Home > Quadrinhos > Demônio da Mão de Vidro completo e legendado!

Demônio da Mão de Vidro completo e legendado!

Quinta Dimensão dá as caras no Formiga Elétrica novamente.  Já faz tempo, encontramos e postamos um episódio completo da série sessentista AQUI, quando falamos da relação entre ela e o final de Watchmen. Se alguém ainda não souber, Quinta Dimensão (The Outer Limits) foi uma série do canal ABC nos moldes de Além Da Imaginação, porém, com histórias voltadas à ficção científica. Teve duas versões, sendo a original entre 1963 e 65, e a outra entre 1995 e 2002. Criada por Leslie Stevens , que escreveu vários episódios, a série contou com duas histórias de um dos maiores nomes da literatura fantástica de todos os tempos, o prolífico Harlan Ellison. Demônio da Mão de Vidro é uma delas, que já teve duas versões em mídias diferentes e está em vias de ganhar uma terceira. Embaralhando um pouco a ordem, começamos pela segunda encarnação, a HQ, cuja adaptação foi feita diretamente do roteiro filmado.

Demon-with-a-Glass-0

Publicada originalmente em 1986, e em 88 no Brasil pela editora Globo em sua linha Graphic Globo, Demônio da Mão de Vidro, foi desenhado e elaborado por Marshall Rogers, seguindo muito fielmente o roteiro do episódio da TV. Trent é um homem sem memória anterior aos últimos dez dias, sem saber o motivo de sua mão esquerda haver sido substituída por uma prótese transparente, com três dedos faltando. A “mão de vidro” é na verdade um computador que responde como pode quando Trent pergunta algo, mas só terá todas as respostas se recuperar os dedos restantes. Enquanto isso, é perseguido por alienígenas humanoides chamados Kybens, vindos 20.000 anos do futuro, quando já conseguiram dominar a terra. Os motivos desta perseguição e da amnésia de Trent são desvendados aos poucos, e a história –óbvio – fecha com o encaixe da última peça da mão.

Digitalizar0007

Digitalizar0028

Divertida, bem escrita e desenvolvida com uma boa narrativa visual, – ainda que tenha ficado aquele gosto de episódio de seriado – Demônio da Mão de Vidro não foi republicada no Brasil. Entendo que nem é um grande gibi que justifique o relançamento, mas se o projeto que falaremos adiante vingar, com certeza teremos uma nova edição nos EUA e aqui.

Scott Derrickson

Scott Derrickson

A essa altura, todo fã de HQ ou de cinema em geral sabe que Scott Derrickson, ainda colhendo os louros do sucesso do terror Livrai-nos do Mal, que estreia no Brasil em 18 de setembro, também vai dirigir a adaptação de um herói da Marvel, o Dr. Estranho. O que ainda não foi muito divulgado é que o cineasta já está de olho em outro trabalho, juntando-se novamente ao co-roteirista do seu  A Entidade (2012), C. Robert Cargill. Segundo o The Hollywood Reporter, Eles pretendem adaptar Demônio da Mão de Vidro – tanto faz se é o episódio da TV ou o quadrinho, pois é tudo igual – com os dois trabalhando no roteiro e Derrickson provavelmente vai dirigi-lo. O projeto tem a MGM por trás. Se você leu a HQ, ou já viu o episódio, deve ter pensado o mesmo que eu sobre a dificuldade de manter o impacto da história original.

Chegando ao principal, aqui foi onde a história ganhou vida pela primeira vez. Já houve polêmicas a respeito de James Cameron ter “homenageado” o trabalho de Harlan Ellison em Quinta Dimensão, com seu O Exterminador do Futuro, vinte anos depois, inspirando-se em Demônio da Mão de Vidro, quinto episódio da segunda temporada e exibido pela primeira vez em 17 de outubro de 1964. Na verdade, o episódio da discórdia foi Soldier, o primeiro daquele mesmo ano, estreando em 19 de setembro. Em quais termos esse caso se resolveu, é segredo, mas nos créditos do filme de Cameron consta a frase “Reconhecimento aos trabalhos de Harlan Ellison”.

Agora só resta ver o episódio, completo e legendado. Aproveite aí e abstraia as limitações da época. Continua sendo uma bela história de ficção científica:


Já leu essas?
Tom Strong Panini Vol. 6
Tom Strong: Nos Confins do Mundo – Final digno!
Philip K Dick Electric Dreams
Philip K. Dick’s Electric Dreams ganhou um trailer promissor!
Lista com 5 das maiores Heroinas cinema
Lista com 5 das maiores heroínas do Cinema!
O ranking da série dos filmes Alien
O ranking da franquia Alien: do pior ao melhor!
    • Daniel Fontana

      Bom, plágio é uma palavra forte, mas a influência do trabalho do Ellison foi admitida, pelo menos. Abraço!