Home > Seriados > Notícias > O sucesso da série Sherlock da BBC levanta curiosidades…

O sucesso da série Sherlock da BBC levanta curiosidades…

Este sim é um dos personagens mais adaptados para o cinema e a televisão de todos os tempos. Interpretado por um batalhão de atores desde o nascimento do cinema, talvez nestes últimos anos o personagem de Sir Arthur Conan Doyle esteja mais em foco do que nunca.

A lista dos que já disseram “Elementar, meu caro Watson” não tem fim. Entre alguns ilustres nomes que já encararam este papel estão Peter O’Toole, Michael Caine, Christopher Plummer, Christopher Lee, Peter Cushing, Charlton Heston, Jeremy Brett, Basil Rathbone  e até Leonard Nimoy (Sr. Spock)… neste último caso, Nimoy interpretou Sherlock Holmes em uma peça de teatro na Broadway, mas vale a curiosidade.

Olha ele aí de Sherlock Holmes!

Olha ele aí de Sherlock Holmes!

Além da série americana atual Elementary, que está em sua 2° temporada, e o sucesso das adaptações para o cinema de Guy Ritchie, com Robert Downey Jr no papel do detetive, o que vem chamando mais atenção é a série da emissora inglesa BBC Sherlock, que finalizou a sua 3° temporada neste mês. Segundo a própria BBC, esta é a série mais assistida do canal nos últimos dez anos.

Em relação aos resultados e números da série, a média de cada episódio da terceira e nova temporada chega próximo dos 11,82 milhões de espectadores. The Empty Hearse, o capítulo de estreia desta última temporada, chegou a atingir 12,72 milhões de pessoas. Diferente de uma série regular que dura em torno de 50 minutos em cada episódio, cada capítulo de Sherlock tem duração de filme e são realizados somente três por temporada.

Holmes e Watson, a outra dupla dinâmica

Holmes e Watson, a outra dupla dinâmica

Para quem ainda não sabe da diferença básica desta adaptação, a dupla se aventura na Londres atual com a tecnologia moderna a seu favor. As narrativas são dinâmicas e aceleradas, sem cansar, e toda a série tem execução primorosa. Mesmo com nova roupagem, a essência dos personagens é fiel e há sempre curiosas referências, gritantes ou sutis, às histórias de Conan Doyle. Importante: acompanhei o primeiro episódio desta última temporada e posso dizer, em poucas palavras, que a qualidade não mudou. Nível de excelência alto.

A série, que teve início em 2010, revelou para o mundo Benedict Cumberbatch (O Espião que Sabia Demais, Star Trek: Além da Escuridão e 12 Anos de Escravidão) e Martin Freeman (O Hobbit), que interpreta o Dr Watson. Hoje são praticamente hollywoodianos.

Afortunados são aqueles que possuem acesso ao canal da BBC no Brasil (Net 152 ou 531), onde é possível acompanhar a nova temporada e as reprises das duas anteriores. As primeiras temporadas já foram lançadas no Brasil em DVD/Blu-Ray, portanto, se faltou oportunidade para assistir, não há razão para você não correr atrás do prejuízo.

Um presente: segue abaixo o “mini” episódio, legendado em português, que funcionou como uma espécie de teaser para a terceira temporada:

Passando a régua sobre o assunto, segue uma notícia “barbada”. Segundo o site Bleeding Cool, Steven Moffat, o criador e roteirista da série, disse que já tem uma trama definida para a quarta e quinta temporada, apesar da BBC ainda não confirmar oficialmente a continuação.

Como é uma mina de ouro, difícil acreditar que a emissora não irá investir nos novos episódios…

Já leu essas?
life is strange
Life Is Strange: Before The Storm aborda a depressão de maneira apropriada!
Lendário ator britânico retorna para sitcom na BBC após 40 anos
BBC está produzindo nova comédia com John Cleese!
Aguardada série Taboo da BBC ganha mais um tenso trailer!
Doutor Estranho – Não é tão estranho assim!