Home > Quadrinhos > Notícias > Laika, de Nick Abadzis, é a nova HQ publicada pela Boitempo!

Laika, de Nick Abadzis, é a nova HQ publicada pela Boitempo!

A premiada HQ Laika no selo Barricada

Investindo na publicação de quadrinhos desde 2014, a editora Boitempo (que também trouxe ao Brasil os títulos do grande nome atual da literatura fantástica, China MiévilleA Cidade & A Cidade e Estação Perdido) acrescenta mais um título ao seu selo Barricada. A história da cadelinha Laika, primeiro ser vivo mandado ao espaço durante a Guerra Fria, rendeu uma HQ escrita e desenhada por Nick Abadzis, vencendo o Eisner em 2008.

Atualmente em pré-venda, Laika recebeu ótimas críticas da imprensa especializada. Não é interessante apenas para quem se interessa por fatos históricos, pois também cativa qualquer um que goste de animais. Abaixo, a apresentação da editora.

Confira!

Laika - HQ do selo Barricada da Boitempo

Em plena Guerra Fria, a União Soviética tomou a dianteira na corrida espacial ao colocar em órbita, em 1957, um satélite artificial que transportava o primeiro ser vivo a ir para o espaço: a cadelinha Laika.

Nesta HQ roteirizada e ilustrada por Nick Abadzis, traduzida para 12 idiomas, a história dessa pequena heroína soviética é contada em detalhes, em uma mescla magistral de realidade e ficção.

Na forma, é uma novela ilustrada, com ritmo, pegada, roteiro veloz, diálogos exatos e desenhos fulgurantes. Quadrinho de gibi, como deve ser. No conteúdo, é um livro sobre apegos, afetos e insistências. Coloca em cena pelo menos dois personagens reais diante de uma conjuntura global a afetar vidas e expectativas. Da trama emerge um minucioso trabalho sobre escolhas, sobre a ligação entre a cadela mais conhecida da história e sua treinadora no programa espacial soviético, durante a vertigem da Guerra Fria.Surge aqui também o drama de um pioneiro da ciência que, à testa de um formidável investimento em inovação e tecnologia, muda a percepção da humanidade sobre o espaço que nos cerca. Como pano de fundo, há a construção de um sonho de igualdade entrecortado pela aspereza de sua edificação concreta.

Laika - HQ do selo Barricada da Boitempo

“Laika, o todo, extrai daí seu impulso vital, do que é aparentemente acessório em premências universais e assimse faz incômodo e lírico, numa tensão a latejar na cabeça do leitor até bem depois de fechada a última página.” – Gilberto Maringoni

“Uma obra-prima luminosa.” – Kirkus Reviews

“Um destaque” – Publishers Weekly

“Tenha lenços de papel à mão” – School Library Journal

Já leu essas?
Bruce Wayne dá lugar a Bruce Wainwright em Batman: Creature of the Night!
a samurai
A Samurai: Primeira Batalha – HQ nacional está no Catarse!
Resenha da HQ nacional Os Novos Atlantes
Os Novos Atlantes – Grande potencial, com espaço para melhorar!
HQ Cão Negro
Cão Negro: O Coração e a Canção de Anrath!