Home > Quadrinhos > Artigos > Quando o Homem-Coisa apareceu em Caverna do Dragão!

Quando o Homem-Coisa apareceu em Caverna do Dragão!

Caverna do Dragão ainda guarda mais surpresas do que aquele maldito unicórnio nos deixa lembrar

Ok, aqui vai um pequeno easter egg, apenas com o objetivo de alegrar a sua noite, e fazer você arrasar naquela sua roda de amigos que realmente briga para ver quem sabe mais coisas inúteis.

Um dos maiores desenhos animados dos anos 80 era Dungeons and Dragons, que aqui foi rebatizado de Caverna do Dragãoe se estendeu por três temporadas, entre 1983 e 1985, antes de abruptamente ser encerrada, deixando para trás uma legião de fãs – e uma legião de teóricos da conspiração, debruçados acerca do último episódio nunca realizado.

caverna do dragão

Bateu uma saudades de ver esses fedelhos em ação…

O lendário quadrinista Mark Evanier desenvolveu a série, que acompanhava um grupo de adolescentes e pré-adolescentes comuns vagando pelo mundo de Dungeons and Dragons, após um misterioso “evento” em um parque de diversões – sim, eu sei que você já está matutando “eles estavam mortos; é outra dimensão; etc, etc”.

Cada um deles recebia um item mágico que, em tese, deveria faze-los equivaler a uma das classes do RPG – ranger, ladinos, etc – mas que nós sabemos que só denunciava o fato de que quem criou a série nunca havia jogado, nem fazia ideia de como Dungeons and Dragons funcionava.

A série era notável justamente pela maneira como abraçava seu universo próprio, e por como levava tudo realmente a sério, sem se tornar demasiadamente caricata. Caverna do Dragão não brincava em serviço, e na época, alguns pais ficavam ligeiramente preocupados com os níveis de violência da série (o que só prova que pais sempre foram uns bocós, porque o desenho nem era tão violento assim).

De toda forma, esse não é o foco dessa postagem. Trata-se de algo um pouco mais bizarro – e muito mais obscuro.

Steve Gerber, o responsável pela bizarrice

Certo, talvez o nome Steve Gerber não seja de conhecimento comum, mas alguns fãs mais hardcore de quadrinhos vão se lembrar dele como o criador do Homem-Coisa, uma espécie de análogo do Monstro do Pântano para a Marvel. Foi durante esse período trabalhando para a Casa das Ideias que Gerber também criou outro bizarro – e icônico – personagem para a editora: Howard, o Pato!

caverna do dragão

Steve Gerber!

Fato é que Gerber acabou pagando o Pato (eu peço imensas desculpas, mas foi inevitável) – ele eventualmente rompeu com a Marvel por conta de uma disputa de direitos autorais sobre o personagem. Sim, pessoas disputaram o direito de clamar Howard, o Pato, como seu.

Pois bem, o que diabos Caverna do Dragão tem a ver com Steve Gerber?

Logo após Gerber tem rompido com a editora, ele seguiu o mesmo caminho de Mark Evanier, e começou a escrever roteiros para desenhos animados – roteiros surpreendentemente bons (os seus episódios para G.I. Joe são considerados icônicos até hoje).

O fato é que ele escreveu o sétimo episódio de Caverna do Dragão, Prison Without Walls, e, como não poderia deixar de ser, Erick e seus amigos acabaram trombando um monstro em um pântano. E adivinhem quem é?

Sim, o Homem-Coisa! Aproveitando para fazer uma rápida aparição, em um dos crossovers mais bizarros já feitos!

caverna do dragão

Olha ele aí!

Você pode conferir o episódio aqui abaixo (pelo menos por enquanto). Se você quiser tirar a dúvida, e ver que esse patético editor não está alcoolizado em plena quarta-feira, pule para o minuto 8:05.

Não finja que você sabia disso. Agora, vá encontrar seus amigos balzaquianos e mostrar que você sabe mais sobre Caverna do Dragão e o Homem-Coisa do que eles. Tenho certeza que todos ficarão impressionados com tamanha sabedoria.

 

Já leu essas?
desconstruindo una
Desconstruindo Una – Desconstruindo a misoginia!
Maestros é a HQ autoral de Steve Skroce
Steve Skroce em novo trabalho autoral na Image!
incriveis
Poderes incríveis – As inspirações para Os Incríveis, da Pixar!
A HQ Deslocamento é singela e sensível
Deslocamento: Um Diário de Viagem – Vida frágil