Home > Quadrinhos > Artigos > Image Comics tem histórias de bastidores reveladas em documentário!

Image Comics tem histórias de bastidores reveladas em documentário!

So Much Damage é o nome do documentário que conta a história de como a Image um dia peitou Marvel e DC

Em 1992, sete dos artistas mais populares da Marvel pularam fora da Casa das Ideias para colocar suas próprias ideias em prática. Assim nasceu a Image Comics. Na época, Todd McFarlane, Jim Lee, Rob LiefeldWhilce Portacio, Marc Silvestri, Erik Larsen, Jim Valentino eram superestrelas dos quadrinhos, e sua então nova empreitada mudou completamente a indústria, assim como desafio Marvel e DC com suas vendas. Doze anos depois, a Image ainda é uma das figuronas do mercado, mas nem sempre sua trajetória foi um passeio.

Syfy Wire acaba de lançar um novo documentário em 5 partes chamado So Much Damage, uma breve história oral da Image Comics do ponto de vista de seus fundadores. Mike Avila é o apresentador e entrevistador das então estrelas das HQ’s. O documentário procura mostrar um pouco dos cismas entre os criadores e como sua parceria quase se desfez tão logo ela havia sido firmada.

Na primeira parte, McFarlane recorda como ele recrutou Lee e Silvestri às vésperas do seu famoso encontro na Marvel, onde os artistas se demitiram da empresa explicando suas razões para tal. Para seguir com seu plano, eles agendaram um encontro similar também na DC, o que agora parece bastante irônico, dado que Lee agora é uma de suas maioras cabeças. No segundo episódio, o documentário explora um pouco da resposta sem precedentes à fundação da Image, que alçou seus criadores a condição de celebridades.

Na terceira parcela, os criadores falam sobre a quebra da indústria dos quadrinhos na metade dos anos 90, e a disputa que fez com que Liefeld deixasse a Image por um breve período de tempo – antes que uma votação interna tivesse feito exatamente o mesmo.

Alguns anos mais tarde, Liefeld e seus antigos parceiros se reconciliaram, muito graças aos esforços de Robert Kirkman. O criador de The Walking Dead não poderia ser deixado de lado – afinal, sua HQ se tornou um sucesso tão colosaal que ele foi convidado a ser um novo sócio da própria Image. A quarta parte do documentário se foca justamente na chegada de Kirkman, e na maneira como ele levantou novamente o nome da empresa.

A quinta e última parte explora as condições atuais da Image como casa de algumas das HQ’s autorais mais bem-sucedidas de público e crítica dos últimos tempos, como SagaBitch Planet Happy!. Junto com The Walking Dead, esses títulos estão entre as HQ’s que, mais uma vez, tornaram a Image em uma editora que angaria alguns dos melhores autores e artistas dos quadrinhos.

Os vídeos tem legendas apenas em inglês, mas é bem compreensível. Para quem se interessa pela história dos quadrinhos, é um prato cheio!

Este artigo foi publicado originalmente no site Nerdist!

Já leu essas?
trilha sonora
T-Bone Burnett – Uma lenda da trilha sonora!
simpsons
A Disney comprou os Simpsons! E agora? Alguém ainda liga?
Transmídia
Transmídia na pauta do FormigaCast!
star trek discovery
Star Trek Discovery / Primeira Temporada – Episódio 10: Crítica!