das imagens oficiais

Domingo, 08 de julho

16h – “Alvo Duplo“. “A Better Tomorrow/Ying hung boon sik”. DeJohn Woo (Hong Kong,1986). Com Ti Lung, Chow Yun-Fat, Leslie Cheung. 95 min. 14 anos.
Uma história de irmãos e “irmãos de sangue”. Ho (Ti Lung) é um gangster, Kit (Leslie Cheung), um policial. Ho vai para cadeia após armarem contra ele e Mark (Chow Yun-Fat) vinga o amigo. Agora, Ho está fora da cadeia e tenta seguir o caminho honesto, mas Kit e a sociedade não confiam nele. As armações de um gangster ardiloso acabam aproximando Ho, Kit e Mark e os obrigando a testar os seus valores. O filme que revelou John Woo como o grande mestre da ação.

18h – “Fervura Máxima“. “Hard Boiled/Lat sau san taam“. DeJohn Woo (Hong Kong,1992). Com Chow Yun-Fat, Tony Leung Chi Wai, Teresa Mo. 128 min. 14 anos.
O policial durão Tequila (ChowYun-Fat) precisa se aliar a um policial infiltrado (Tony Leung) para deter uma gangue violenta e imprevisível. Esta trama simples serve de pano de fundo para algumas das mais espetaculares sequências de ação já filmadas.

Semana 04

Segunda, 09 de julho

17h – Sessão gratuita – “Companheiros, Quase uma História de Amor“. “Comrades, Almost a Love Story/ Tian mi mi”. DePeter Chan (Hong Kong,1996). Com Maggie Cheung, Leon Lai, Eric Tsang. 118 min. 14 anos.
Jun (Leon Lai) é um jovem interiorano da China continental que chega a Hong Kong, em 1986, em busca de melhores perspectivas para se casar com a namorada de longa data. Ele conhece Quiao (Maggie Cheung), uma jovem chinesa já habituada à correria e às ambições que marcam a vida cosmopolita de Hong Kong. Ela será sua guia, amiga, amante, e, ao longo de dez anos, suas vidas vão se entrelaçar múltiplas vezes, enquanto a colônia se aproxima da sua devolução à China.

19h15 – “Confissões Íntimas de Uma Cortesã Chinesa“. “Intimate Confessions of a Chinese Courtesan/Ai Nu”. DeKing Hu (Hong Kong,1972). Com Lily Ho, Betty Pei Ti, Hua Yueh. 97 min. 14 anos.
Ai Nu é uma jovem pobre sequestrada e vendida ao Bordel das Quatro Estações. Lá a cafetina Chun Yi fará de tudo para quebrar seu espírito. Quando Ai Nu percebe que a cafetina está apaixonada por ela, iniciará um elaborado plano de vingança contra todos os que dela tiraram vantagem. Muito polêmico à época do seu lançamento dado o misto de erotismo e violência.

Quarta, 11 de julho

17h – Sessão gratuita – “Projeto China“. “Project A/’A’ gai waak“. DeJackie Chan (Hong Kong,1983). 105 min. 14 anos. Sessão Inclusiva – audiodescrição + legendagem + LIBRAS.

19h15 – “Ho, o Sujo“. “Dirty Ho / Lan to he”. De Lau Kar Leung (Hong Kong,1979). Com Wong Yue, Gordon Liu, Lo Lieh. 97 min. 14 anos.
O príncipe Wang (Liu) se mantém incógnito como um reles mercador. Ele se torna amigo do ladrão vagabundo Ho (Wong) e o transforma no seu guarda costas. Quando o príncipe se torna alvo de assassinos, Ho precisa se transformar num guarda costas de verdade. Um dos mais suntuosos filmes de artes marciais feitos com excepcional coreografia do mestre Lau Kar Leung.

Quinta, 12 de julho

17h – “O Deus da Dozinha“. “God of CookerySik San“. DeStephen Chow e Lik-Chi Lee (Hong Kong,1996). Com Stephen Chow, Karen Mok, Man-Tat Ng. 95 min. 14 anos.
O Deus da cozinha (Stephen Chow) era o maior chef do mundo, mas sua arrogância e ganância fizeram com que ele esquecesse a arte de cozinhar e se tornasse apenas uma marca. Desmascarado por um chef rival, cabe ao Deus da cozinha voltar às ruas, reencontrar seu dom e recuperar seu título num duelo culinário contra seu rival.

19h – “Os Refugiados do Barco“.”Boat People/Tau ban no hoi”. DeAnn Hui(Hong Kong,1982). Com George Lam, Season Ma, Chang Tung-Sheng. 109 min. 14 anos.
Entre o fim dos anos 70 e os 80, Hong Kong se viu às voltas com um grande influxo de refugiados vietnamitas fugindo do regime comunista local, conhecidos simplesmente como “boat people”. A diretora Ann Hui fez uma série de filmes tentando aproximar a população local do drama deles. Os Refugiados do Barco é o mais famoso deles. Nele, um fotojornalista japonês (George Lam), numa turnê oficial do regime, acaba por acidente se deparando com as dificuldades da população para além das imagens oficiais.

Sexta, 13 de julho 

17h – Sessão gratuita – “Os Condores do Oriente“. “Eastern Condors/Dung fong tuk Ying“.DeSammo Hung (Hong Kong,1987). Com Sammo Hung, Yuen Biao, Haing S. Ngor. 93 min. 14 anos.
Um grupo de prisioneiros asiáticos nos EUA recebe uma chance de perdão se forem ao Vietnã destruir uma base de mísseis secreta que os americanos deixaram para trás no fim da guerra. Lá se unem a um grupo de guerrilheiras e um artista marcial, mas há um traidor entre eles e é preciso chegar à base antes dos vietnamitas. Guerra, humor e ação nesta espécie de Os doze condenados (1967) de Hong Kong.
19h15 – “O Grande Mestre Beberrão“. “Come Drink With Me/Da Zui Xia“. DeKing Hu (Hong Kong,1966). Com Cheng Pei-Pei, HuaYueh, Chih-Ching Yang. 91 min. 14 anos.
Criminosos sequestram o filho de um governador de província e exigem trocá-lo pela liberação do seu líder. A jovem Golden Swallow é enviada para resgatá-lo e acaba recrutando um vagabundo que se revela um mestre espadachim. Este é o primeiro grande filme de espadachim produzido pela Shaw Brothers

Sábado, 14 de julho 

17h – “Golden Swallow“. “Jin Yan Zi”.DeChang Cheh (Hong Kong,1968). Com Cheng Pei-Pei, Lo Lieh, Jimmy Yang Yu. 89 min. 14 anos.
Nesta continuação de O Grande Mestre Beberrão, a jovem Golden Swallow (Cheng Pei-Pei) aposentou-se das aventuras e vive em paz com a companhia de um “amigo” (Lo Lieh) até que uma série de crimes a obriga a ter que limpar seu nome. Ela encontra com um antigo amante (Jimmy Yang Yu) e um complicado triângulo se desenvolve.

19h – “Irmãos de Sangue“. “Blood Brothers/Ci Ma”. DeChang Cheh (Hong Kong,1973). Com David Chiang, Ti Lung, Chen Kuan-Tai. 118 min. 14 anos.
Chang (Chiang), Huang (Chen) são dois pequenos bandidos que formam uma forte amizade com o soldado Ma (Lung) e montam um exército poderoso para tomar a província, levando Ma ao poder. Os irmãos de sangue, contudo, serão testados quando a cobiça e a luxúria fazem com que Ma volte os olhos para a bela esposa de Huang.

Domingo, 15 de julho

16h – “Não Brinque com Fogo“. “Dangerous Encounters – First Kind/Di ye lei xing wei xian“.DeTsui Hark (Hong Kong,1980). Com Albert Au, Tin Sang Lung, Paul Che. 95 min. 14 anos.
Três jovens amigos vivem aprontando pequenos atos, como colocar uma bomba numa sala de cinema. Na vida deles entra uma garota solitária dada a jogos ainda mais perigosos. Do encontro deles e uma mala com notas promissórias japonesas surgirá uma escalada de violência. Esta obra-prima anarquista de Tsui Hark sobre juventude perdida de Hong Kong foi censurada e remontada à época do seu lançamento dado o seu conteúdo confrontador.

18h – “Sonhos da Ópera de Pequim“. “Peking Opera Blues/Do ma daan”. DeTsui Hark (Hong Kong,1986). Com Brigitte Lin, Sally Yeh, Cherie Chung. 104 min. 14 anos.
1913. China à beira da guerra civil com um governo corrupto e múltiplas facções buscando o poder. Um grupo de revolucionários tenta estabelecer uma república democrática. Entre os bastidores da Ópera de Pequim e os palácios do poder, três mulheres, uma golpista (Cherie Chung), uma aspirante à atriz (Sally Yeh) e a filha de um militar corrupto (Brigitte Lin) seguem cruzando os caminhos de um soldado desertor e um jovem revolucionário.

Segunda, 16 de julho

17h – “Rouge“. “Yan zhi kou”. De Stanley Kwan (Hong Kong,1987). Com Anita Mui, Leslie Cheung, Alex Man.96 min. 14 anos.
Fleur é a estrela de um bordel chinês dos anos 30. Ela e Chan, um herdeiro de um império de farmácias, se apaixonam, mas as pressões familiares impedem o casamento. Eles optam então por um pacto suicida. 50 anos depois o fantasma de Fleur chega a um jornal querendo colocar um classificado à procura de Chan, que nunca chegou ao além. Um jornalista e sua namorada se fascinam pela história.

19h – “O Amor Eterno“. “The Love Eterne / Liang Shan Bo yu Zhu Ying Tai”.DeHan Hsiang Li (Hong Kong,1963). Com Betty LohTi, Ivy Ling Po, Yanyan Chen. 122 min. 14 anos.
Uma jovem entra para uma universidade disfarçada de homem já que as tradições da China do Século IV proíbem o ensino superior feminino. Lá ela se torna “irmão de sangue” de um colega e aos poucos a paixão desperta entre os dois. Esta opereta é a mais popular versão da folclórica história dos “Amantes da borboleta” já filmada várias vezes. Como manda a tradição da ópera Huangmei ambos os papéis centrais são interpretados por mulheres.

Serviço:
Mostra “CIDADE EM CHAMAS: O CINEMA DE HONG KONG”
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Filipe Furtado
Produção: Julio Bezerra
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Data: de 20 de junho a 16 de julho
Todos os ingressos: R$ 10,00 e 5,00 (meia entrada)

Horários e classificação indicativa disponíveis no site:

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Quarta a segunda, das 9h às 21h
[email protected]  |  www.bb.com.br/cultura  |  www.twitter.com/ccbb_sp  |
www.facebook.com/ccbbsp | www.instagram.com/bancodobrasil

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência | Ar-condicionado | Cafeteria e Restaurante | Loja
Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Valor: R$ 15 pelo período de 5 horas.
É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.

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