Home > Cinema > Artigos > O Nascimento e Morte da Cannon Films e da América Vídeo!

O Nascimento e Morte da Cannon Films e da América Vídeo!

América vídeo

América Vídeo e Cannon Films caminharam de mãos dadas!

Quem acompanhou o surgimento do VHS na década de 80 e seu auge na década de 90, com certeza se lembra da finada distribuidora nacional América Vídeo Filmes. Com seu discreto slogan “Somos a América Vídeo, e nossos filmes explodem como dinamite!”, a distribuidora encontrou seu nicho de mercado principalmente com filmes de ação e aventura de baixo orçamento e gosto duvidoso. Porém, com exemplares muito divertidos.

O que pouca gente sabe no entanto, é que o principal combustível da América Vídeo era a produtora de cinema norte-americana Cannon Films, ou Cannon Group, que existiu de 1967 até 1993, sempre produzindo filmes de baixo e médio orçamento. A Cannon Group era administrada pelos produtores israelenses Menahem Golan e Yoram Globus, dupla que inicialmente produziu filmes em Israel, antes de mudarem suas operações para os Estados Unidos em 1979.

Cannon

Uma vez que seus filmes eram lançados no exterior, as versões em VHS eram lançadas no Brasil pelo selo da América Vídeo Filmes, que por sua vez era uma empresa do Grupo Paris Filmes e da Warner Home Video, com apoio até do SBT, o Sistema Brasileiro de Televisão do titio Silvio Santos.

Apesar de produzir filmes desde 1967, a Cannon Group teve seu primeiro lançamento de expressão somente em 1982, quando distribuiu DESEJO DE MATAR 2 (DEATH WISH 2), com o eterno “cara de pedra” Charles Bronson. Graças ao sucesso do filme, a Cannon mirou seu foco em produções que priorizavam o gênero ação, e então veio uma verdadeira avalanche de produções, começando com as produções que traziam Ninjas, uma moda na época. A VINGANÇA DO NINJA (REVENGE OF THE NINJA) de 1983, NINJA III: A DOMINAÇÃO (NINJA III: THE DOMINATION) de 1984, ambos com o ator Sho Kosugi, eram o exemplo perfeito disso.

Em 1985, a Cannon cruzou o caminho de ninguém mais ninguém menos do que ele, a lenda Chuck Norris, lançando INVASÃO USA (INVASION U.S.A.), repetindo a parceria com COMANDO DELTA 2: CONEXÃO COLÔMBIA (Delta Force 2: The Colombian Connection), lançado em 1990. Também não se pode deixar de citar a famosa série BRADDOCK (Missing In Action) iniciada em 1984.

braddock2

Outros filmes de mais expressão lançados pela produtora foram O MASSACRE DA SERRA-ELÉTRICA: PARTE 2 (1986), A VINGANÇA DE 1 PREDADOR (1986), que contava com o principal nome dos filmes de Ação B da época, Michael Dudikoff, o eterno American Ninja, da série GUERREIRO AMERICANO (1985); o pífio OS BÁRBAROS (1987), uma cópia pobretona de CONAN: O BÁRBARO, o tenebroso SUPERMAN IV: EM BUSCA DA PAZ (1987) e MESTRES DO UNIVERSO (MASTERS OF THE UNIVERSE), também de 1987, onde Dolph Lundgren interpretava o ídolo da garotada, He-Man.

Superman IV, um dos piores filmes de todos os tempos!

Superman IV, um dos piores filmes de todos os tempos!

A década de 90 começou bem para a Cannon Films, sendo que apenas em 1990, a produtora lançou três produções de relativo sucesso. O risível LAMBADA: A DANÇA PROIBIDA (aproveitando outra moda da época), o já citado COMANDO DELTA 2: CONEXÃO COLÔMBIA e GARANTIA DE MORTE (DEATH WARRANT), com o astro de ação da época, Jean Claude Van Damme.

No Entanto, 1990 foi o ano do canto do cisne para a Cannon, já que o único lançamento da companhia após o ano de 1990, foi o veículo de ação STREET KNIGHT, com Jeff Speakman (de A ARMA PERFEITA), lançado em 1993.  Durante este hiato de três anos sem nenhum lançamento, a Cannon viu suas ações desabarem (principalmente devido ao fracasso de bilheteria de diversas de suas obras), e com isso, o estúdio, que chegou a ser o 7º maior do cinema mundial, fechou suas portas.  Consequentemente, a América Video Filmes, principal distribuidora da Cannon na América Latina, sentiu o golpe, e também fechou suas portas.

É um triste final para as histórias tanto da Cannon Films como da América Vídeo, principalmente para os fãs saudosistas do VHS, que com certeza, não se esquecem das capinhas azuis e cheias de estrelas que envolviam os filmes distribuídos pela companhia.

Já leu essas?
Charles Bronson - Assassino a Preço Fixo
Charles Bronson em Assassino a Preço Fixo no Formiga na Tela!
herói de ação - FormigaCast
O conceito de Herói de Ação discutido no FormigaCast!
Cannon films - FormigaCast
Cannon Films na pauta do FormigaCast!
Formiga na Tela - Cannon Films
Memória Afetiva Especial Cannon no Formiga na Tela!