Home > Quadrinhos > Universe! – HQ digital de ficção científica fora do esquema!

Universe! – HQ digital de ficção científica fora do esquema!

Baixe imediatamente a HQ digital Universe!

Ok, não leve tão a sério a chamada acima. Leia este texto antes de seguir meu conselho, até pelo fato de que ainda nem indiquei onde você encontra essa pequena joia da Nona Arte. Antes de falar de Universe!, é preciso fazer alguns comentários. Em matéria de HQ digital, ainda existe uma galera que torce o nariz por diversos motivos, mas é um segmento que já atraiu nomes de peso, dispostos a experimentar um novo tipo de narrativa voltada para o formato widescreen dos monitores e, consequentemente, tablets e celulares. Brian K. Vaughan e Marcos Martín foram longe com o excepcional The Private Eye, que também rendeu um artigo sobre seu conceito.

Universe! - Albert Monteys

A capa de Universe! #1 já é um convite a qualquer fã de sci fi!

Vaughan e Martín não apenas produziram pensando na difusão do conteúdo via internet e plataformas diferentes, mas também deixaram o consumidor final ditar o valor que achar justo. No site deles, Panel Syndicate, você pode baixar não apenas todos os números de TPE, com tradução oficial em português, mas decidir quanto vai pagar por cada um, assim como também é livre para fazê-lo GRÁTIS!

Além de tudo, ainda pode escolher em qual formato quer o arquivo. Loucos? Parece que não, já que a iniciativa mostrou-se lucrativa. O sucesso até rendeu uma versão impressa. Talvez você já esteja se perguntando sobre nosso assunto principal. Calma, pois já chegaremos em Universe!

Com a coisa vingando, a dupla responsável já produziu mais. Barrier é a série em curso dos dois e ganhará uma resenha aqui quando for finalizada, mas eles também se meteram com The Walking Dead. Nada mais natural do que essa iniciativa libertária digital atrair outros artistas com novas ideias.

Universe! - Albert Monteys

Detalhista sem exagerar

Assim chegamos à razão de ser destas linhas, que é a HQ de ficção científica do espanhol Albert Monteys. Você conhece e gosta de Rick e Morty, animação disponível na Netflix? Ou curte um sci fi que mantém suas características cabeçudas, mas de um jeito descontraído? Neste caso, Universe!  foi feito para você.

Monteys é pouco conhecido do público brasileiro. Infelizmente, Universe! não conta com versões em português no site de Brian K. Vaughan, apenas inglês, espanhol e catalão. Isso limita um pouco o alcance de seu trabalho, mas, se você pelo menos arranha em algum destes idiomas, arrisque-se e será bem recompensado.

Inteligente e divertido

Atualmente em seu quinto número, já que não existe periodicidade definida, a série se iniciou em 2014 e não tem previsão de encerramento. Relaxe, pois são histórias curtas e independentes entre si. Compartilham o mesmo universo e tem sutis interligações, passeando por viagem no tempo, inteligência artificial, primeiro contato e tudo que alguém atrás de sci fi curte.

Universe! - Albert Monteys

A máquina sempre criando problemas… Ou será que é culpa do homem?

Com o interessante subtítulo The Periodical of Cosmic Wonder, essas divertidas crônicas da vida no futuro divertem bastante, mas trazem momentos sutis de melancolia reflexiva que são o toque especial de todo o trabalho. Entre eventos absurdos, como uma corporação que envia seu funcionário através do tempo para marcar os quarks surgidos logo após o Big Bang como sua propriedade, Monteys não deixa de pincelar a solidão dentro de uma sociedade avançadíssima. Claro que isso leva ao tópico da utilização das companhias artificiais, algo que quase sempre causa problemas.

Com um traço cartunesco claramente inspirado em Mortadelo & Salaminho (o cara é espanhol, lembra?), além da linha clara franco-belga com algo que lembra Harvey Kurtzman, Universe! tem uma arte bastante expressiva e detalhada na medida certa,  sem perder a leveza. Isso é bem importante, já que o texto carrega uma quantidade considerável de informação. Tudo bem distribuído pela narrativa enxuta e bem sacada, que sabe utilizar bem espaços vazios, inclusive.

Universe! - Albert Monteys

Acredite ou não, isso é uma nave…

Abriremos mão de atribuir uma nota para Universe!, já que Albert Monteys ainda deve continuar por um bom tempo com ela e esperamos que a qualidade se mantenha. A própria natureza da série, com pequenas histórias curtas e levemente interligadas, dificulta uma classificação assim. Bem, você leu e já percebeu que, se houvesse uma arma apontada para minha cabeça para me obrigar a classificá-la, esta nota seria bem alta.

Mais uma vez aconselho: baixe Universe! logo e dê algum trocado que seja por esse trabalho ótimo. Eu sei que você já viu o link do site deles ali em cima, mas aqui vai mais um esforço para que você conheça essa série, além da torcida para que esse formato de quadrinhos cresça muito mais. CLIQUE!

Já leu essas?
charlie brown
Charlie Brown e Peanuts – o Setembro Amarelo com um ziguezague preto!
Paciência Daniel Clowes
Paciência – Amor, psicodelia e viagem no tempo!
Unfollow Vertigo Panini Vol. 1
Unfollow Vol. 1 – Sem novidade e sem empolgação!
Flash: Renascimento - Vol. 1
Flash: Renascimento – Satisfaz fazendo um bom básico!