Home > Seriados > Artigos > Clone Wars – Um dos melhores derivados de Star Wars… e ninguém comenta!

Clone Wars – Um dos melhores derivados de Star Wars… e ninguém comenta!

Quase ninguém fala de Star Wars: Clone Wars

Ainda no clima das comemorações do Star Wars Day, que foi ontem (improvável que você não saiba, mas…), é bastante adequado lembrar de um produto fora dos cinemas em especial. Como qualquer fã mais ou menos chegado sabe, as reações em torno em torno da trilogia I, II e III, capitaneada de uma maneira, infelizmente, autocrática demais por George Lucas, não são tão favoráveis quanto a “original”. Até por isso, O Império Contra-Ataca permanece visto como o melhor da saga. No entanto, o pouco entusiasmo pela retomada de Lucas para contar o passado desse Universo talvez tenha ofuscado algo que merece muito mais atenção do que recebe. Estamos falando de Clone Wars, de Genndy Tartakovsky.

Star Wars: Clone Wars, uma das melhores coisas já feitas com a saga!

Lançado em 2008, expandindo a história que vimos no episódio II, o Ataque dos Clones, a série animada se situa entre esse filme e o seguinte. Aliás, “filme” é um termo que cabe perfeitamente aqui, já que Clone Wars é exatamente isso: um longa metragem com cerca de duas horas e dez minutos. Muito provavelmente, o que prejudicou sua apreciação foi o formato de exibição escolhido pelo Cartoon Network na época, com mini episódios de durações variadas.

Um dos melhores filmes da saga

Visto em sua totalidade, Clone Wars se distancia da pouco atrativa da trilogia I, II e III, iniciada com um Anakin criança bem pouco carismático, desenvolvido em uma história que se perde em explicações burocráticas, ainda que as lutas fosse bem mais elaboradas na coreografia. A animação de Tartakovsky mostrou uma guerra de verdade, fazendo jus ao título da saga (alguém lembrou de Rogue One?), onde o jovem Obi-Wan se mostra uma figura convincente como líder militar, já lidando com a diminuição das forças Jedi no conflito com a Confederação dos Sistemas Independentes. Anakin, ainda um discípulo promissor, vai se revelando aos poucos, entre participações de outros personagens mais conhecidos.

Star Wars: Clone Wars, uma das melhores coisas já feitas com a saga!

A ação é estonteante, com uma direção que aproveita todo o dinamismo que um traço mais simplificado pode trazer a uma animação. A criatividade na elaboração e montagem das sequências, valendo-se muito bem das habilidades dos Jedi e dos equipamentos deste universo, é uma marca de Genndy Tartakovsky, que já trazia essas características no ótimo Samurai Jack, retomado há pouco pelo animador.

Com todo respeito a Star Wars: Rebels, que também gosto, Clone Wars ainda é bem superior. Pois bem, tentando corrigir a injustiça que mantém esse trabalho um tanto esquecido, abaixo você confere a série em um formato mais adequado. O canal Star Wars Depot a disponibilizou na íntegra como um longa, para que todos apreciem essa pérola da animação. Infelizmente, sem legendas, mas, abaixo desta versão original, você encontra dublado em duas partes, que uma boa alma tupiniquim fez o favor de colocar online.

Descubra ou reveja, mas valorize esse pedaço da história de Star Wars!

 

Quer dublado? Lá vai…

Já leu essas?
Top 10 desenho da Liga da Justiça
TOP 10 episódios da animação da Liga da Justiça!
Stranger Things 2 no FormigaCast
Stranger Things 2 no FormigaCast!
Maquiagem Zumbi - Exposição e palestra em SP
Maquiagem cênica é tema de palestra e exposição em SP!
Crítica de Além da Morte
Além Da Morte – E também da qualidade, inteligência e do bom senso!
  • Alexander Meireles da Silva

    Muito bom Daniel. Tenho todos os episódios dessa série e realmente o amor de fã do Genndy Tartakovsky se faz sentir em cada episódio. Particularmente acho a série superior a própria Trilogia I, II e III.

    • Valeu, meu caro. Com toda certeza, ela se destaca bastante e merece um pouco mais de atenção geral.

  • Não sabia da existência deste filme. Pensei que post o trata-se da série que tem 6 temporadas.

    • Ah, sim. Houve a série em 3d com o mesmo nome, mas essa do Tartakovsky rolou bem antes é é muito melhor.