Home > Cinema > Artigos > SAM RAIMI, GUILLERMO DEL TORO E PETER JACKSON: O Cinema de Horror como berço de gênios! (PARTE 2)

SAM RAIMI, GUILLERMO DEL TORO E PETER JACKSON: O Cinema de Horror como berço de gênios! (PARTE 2)

Primeira parte AQUI!

Hora de pegarmos o avião e darmos um pulo no México, para falarmos do genial Guillermo Del Toro, o que acham?

Guillermo Del Toro

Guillermo Del Toro

Del Toro nasceu em 1964, em Guadalajara. Criado por sua avó Católica fervorosa, Del Toro começou a filmar ainda adolescente diversos curtas experimentais. Seu primeiro trabalho como diretor profissional foi no final da década de 80, na série de TV mexicana HORA MARCADA, onde dirigiu cinco episódios.

Estreia profissional em La Hora Marcada!

Estreia profissional em La Hora Marcada!

Em 1993, Del Toro dirigiu o Horror CRONOS, seu longa-metragem de estréia. O filme fez sucesso e ganhou diversos prêmios em festivais de cinema independente e cinema de Horror, além de marcar a parceria entre Del Toro e o ator Ron Perlman, que atuou em praticamente todos seus filmes.

Cronos (1993) inicia a amizade com o ator Ron Pearlman!

Cronos (1993) inicia a amizade com o ator Ron Pearlman!

Em 1997 Del Toro fez sua estréia em Hollywood com o eficiente suspense MUTAÇÃO (MIMIC), protagonizado pela bela Mira Sorvino. Em 2001, Del Toro voltou para suas origens latinas e dirigiu na Espanha o excelente thriller sobrenatural A ESPINHA DO DIABO (EL ESPINAZO DEL DIABLO).

mimic4752

Baratas gigantes em Mutação (1997)!

espinha_do_diabo

Voltando às origens com A Espinha do Diabo (2001)!

Em 2002, Del Toro fez sua primeira adaptação envolvendo um herói dos quadrinhos em BLADE II: O CAÇADOR DE VAMPIROS, filme que considero uma das melhores adaptações de um herói com origem em uma HQ. Em 2004 ele fez sua segunda adaptação cinematográfica de um herói dos quadrinhos com o seu HELLBOY, projeto pelo qual o diretor já declarou ter um amor especial, já que Hellboy é seu personagem de HQ preferido. Como protagonista, seu amigo Ron Perlman, que repetiu o papel na sequência HELLBOY II: O EXÉRCITO DOURADO, de 2008.

Dirigindo Wesley Snipes em Blade II (2002)!

Dirigindo Wesley Snipes em Blade II (2002)!

Hellboy (2004) é uma das melhores adaptações de HQ!

Hellboy (2004) é uma das melhores adaptações de HQ!

Entre as duas produções do herói dos quadrinhos, em 2006, Del Toro lançou a produção que até hoje é considerada sua obra-prima: O LABIRINTO DO FAUNO (EL LABERINTO DEL FAUNO/PAN’S LABYRINTH), filme vencedor de três Oscars que finalmente consolidou o nome do cineasta como um dos melhores diretores na ativa em Hollywood.

Consagração em 2006 com o Labirinto do Fauno!

Consagração em 2006 com o Labirinto do Fauno!

Desde então, Del Toro dirigiu apenas um filme, a aventura gigantesca CÍRCULO DE FOGO (PACIFIC RIM), lançada no ano passado e que foi um tremendo sucesso de bilheteria. Nestes cinco anos desde o lançamento de HELLBOY II e o lançamento de CÍRCULO DE FOGO, Del Toro escreveu em parceria com o escritor Chuck Hogan a trilogia de livros NOTURNO, que virou série de TV este ano, a excelente THE STRAIN, produzida pelo próprio Del Toro, que também escreveu o roteiro e dirigiu os primeiros episódios da série.

Pura diversão nerd em Cìrculo de Fogo (2013)!

Pura diversão nerd em Cìrculo de Fogo (2013)!

Atacando em duas mídias com The Strain!

Atacando em duas mídias com The Strain!

Nos últimos anos, Del Toro também se dedicou ao roteiro da trilogia O HOBBIT, projetos que ele próprio estava cotado para dirigir, mas que preferiu passar a responsabilidade para o nosso próximo diretor escolhido: O neo-zeolandês Peter Jackson

 

Final AQUI!

 

Já leu essas?
Frankenstein - Christopher Lee
A Maldição de Frankenstein e o início da Hammer no Formiga na Tela!
Goke: O Vampiro do Espaço - Tarantino
Goke: O Vampiro do Espaço no Formiga na Tela!
Dracula - Christopher Lee
O Drácula de Christopher Lee no Formiga na Tela!
Vampiro na Cultura Pop - FormigaCast
Vampiro na Cultura Pop é a pauta do FormigaCast!