Home > Seriados > Artigos > Séries de televisão que agradam a todo fã de Twin Peaks!

Séries de televisão que agradam a todo fã de Twin Peaks!

Enquanto Twin Peaks não retorna…

Depois de 26 anos, no próximo domingo (21/05), pelo canal norte americano Showtime, a terceira temporada de Twin Peaks (Idem), enfim, estreará.  Por mais 18 episódios, o público poderá acompanhar o agente Dale Cooper (Kyle Maclachlan, de Veludo Azul) e os moradores da estranha cidade interiorana nas suas aventuras pelo macabro e o sobrenatural. No entanto, se você, caro leitor, tem a mesma relação com Twin Peaks que nós temos, vai adorar conhecer, ou relembrar, o universo destes outros seriados. Afinal, os fãs da criação de David Lynch e Mark Frost precisam se divertir até que a retomada da cultuada série chegue ao Brasil…

Por isso, o Formiga Elétrica decidiu preparar uma breve seleção de séries de televisão que são recomendações perfeitas para você que deseja adentrar em mundos tão misteriosos quanto o de Twin Peaks. Pegue tudo o que for necessário e se prepare para viajar por outras dimensões!

Séries para fãs de Twin Peaks 2017

A partir da esquerda, Além da Imaginação, Millennium, Carnivàle e WayWard Pines.

Confira nossa lista!

 

Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964)

A semente de Twin Peaks estava plantada nesta série criada pelo inimitável Rod Serling. Talvez, se não tivesse existido Além da Imaginação, o seriado de David Lynch e Mark Frost nunca teria vindo à luz. Realizado no formato de antologia, no qual cada episódio girava em torno de assuntos, locais e personagens diferentes, este programa televisivo do final da década de 1950 é uma influência direta para muitos que vieram posteriormente e, principalmente, paraTwin Peaks. Aliás, o primeiro episódio da série, cuja história envolve um homem chegando em uma cidade onde nada é o que parece, é muito parecido com a trama principal do seriado protagonizado pelo eterno agente Dale Cooper.

 

Arquivo X (The X-Files, 1993- )

Principal série de mistério a nadar na onda de sucesso proveniente de Twin Peaks, Arquivo X foi (e continua sendo) um prato cheio para aqueles que até pouco tempo atrás (antes de ser anunciado o retorno da terceira temporada) eram órfãos da série de David Lynch e Mark Frost. Nela, há alienígenas, monstros, vampiros, lobisomens, múmias, fantasmas, demônios, lendas, folclores e muito mais, tudo salpicado com um inebriante clima de paranoia conspiratória e o charme e humor irresistíveis da dupla central de agentes. Curiosidade: David Duchovny, o ator que interpreta o icônico agente do FBI Fox Mulder, fez parte do elenco de Twin Peaks.

 

Millennium (Idem, 1996-1999)

Assim como Arquivo X, Millennium foi criado por Chris Carter. Lançado em 1996, o seriado era protagonizado por um agente do FBI, Frank Black (Lance Henriksen), que, detentor de um dom sobrenatural (ele enxergava o que os assassinos viam), ajudava a polícia a solucionar casos escabrosos, enquanto descobria cada vez mais sobre o grupo religioso que dá nome à série, do qual fazia parte. Com apenas três temporadas, Millennium foi uma série obscura e densa, até demais para a época em que foi lançada. Não tem a leveza e a comicidade de Twin Peaks, mas, para quem ama segredos, mistérios e conspirações, não tem melhor pedida.

 

Carnivàle (Idem, 2003-2005)

Se passando nos Estados Unidos na época da Grande Depressão, Carnivàle acompanha um grupo mambembe através das suas viagens pelas paisagens secas e áridas do sul do país. Repleto de figuras circenses excêntricas, a série era um embate metafísico entre o Bem e o Mal. Cancelado depois de duas temporadas, o programa se tornou com o passar dos anos um evento cult e até hoje tem uma base sólida de fãs. Um fato curioso é a presença do ator Michael J. Anderson, que, em Twin Peaks, interpretava o Homem de Um Outro Lugar, e, aqui, dá vida ao personagem Samson.

 

Lost (Idem, 2004-2010)

Lost foi um dos maiores eventos televisivos dos anos 2000. Focado em personagens que ficam presos em uma ilha depois da queda de um avião, o seriado fez história em razão do mistério principal e da ousadia da sua linguagem. Trabalhando com diferentes linhas temporais e recursos narrativos, como flashbacks, flashforward e flashsideways, a criação de J. J. Abrams e Damon Lindelof também inaugurou esse frisson que existe hoje em dia na internet e envolve fóruns de discussão, compartilhamento de teorias e spoilers. Para quem ama a variedade de personagens e dramas individuais de Twin Peaks, Lost repete essa fórmula com perfeição.

 

Wayward Pines (Idem, 2015 – )

Criada por Chad Hodge, dirigida por M.Night Shyamalan (do recente Fragmentado e tema de um FormigaCast) e estrelada por Matt Dillon, Wayward Pìnes é uma mistura perfeita entre Twin Peaks e o já mencionado primeiro episódio de Além da Imaginação: a cidadezinha do interior misteriosa com a paranoia conspiratória governamental. Aliás, o programa não faz a menor questão de esconder o quanto a série de David Lynch e Mark Frost a influenciou, pois até o título do seriado provém do nome da cidade em que a história se passa. Atualmente, a série está na sua segunda temporada, com elenco e diretores diferentes.

 

Big Little Lies (Idem, 2017)

De todas as séries que estão listadas aqui, Big Little Lies é a mais recente e também uma das mais parecidas com Twin Peaks, embora seja uma minissérie com sete episódios. A principal diferença é que, no seriado dos anos 1990, o público sabia que a garota assassinada tinha sido Laura Palmer. Já no programa dirigido pelo cineasta Jean-Marc Vallée, as identidades do assassino e da vítima são apresentadas somente no episódio final. Outras diferenças são o tom mais sério e real. No entanto, o conceito de uma vizinhança cuja aparência idealizada esconde por detrás um mundo de podridão está em potência máxima aqui. Os fãs de Twin Peaks não terão dificuldades de se relacionar com ela.

 

Gostou da lista? Já conhecia todas? Sabe de mais alguma? Deixe o seu comentário!

Já leu essas?
Quem gosta de filmes de boxe vai curtir esta lista com 10 boeeadores mais icônicos do cinema
Lista dos 10 boxeadores mais icônicos do Cinema!
castlevania
Castlevania, a adaptação do game para a Netflix, ganha trailer!
william gibson
William Gibson tem novo livro saindo do forno – Agency!
Twin Peaks Filme - Lista de filmes fara os fãs da série
10 Filmes para os fãs de Twin Peaks – Laura Palmer está em toda parte!