Home > Cinema > Noite feliz e cinéfila – 5 filmes para curtir no Natal!

Noite feliz e cinéfila – 5 filmes para curtir no Natal!

Uma seleção com cinco filmes para a noite de natal ter muito cinema 

Tem quem espere o ano todo por esta data e quem pouco se importe. Mas mesmo que você não seja muito chegado nesse clima de família reunida, ceia, troca de presentes e gritaria infantil por conta do Papai Noel, sempre tem um jeito de tornar no Natal uma data especial. Um dos mais fáceis é com bons filmes! Por isso, para garantir o natal da turma cinéfila e leitora do Formiga Elétrica, selecionamos cinco filmes feitos sob medida para garantir a noite feliz.

Confira!

5 – Um Conto de Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol, 1992)

A turma de bonecos criados por Jim Henson buscou inspiração no clássico de Charles Dickens Um Conto de Natal para o seu quarto longa-metragem. Lançado em 1992 e dirigido pelo filho de Henson, Brian, o filme tem Michael Caine no papel do rabugento Ebenezer Scrooge e um roteiro bastante fiel ao conto, mas o que garante a diversão são as piadas e as canções ao estilo Muppets. Tudo bem que aquela técnica de usar o espírito natalino para falar da importância de ter amigos e ajudar o próximo não é nem um pouco original, mas Caco (que por conta da Disney agora se chama Kermit por essas bandas), Piggy, Fozzie e Gonzo garantem a atenção até dos corações mais gelados.

4 – De Ilusão Também Se Vive (Miracle on 34th Street, 1947)

Uma famosa loja de departamentos precisa urgentemente contratar um Papai Noel e garantir um natal completo para seus clientes. Quando o simpático Kris Kringle (Edmund Gwenn) se apresenta para a vaga, é contratado na hora. Porém,não é apenas na aparência de ele se parece com o bom velhinho e logo a informação de que ele afirma ser o verdadeiro Papai Noel se espalha. A fama de maluco parece não abalar Kringle, mesmo que sua chefe,Doris, interpretada por Maureen O’Hara, insista a submetê-lo à inúmeros exames para provar sua insanidade. Só que a filha de Doris (interpretada por uma menininha chamada Natalie Wood!) acredita piamente em Kringle e vai tentar de todas as formas provar para a mãe que ela está errada. Doce e romântico, o filme ganhou uma boa refilmagem nos anos 90, estrelada pela eterna Matilda Mara Wilson e por Richard Attenborough. 

3 – Rocky IV (Idem, 1985)

Quem diria que Sylvester Stallone iria roteirizar, dirigir e protagonizar um filme de natal! Sim, caros leitores, o quarto filme da saga do Garanhão Italiano é um dos mais interessantes sobre amizade e superação, já que Balboa vai treinar na gelada Sibéria para sentar o braço no russo Ivan Drago (Dolph Lundgren) e vingar a morte de seu amigo Apollo Creed (Carl Weathers). A tão esperada luta ocorre na noite de natal e é mais que simbólica, já que Rocky não apenas quer acabar com o cara de matou seu Apollo, mas também mostrar a força dos Estados Unidos em cima da Rússia. Americanos,né? Ah, e se aquele seu tio chato vier com piadas tolas durante a ceia, lembre que ano que vem estreia Creed II e o reencontro de Rocky e Drago, hoje dois senhores bons de briga.

Confira também o FormigaCast sobre a franquia Rocky e o ranking de seus filmes!

2 – Duro de Matar (Die Hard, 1988)

Um dos melhores filmes de ação já feitos (que já ganhou um Formiga na Tela) se passa na noite de natal e não podia ficar de fora dessa lista. O policial John McClane (Bruce Willis) só queria passar a data junto com a esposa, mas o que era para ser apenas uma festa da firma onde ela trabalha transforma o Nakatomi Plaza em palco de um ataque terrorista do alemão Hans Gruber (Alan Rickman) e seus parceiros. Ou seja, a árvore de natal, geralmente derrubada por gatos e crianças em famílias normais, vai cair por conta de tiros e pancadaria. O filme pode não ser tão focado em mensagens de afeto, mas proporcionou uma das noites mais felizes e movimentadas do cinema!

1 – A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946)

É difícil fugir do clássico de Frank Capra nesta época. Isso porque, entra ano, sai ano e a história de George Bailey (James Stewart) e seu bom coração abalado pela corrupção ainda emociona. Com efeitos especiais que podem parecer bobos para as novas gerações, o encontro de Bailey com o anjo que lhe mostra como seria a vida se ele não estivesse mais na cidadezinha de Bedford Falls ainda faz sentido e traz conforto para quem vivencia aquela tristeza de final de ano, ainda mais em tempos sombrios. Capra criou uma história universal que resiste mesmo com tantas produções  grandiosas e que investem em grandes cenas para pequenas histórias. Aqui, é a delicadeza que faz a vida de um homem comum se tornar grande.

Gostou das sugestões? Acha que faltou algum filme ou trocaria a ordem da nossa lista? Comenta aí!

Ah, e Feliz Natal! 🙂

 

Já leu essas?
Alta Ansiedade - Mel Brooks
Alta Ansiedade, de Mel Brooks, no Formiga na Tela!
Doutor Estranho - Full Moon
Doutor Estranho como você nunca viu no Formiga na Tela!
Django - Sergio Corbucci
Django, o original de Sergio Corbucci, no Formiga na Tela!
Filme bom, Final Ruim - FormigaCast
Filmes bons com final questionável na pauta do FormigaCast!