Home > Quadrinhos > Notícias > Compilação traz clássicos pulp em quadrinhos de lendas das HQ’s!

Compilação traz clássicos pulp em quadrinhos de lendas das HQ’s!

Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias resgata esquecida era pulp das HQ’s

Embora tenham se tornado lendas das histórias em quadrinhos, caras como Jack Kirby, Alex Toth, Steve Ditko, Joe Kubert, Wally Wood, Joe Shuster e outros já estavam na ativa, produzindo muito – e bem. Como na época os quadrinhos eram análogos a literatura pulp (confira nosso podcast sobre o tema) – pouco respeitadas, mas muito divertidas, esses quadrinhos trabalham quase que exclusivamente com ficção científica e fantástica.

Entretanto, com o passar do tempo, e a ascensão da era dos super-heróis no quadrinhos após a criação de um certo kryptoniano em 1938, esses trabalhos ficaram esquecidos e no ostracismo. Jack Kirby terminou sua vida como um dos maiores colossos dos quadrinhos, Shuster criou o supracitado kryptoniano com Siegel, e os super-heróis se tornaram um dos gêneros mais lucrativos e conhecidos do mundo – e os pulp sci-fi desses autores se tornaram lenda.

pulp

Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias

Mas graças a Editora Mino, agora nós poderemos rever essas histórias na compilação Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias, e entrar em contato com uma era dos quadrinhos agora quase esquecida. São trinta e uma histórias de vinte e três autores da estirpe de Kirby e Shuster, tendo como tema clássico dos primórdios da ficção científica como cientistas loucos, insetos gigantes e invasões alienígenas. O próprio título da obra foi retirado de uma HQ de ninguém menos que Basil Wolverton.

Esforço exclusivamente brazuca

E a parte mais legal é que, segundo Sidney Gusman, do Universo HQ, se você acompanha publicações norte-americanas dessa fase e estranhou não conhecer o título da obra, a explicação é digna de nota: este álbum só existe no Brasil. O mix foi elaborado pelos editores Carlos Junqueira e Lauro Larsen.

E eles não se limitaram apenas a selecionar o material, que estava todo em domínio público, em sites de quadrinhos escaneados. Trata-se um trabalho de pesquisa, revisão, revetorização e restauração de um material que estava praticamente perdido mesmo nas suas fontes originais.

Disse Lauro Larsen: “É um material que representa o ápice desse período, quando imaginação e experimentação eram as regras do jogo. É importante para todo leitor ou profissional da área conhecer essas obras, que ajudaram a moldar o quadrinho moderno”.

Morcegos-Cérebro de Vênus e Outras Histórias chega às livrarias em julho deste ano

Confira algumas prévias!

pulp

pulp

pulp

pulp

 

 

Já leu essas?
astro city
Bem-vindo a Astro City – Como Kurt Busiek resgatou os super-heróis!
Uma Metamorfose Iraniana
Uma Metamorfose Iraniana no Formiga na Tela!
ccxp 2017
CCXP 2017 faz a alegria dos fãs com painéis cheios de atrações!
Resenha de Fragmentos do Horror, da DarkSide
Fragmentos do Horror – O surreal a serviço do medo!
  • Boa parte desse material é do interregno, ou seja, o pós-Guerra e antes do Comics Code e da Era de Prata, as editoras faliram e não renovaram os direitos.