Home > Quadrinhos > Artigos > Inimigos Espetaculares – Os 10 Maiores Vilões do Homem-Aranha

Inimigos Espetaculares – Os 10 Maiores Vilões do Homem-Aranha

Que tal um Top 10 dos vilões do Homem Aranha?

Um herói é mais do que seus poderes e sua personalidade (ou a falta dela, em alguns casos), um também é definido por seus inimigos e o nosso amigão da vizinhança é um exemplo disso. Por conta disso, resolvemos falar um pouco dos vilões do Homem Aranha. Eis uma lista com alguns deles!

Aproveite e assista ao nosso vídeo sobre os momentos marcantes do personagem e confira a crítica de Homem-Aranha: De Volta Ao Lar!

Confira!

Top 10 Vilões do Homem Aranha

Camaleão, Kraven, Mysterio, Escorpião e Abutre compõem a primeira metade da nossa lista!

10 – Camaleão

Camaleão é o primeiro vilão criado para o Homem-Aranha e, tecnicamente, um dos mais assustadores. Dmitri Smerdyakov é russo, amigo, meio-irmão (e meio saco de pancadas) de Kraven, o Caçador (o próximo da lista) e migrou para os Estados Unidos para tentar uma nova vida. E claro que, sendo russo, ele tentou sua vida no crime. Como era proficiente em imitar pessoas, assumiu a identidade de Camaleão, e se tornava um “dublê” das pessoas. Em sua primeira história, ele tenta se passar pelo Aracnídeo (e lógico, é derrotado).

Ao longo dos anos, o vilão foi mais aprofundado, como sua história complicada com Kraven. Ele chegou a até mesmo utilizando um cinto que permitia mudar sua aparência (parece absurdo, mas os X-Men utilizavam o que eles chamam de “indutores de imagem” há anos… Por que só eles teriam?) e até mesmo foi, por um tempo, meio transmorfo. Atualmente, ele retornou a sua origem, criando máscaras para se disfarçar. Como ele é meio-irmão de Kraven, ele também tomou a poção que aumentou sua força e longevidade.

09 – Kraven, o Caçador

O que pode ser mais ridículo do que um homem numa roupa de aranha? Um homem com um colete com uma cara de leão vestindo uma calça colante laranja com desenhos de patinhas. Isso, meus caros, é Kraven, o Caçador. Depois de derrotado pelo Aracnídeo, o Camaleão contata seu meio irmão (e principal bully) Sergei Kravinoff, um caçador de animais, e o convence que caçar o herói o tornaria famoso. Ele passarias os anos seguintes com planos mirabolantes (e meio ridículos, como usar redes e tigres) para capturar o Aranha, sendo sempre derrotado.

Kraven derrota o Homem-Aranha e se mata, na sensacional A Última Caçada de Kraven (mais sobre essa história em outra matéria). Não seria o fim de Sergei, lógico. Ao longo dos anos, sua família foi apresentada: Vladimir (que morreu enfrentando Kaine, o clone defeituoso de Peter), Alyosha (mutante e filho bastardo), Ana e Sasha (filha e esposa, respectivamente). As duas últimas, inclusive, são responsáveis pela história Caçada Sinistra, onde elas tentam realizar um ritual para ressuscitar Kraven. Era necessário matar Peter, porém elas matam Kaine e o ritual, apesar de funcionar, fica incompleto e Kraven se sente vazio. Ele mata Sasha, Vladimir (que tinha sido ressuscitado, mas virou um homem-leão) e ordena Ana a matar Alyosha. Agora, Kraven e Ana pentelham o Aranha novamente.

08 – Mysterio

Mysterio é mais um vilão de segunda categoria que, quando bem utilizado, tem histórias fenomenais. Já houve três (ou quatro, se você contar com a versão que apareceu em Homem-Aranha Superior), mas o mais importante é o original, Quentin Beck. Quentin era um especialista em efeitos especiais de Hollywood que, ao perceber que seu talento nunca seria reconhecido e sua carreira ficaria estagnada, decide usar seus talentos – adivinha? – para o crime. Ele foi derrotado pelo Aranha e acaba sempre voltando para se vingar.

O problema é que o uso constante de materiais tóxicos culminou em um câncer e Beck decidiu que faria seu maior plano de vingança. Porém, ao perceber que o Homem-Aranha tinha sido substituído (na época da Saga do Clone), ele decide se vingar do Demolidor (o quê?) , que havia impedido um plano seu envolvendo golpes em seguradoras. O Rei do Crime vende as informações sobre o Homem Sem Medo a Beck, que constrói um mega plano para enlouquecer Matt e destruí-lo (pois o considerava um “espírito afim”, já que eram ambos “de segunda categoria”), porém o advogado resiste e derrota Beck, humilhando-o ao lembrá-lo que ele não passava de uma cópia dos outros, nada era original. Então, imitando Kraven, Beck se suicida.

Claro que não era o fim. Aparentemente, ele teria fingido a própria morte e… continua vivo. Em uma história, subentende-se que ele se tornou um ser sobrenatural. Nas histórias seguinte, no entanto, fica subentendido que ele fingiu tudo, até mesmo ter câncer. Vai saber…

07 – Escorpião

Mac Gargan era um detetive particular contratado por J. Jonah Jameson para descobrir como Peter Parker tira as fotos do Aranha. Graças ao Sentido de Aranha, Parker consegue evitar Gargan. Frustrado, Jameson então paga para que Gargan faça parte de um experimento não testado e se transforma no Escorpião, que até mesmo derrota o Homem-Aranha… Porém, deixa Gargan insano.

Porém, Mac Gargan também foi outro vilão. Por um tempo, ele se tornou o hospedeiro de Venom (mais sobre ele à frente), quando Eddie Brock descobriu ter contraído câncer (eita, de novo?) por causa da roupa. Gargan então se juntou aos Thunderbolts e depois aos Vingadores Sombrios de Norman Osborn.

Só que tudo que é bom dura pouco… e o que é ruim, também. Bom, na verdade, não sei se achava ruim, mas o fato é que ele decidiu voltar a ser o Escorpião (e o Venom passou para o Flash Thompson, mas isso é história para outra… parte desse top 10).

06 – Abutre

Várias pessoas também já se passaram pelo Abutre, mas o primeiro e mais relevante é Adrian Toomes. Toomes era um engenheiro elétrico que descobriu que seu amigo/sócio estava torrando o dinheiro de suas invenções em investimentos ruins. Toomes, que havia criado um par de asas sintéticas que permitiam voar (além de aumentar sua força por quaisquer RAZÕES), decide, advinha?, partir para a vida criminosa.

Toomes é um idoso e já passou de tudo: Quase morreu espancado na cadeia, teve câncer por causa de sua roupa (yep, mais um), se recuperou absorvendo a força vital de um robô se passando por May Parker (O QUÊ?)… Mas volta e meia, ele retorna para atazanar o Aracnídeo. É membro frequente do Sexteto Sinistro, junto com Mysterio, Dr. Octopus e Homem-Areia.

Top 10 Vilões do Homem Aranha

Os cinco primeiros são Electro, Venom, Doutor Octopus, Rei do Crime e Duende Verde. Concorda com a classificação?

05 – Electro

Neste ponto da lista, separamos o joio do trigo, os vilões “lista B” dos vilões “lista A”. E começamos com Electro! Porque ele é o borderline da lista A.Um vilão com grande potência, mas geralmente utilizado de forma boba. Maxwell Dillon era um eletricista que, depois de uma acidente bizarro, ganha poderes de controlar a eletricidade. Seu poder era bem mequetrefe, porém, conforme foi absorvendo mais energia, aumentou.

Dillon foi de um vilãozinho pouca porcaria até uma grande ameaça, sendo membro do Sexteto Sinistro e até mesmo do Quarteto Terrível. Diabos, ele chegou a enfrentar os Vingadores (tudo bem, eram os Novos Vingadores e ele foi derrotado fácil…). Antigamente, o aranha o derrotava jogando água nele (causando um curto-circuito… como? Não me pergunte), porém, atualmente ele é tão poderoso que evapora a água antes de tocá-lo.

Ou era poderoso. Dillon foi capturado pelo Homem-Aranha Superior e foi vitima de experimentos que o fizeram perder o controle de seus poderes. Francine Frye, uma groupie de vilões o beija e morre eletrocutada. Quando Francine é ressuscitada pelo Chacal, ela beija novamente Dillon e absorve seus poderes, matando o coitado… até se cansarem dela e o ressuscitarem sem explicação…

04 – Venom

Fale o que quiser: Venom é um vilão importante para o Homem-Aranha. Eu sou uma exceção aqui no Formiga, porque sou fã dele (sou mesmo #VenomRuleia). Várias pessoas já assumiram o manto e posto de Venom, mas o nome mais importante é Eddie Brock. Eddie era um repórter do Clarim Diário e conseguiu uma reportagem exclusiva, onde descobriu a identidade do vilão conhecido como Devorador de Pecados. O problema é que o VERDADEIRO Devorador fora posteriormente derrotado pelo Homem-Aranha e Brock teve sua carreira arruinada. Culpando o Aranha por seu “azar”, Brock encontrou o Simbionte, a roupa meleca viva que Peter tinha conseguido durante as Guerras Secretas originais. Peter se livrou dela, ao descobrir que ela tinha consciência e que estava absorvendo suas forças vitais. O ódio de ambos culminou… no Venom!

Venom é mais um anti-herói, pois ele vê a si mesmo como uma vítima e busca sempre ajudar os outros, ainda que o faça de forma forçada, o que lhe rendeu o título Protetor Letal. Porém, Brock contraiu câncer (como mencionado acima) e se livrou do Simbionte. Ele passou se mão em mão até chegar em Mac Gargan, o Escorpião. Ele permaneceu como Venom, enquanto fez parte dos Thunderbolts e virou o Homem-Aranha Sombrio de Norman Osborn, nos Vingadores Sombrios. Depois da derrota de Osborn, o simbionte ficou com Flash Thompson, veterano de guerra que perdeu as pernas servindo no Iraque… Ah, e amigo do Peter Parker. Ele se tornou o Agente Venom e serviu nos Vingadores Secretos. Quando desertou (pois não queria devolver o Simbionte), Flash se juntou aos Guardiões da Galáxia e depois aos Cavaleiros Espaciais, onde aprendeu a controlar melhor a criatura.

Atualmente, sem explicação nenhuma (sério, eu estava acompanhando) o Simbionte voltou a Terra e se juntou a Lee Price, ex-veterano, porém completamente sem escrúpulos. Ele tenta ganhar a vida com o Simbionte, mas é capturado e… a roupa volta para Eddie Brock (ah, relaxa, ele não morreu de câncer… Aconteceu tanta coisa com ele que só esse assunto já renderia um texto…)

03 – Doutor Octopus

Otto Gunther Octavius é mais um gênio que foi para vida do crime. Ele havia desenvolvido um mecanismo com quatro tentáculos mecânicos e, após mais um acidente bizarro, os braços ficam permanentemente ligados a ele. Otto assumiria o apelido “Dr. Octopus” que seus colegas de trabalho tinham dado pelas costas e decide ficar rico do jeito mais fácil e, claro, sempre cruzando o caminho do Aranha. O acidente que fundiu seus tentáculos mecânicos também deixou seus olhos sensíveis a luz (por isso ele usa aquele óculos ridículo).

Ao longo dos anos Octavius foi sempre um pentelho na vida de Peter, seja sozinho, seja com o Sexteto Sinistro, seu grupo de supervilões. Porém, como nem tudo na vida são coisas boas, Octavius descobre que tem um tumor (ou seja, um tipo de CÂNCER… de novo) no cérebro, devido a tantas pancadas recebidas em suas lutas com o Aranha (e uma com o Hulk também). Seu corpo definhou e ele conseguiu trocar de corpo com seu arqui-inimigo, deixando Peter morrer em seu corpo enquanto ele era agora o Homem-Aranha. Porém, ao visualizar a vida de Peter, ele vê sua história e passa a respeitá-lo, e decide honrá-lo, tornando-se o Homem-Aranha Superior!

Ele literalmente dá um jeito na vida de Peter, faz Peter ter um mestrado e abre sua própria empresa. Porém, quando o Duende Verde retorna e descobre que não é seu arqui rival, mas sim Octopus, ele despedaça a nova vida de Otto pedaço por pedaço. Percebendo que ele não conseguiria salvar Anna Marie, uma jovem que ele se apaixonou, ele se sacrifica e permite que Peter volte a ser o Aranha e salve o dia.

…claro que não era o fim de Otto. Durante a saga Aranhaverso, ele faz uma backup de sua mente e esse backup consegue contatar o Chacal, que o ajuda a criar um novo corpo, e agora ele é.. O OCTOPUS SUPERIOR! …é, eu sei.

02 – Rei do Crime

Eu sei o que você está pensando: “espera, não é o Rei do Crime um vilão do Demolidor?” Não, não é. Pelo menos, não originalmente. Wilson Fisk é um dos maiores (literal e figurativamente falando) chefes do crime do universo Marvel. Você deve se perguntar “por que tem tantos vilões em Nova York?” Simples: Fisk banca esses caras para manter o Aranha ocupado.

Wilson foi derrubado, voltou, foi derrubado novamente, ergue-se novamente… ele sempre retorna, pois é um personagem muito interessante, um desafio não só físico como metal. Fisk, porém, passou a aparecer nas revistas do Demolidor pois Frank Miller achava que o vilão combinava mais com universo do Homem Sem Medo do que do Aracnídeo.

Atualmente, Fisk não tem o mesmo poder de antes… Mas nunca subestime Wilson Fisk!

01 – Duende Verde

Quem mais poderia ser o número um? Ele é o equivalente ao Coringa do Batman ou o Caveira Vermelha do Capitão América… ou água para o Cascão, sei lá. Norman Osborn e seu filho, Harry, foram os Duendes Verdes principais. Ao longo dos anos, outras pessoas até tentaram utilizar, mas eles, principalmente Norman, sempre será o principal. Um dos principais fatores é porque ele foi um dos primeiros vilões com identidade secreta. Sempre sabemos quem é o vilão, mesmo que o herói não saiba, mas o caso do Duende era diferente: só descobrimos anos depois.

Ao tentar utilizar uma formula de Mendel Stromm, o antigo cientista chefe de sua empresa, a OsCorp, Osborn descobre uma formula para aumentar a força e a inteligência, porém, ao testar, ela explode em seu rosto, conferindo o aumento, e deixando completamente insano. ele decide dominar o submundo e o faz criando a personalidade do Duende. Isso o levou a diversos confrontos com o Aracnídeos.

Osborn “matou” Gwen Stacy, namorada de Peter (há controvérsias) e morreu logo depois, empalado por seu planador. Com sua morte, Harry descobre que seu melhor amigo é o Homem-Aranha e que matou seu pai e Gwen (seu amor), levando-o a experimentar o Soro do Duende e se tornar o Duende Verde 2. Ele morreu, porém, pois seu Soro estava incompleto. Mas não tema! Norman estava vivo o tempo todo e manipulando a vida de Peter por trás do panos! Ao retornar, ele voltar a ser o Duende. Quando é finalmente preso, passa a fazer parte do comando dos Thunderbolts, como forma de diminuir sua pena. Durante a Invasão Secreta, ele mata a Rainha Skrull e passa  liderar a SHIELD.

Esse sucesso é temporário, claro, pois sua loucura o faz perder tudo ao atacar Asgard utilizando o Sentinela/Vácuo. Ele é novamente preso e se esconde. Porém ele retorna no final da saga do Homem-Aranha Superior e Peter utiliza um antidoto para a formula do Duende, que culmina em curar Osborn de sua loucura. Agora, completamente são, Osborn promete destruir o Aranha de vez…

BÔNUS 1: Meu vilão favorito!

00 – Puma

Puma é um personagem Lista C que eu gosto muito, pois sua primeira aparição… foi a primeira história do Aranha que eu li! Thomas Fireheart é um descendente de nativos americanos com o poder de se transformar em um… homem-puma. Ele é um mercenário e… é. Isso. Muito legal!

Top 10 Vilões do Homem Aranha

A segunda (ou abaixo disso) divisão de vilões, com Puma, Urso Cinzento, Cardíaco, Bumerangue, Lápide e Carnificina!

BÔNUS 2: TOP 5 piores vilões do Aranha

-01 – Urso Cinzento

Maxwell Markham é um ex-lutador de luta-livre expulso por ser muito violento. Ele recebeu do Chacal uma roupa de urso que aumentava sua força. Yay. (Seu codinome na luta-livre era Uso Cinzento, aliás…)

-02 – Cardíaco

Outro inimigo elétrico do Aranha (ele também tem o Shocker), Dr. Elias Wirtham é um médico que vira vigilante. Ok, ele não é bem um vilão, mas eu o acho ridículo mesmo assim.

-03 – Bumerangue

Por que as editoras acham que caras com bumerangues são vilões bons? Sério. Fred Myers é um australiano que cresceu nos EUA… e é isso aí.

-04 – Lápide

Lápide é uma afro-americano albino que é um matador de aluguel. Ele ganhou superpoderes de forma absurda. Chega de falar do Lápide, más memórias vêm à tona…

-05- Carnificina (ou qualquer outro simbionte)

Onde o Venom é genial, uma versão distorcida do Homem-Aranha, Carnificina e todos os outros simbiontes (existem muitos, tipo Toxina, Mania, Agonia e etc) não passam de caça-níqueis, vilões mequetrefes feitos para ganhar dinheiro em cima da fama do Venom…

E é isso aí! Os 10 maiores vilões do Aranha (além de 5 ruins e um que só eu gosto…)!

Já leu essas?
Cinco curtas imperdíveis do Anima Mundi 2017
Anima Mundi 2017 – As melhores animações desta edição!
desconstruindo una
Desconstruindo Una – Desconstruindo a misoginia!
Top 5 George Romero Filmes
Os 5 melhores filmes de horror do cineasta George Romero!
Maestros é a HQ autoral de Steve Skroce
Steve Skroce em novo trabalho autoral na Image!
  • Pedrinho Carvalho

    E o Lagarto? Acho ele mais importante do que pelo menos uns 4 ou 5 que estão na sua lista. Claro que a lista é feita de acordo com o seu gosto pessoal, e temos que respeitar, mas o Lagarto teve muita relevância no universo aracnídeo.
    Abraço!

    • ShinHakkai

      (Apesar do nome que aparece, eu sou o Shrek, o cara que escreveu o texto, ok? xD)

      Cara, o Lagarto é um personagem que, na minha opinião, é lista B. Nesse caso, eu tenho que pesar as histórias que eu li dele com a dos outros no mesmo rank e…. eu acho as histórias do Dr. Kurt Connor bem fracas. Uma coisa que me pesa bastante é que elas nunca tem efeito duradouro. Uma hora ele é o Lagarto, em outra, é humano. Aí, ele desiste de ser Lagarto. E volta a ser Lagarto. Claro, todo vilão é assim (mais ou menos), eles precisam de uma “desculpa” para voltar… mas não sei. Não consigo lembrar de nenhuma história do Lagarto que fosse memorável.

      Até aí, pode ser um preconceito, pois também não gosto do Homem-Areia e imagino que muita gente prefira ele aos caras que coloquei na lista… E, hei, nem coloquei todos os meus favoritos, pois um lista B que eu gosto muito é o Besouro…

      Valeu!