Home > Quadrinhos > Artigos > Entrevista com Howard Chaykin! Nova HQ do SOMBRA e uma visão desagradável dos roteiristas!

Entrevista com Howard Chaykin! Nova HQ do SOMBRA e uma visão desagradável dos roteiristas!

Howard Chaykin

Howard Chaykin

The Shadow: Midnight in Moscow é uma minissérie em 06 partes da Dynamite, com o personagem oriundo dos pulps mais famoso das HQ’s, só que essa não é apenas mais uma história do Sombra. O polêmico Howard Chaykin retorna ao personagem, cerca de trinta anos depois de O Sombra: Crime e Castigo, que a editora Abril publicou por aqui no formatinho do Batman, em 1988. Este trabalho foi criticado pelo afastamento dos conceitos originais do personagem.

O Sombra de Howard Chaykin, publicado em formatinho em 1988!

O Sombra de Howard Chaykin, publicado em formatinho em 1988!

Byron Brewer entrevistou Chaykin para o Bleeding Cool sobre o novo trabalho, e o veterano aproveitou para polemizar um pouco. Traduzimos a conversa toda:

Howard, como se sente voltando a um personagem tão icônico como o Sombra depois de quase três décadas?

É muito familiar, mas ainda assim estranho. Fiz muita pesquisa, então sei o meu caminho, mas havia algum nervosismo sobre isso.

O que desencadeou esta nova minissérie de 06 capítulos? Foi algo que você levou à Dynamite ou eles é que levaram até você?

Nick (Barrucci – CEO da Dynamite) me convenceu a faze-la – mas levou um tempo para eu encontrar a história.

Você era um fã do personagem antes de se envolver com suas aventuras?

Não mesmo. Meus interesses em pulps sempre foram ERB e REH*, nada de coisas de crimes.

*(Edgar Rice Burroughs e Robert E. Howard)

O que você  pode nos dizer sobre o plot até aqui, enquanto o #2 de The Shadow: Midnight in Moscow chega às lojas nesta semana?

Coisa nenhuma. Compre a HQ.

Então Lamont Cranston quer se aposentar, mesmo com o mundo á beira de um holocausto nuclear. Como o resto dos agentes encara isso?

Cranston é seu próprio agente, e pelo tempo que o temos visto, ele está nisso há um tempo terrivelmente longo. Não posso imaginar ele dando a mínima para o que qualquer um, incluindo seus agentes,  pense a respeito de qualquer coisa.

O Sombra, como Sherlock Holmes e Doc Savage, é um personagem operando em um número de períodos temporais e épocas. Em qual período Midnight in Moscow se passa e como veremos esse período retratado?

A história se passa em 1950 – e eu acredito em fazer uma pesquisa séria e profunda. Isso deve responder sua pergunta.

Se o roteirista Howard Chaykin tivesse uma crítica ou sugestão para o desenhista Howard Chaykin, depois de dois números publicados, qual seria?

Tenho em registro que em algum lugar disseram que o desenhista faz mais do que 50% do trabalho do roteirista em quadrinhos, uma realidade que a maioria dos entusiastas permanece ignorando, e a maioria dos escritores não quer que os entusiastas saibam, pois comprometeria sua inexplicável posição como os alfas dos quadrinhos de hoje.

Quer dizer, no instante em que o escritor Howard Chaykin tentasse dizer ao ilustrador Howard Chaykin como fazer seu trabalho, eu mandaria eu me foder.

Eu sempre gostei de Margo Lane. Como você vê a personagem?

Como uma mulher muito capaz, vivendo em um estado de constante decepção.

O que faz o Sombra  um personagem tão fascinante para você como escritor (ou artista)? Como é sua abordagem diferente dele (se for o caso)?

Você presume que sou fascinado. Não especificamente. Como não tenho lido nada com o personagem nestes trinta anos, eu não poderia dizer o quão diferente é o que estou fazendo, ou não.

Depois da minissérie, qual é a próxima para Howard, O Escritor e/ou Howard, O Artista?

Estarei terminando o ultimo dos seis números de Satellite Sam com Matt Fraction, para a Image, escrevendo e desenhando uma minissérie sobre a busca espiritual, chamada Midnight of The Soul, também para a Image.

Black Kiss III sairá em algum momento de 2015, e estou esperando colaborar com Nathan Edmondson no começo do próximo ano.


Legal ouvir o cara! Vamos torcer para que a nova aventura seja publicada aqui, mas se não for, parece valer a pena correr atrás do importado. The Shadow: Midnight In Moscow #6 tem previsão de chegar às lojas dos EUA em 22 de outubro.

Já leu essas?
First Comics - Cedibra
First Comics e Cedibra na pauta do FormigaCast!
James Bond Vol. 1 – VARGR | 007 na visão de Warren Ellis!
American Flagg no Formiga na Tela
American Flagg no Formiga na Tela!
conan
Os Quadrinhos Selvagens de Conan, O Bárbaro!