Home > Quadrinhos > Artigos > Na Teia do Aranha – As 10 Melhores Histórias do Homem-Aranha!

Na Teia do Aranha – As 10 Melhores Histórias do Homem-Aranha!

Ao longo de seus 55 anos de história, o Aracnídeo teve boas e péssimas histórias. Vamos, então, nos focar nas melhores!

10 – Nada pode parar o Fanático!

Essa história está aqui porque… bem, eu gosto dela. Black Tom Cassidy manda o Fanático capturar a Madame Teia, para que ela possa ajudá-los a derrotar os X-Men. Sentindo o perigo, ela chama o Homem-Aranha! Conseguirá o Homem-Aranha derrotar um inimigo implacável? Bom, não. Quero dizer, sim, mas essa é a graça da história. Melhor ler!

aranha homem

Não é uma treta justa, mas rendeu uma boa história!

 

Não há grandes narrativas aqui, nem desenvolvimento de personagem. É simplesmente Peter tentando segurar um inimigo que é do nível do Hulk. É a primeira história “desesperada” do Homem-Aranha, e ela seria repetida em outras lutas, como contra Morlun.

09 – A Conversa

Eu geralmente falo muito mal das histórias do Straczynski, mas essa história vale muito a pena. Depois de uma terrível batalha contra Morlun, Peter volta detonado para casa. Preocupado com seu sobrinho, Tia May vai até seu apartamento, e o encontra com dormindo, com seu uniforme. O que se segue é uma história tocante, sem clichês.

aranha homem

A conversa que só levou 500 edições pra acontecer…

Sério, caíram umas lágrimas quando eu li. Pena que essa história foi desfeita pelo “Um Dia A Mais”…

08 – Homem-Aranha!

A primeira história merece uma menção claro. Ao longo de suas 22 páginas, Amazing Fantasy #15 introduziu ao mundo o maior herói de todos (na minha opinião, claro). Há 55 anos atrás, um adolescente nerd que sofria bullying foi picado por uma aranha radioativa… E, assim como todos nós faríamos, decidiu ganhar dinheiro com seus poderes! Mas ele aprendeu que “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, lição que, até hoje, é a mais importante de todo o mundo dos quadrinhos.

homem-aranha

Amazing Fantasy #15, a primeira aparição do Homem-Aranha. Não que você não soubesse, porque essa capa já é mais manjada que sua cara no espelho…

07 – Se esse é o meu destino…

Peter acaba de entrar na faculdade, mas Tia May fica gravemente doente, de forma misteriosa, quando um novo vilão surge. Quando investiga, Peter descobre que é, na verdade, seu velho chapa, Dr. Octopus, que termina por jogar um maquinário pesado sobre o herói, deixando-o para morrer afogado (pois está entrando água na base do vilão). Pior, o isotopo que pode salvar a vida de sua tia está bem perto de Peter.

aranha homem

Um dos momentos mais intensos da carreira do cabeça de teia!

O Aranha então reflete sobre sua vida, sobre ter falhado com tio Ben, e agora com May. Essa história viraria um ícone, e, volta e meia, Peter se vê em uma situação similar (devido a falta de originalidade dos autores).

06 – A Última Caçada de Kraven

Depois de inúmeras derrotas, Kraven percebe que está ficando fraco, pois a poção que toma está perdendo o efeito (afinal, ele tem mais de 70 anos!). Ele percebe que seu maior feito será derrotar o Homem-Aranha, e assim o faz. Peter, que tinha acabado de se casar com Mary Jane, cai em uma armadilha e acaba enterrado vivo, enquanto Kraven prova “ser um Homem-Aranha melhor”, assumindo o manto do herói e combatendo o crime, até mesmo derrotando um inimigo que o Peter sozinho não tinha conseguido derrotar.

aranha homem

Kraven, mais louco do que nunca!

Quando Peter finalmente sai de sua cova (guiado pelo seu amor por MJ), ele confronta o vilão, que o desdenha, afinal ele poderia ter matado Peter a hora que quisesse e, ainda por cima, foi um “Homem-Aranha Superior”. E esse nem é o desfecho da história!

05 – A Morte do Homem-Aranha

Essa história, na verdade, se passa no universo Ultimate. Peter Parker é gravemente ferido, tentando proteger o Capitão América do Justiceiro, e acaba baleado. Porém, neste momento, seus inimigos o atacam e ele precisa proteger MJ e a tia May de Norman Osborn. Peter luta bravamente… e morre.

aranha homem

Um dos momentos mais tristes do Homem-Aranha… Ultimate.

A história é legal, mas o funeral do Homem-Aranha é épico. Bendis trabalha o funeral claramente como se fosse a morte do Peter 616 (o “universo normal”), com milhares de pessoas velando o seu corpo, e o Homem-Aranha finalmente sendo reconhecido como o grande herói que ele é.

Não há momento mais poderoso do que, quando Tia May está indo para o velório, encontra uma menina que tem o rosto com uma cicatriz. Ela diz a May que, se não fosse Peter, ela teria morrido, e oferece um abraço para consolar a Tia do herói. Se você não se emocionar com esta história, você não tem coração e eu não gosto de você.

04 – Homem-Aranha: Azul

Antes de Jeph Loeb se tornar um sinônimo de histórias ruins, ele tinha uma linha de histórias, desenhadas por Tim Sale, cujo tema eram cores. Tivemos Demolidor: Amarelo (referência à época que seu uniforme era amarelo), Hulk: Cinza (era a “primeira cor” dele) e Capitão América: Branco (sei lá o porque). Mas aqui, “Blue” tem o sentido de tristeza, pois Peter grava, em uma fita, suas memórias com Gwen Stacy.

aranha homem

Um dos momentos mais tristes do Homem-Aranha… fora da continuidade.

Apesar de ser uma recontagem, a história vale pois é uma versão “atualizada” do Aracnídeo… e bem emocionante… Droga, parem de me fazer chorar!

03 – A Morte da Capitã Jean DeWolff

Capitã DeWolff era uma personagem secundária, menor, que sempre ajudava o Aracnídeo. Porém, logo no começo da história, ela é assassinada dentro de sua casa. Peter, ainda abalado com a morte de Gwen (logo abaixo), fica chocado com mais uma morte em sua vida, principalmente ao perceber que Jean era apaixonada por ele, e ele nunca percebeu.

aranha homem

Pobre Capitã Dewolff. Policiais não dão sorte com o Aranha…

O que se segue é uma história de vingança, com Peter descobrindo quem é o Devorador de Pecados (o vilão da história) e o fato que, a única coisa entre os poderes do Aracnídeo e o pobre louco que acreditava estar fazendo as obras de Deus… É o ninguém mais, ninguém menos que o Demolidor!

02 – A Noite que Gwen Stacy Morreu

Morte nos quadrinhos, hoje, é tão banal que é até esperada. Porém, há 44 anos atrás, o mundo foi pego de surpresa quando a namorada de Peter Parker, Gwen Stacy, morre. Parecia ser uma história padrão – Duende Verde sequestra Gwen, provoca o Homem-Aranha – mas que termina quando o vilão JOGA A COITADA DA PONTE GEORGE WASHINGTON! Um desfecho trágico, quando, ao tentar segurar sua queda, Peter acidentalmente quebra o pescoço de Gwen.

aranha homem

Agora sim! O momento mais triste da história do Homem-Aranha ever!

Agora, há quem diga que ela já estava morta, quando Norman a jogou, mas convenhamos… O que pode ser mais Homem-Aranha do que o próprio Peter acidentalmente matar a mulher que ele ama?

Também não é o fim da história, e sua repercussão é sentida até hoje.

01 – O Garoto que colecionava Homem-Aranha

Tim Harrison é um garoto que coleciona tudo sobre o Homem-Aranha, desde as notícias do jornal, suas lutas na televisão, e até mesmo balas perdidas de bandidos! Até que, um dia, o próprio Aranha vai visitá-lo. Aqui, temos uma viagem pela história do Aranha, com um twist surpreendente no final.

aranha homem

Se essa história não mexe com você, você está morto por dentro.

Cara, você pode até não ter se emocionado Homem-Aranha: Azul (desalmado!) ou A Morte do Homem-Aranha (sem coração!), porém se você não se emocionar com essa história… você não é legal, e eu não quero ser seu amigo. E eu não estou chorando, é o sono.

BÔNUS!

00 – Homem-Aranha Superior

Assim como no caso do Venom, sou uma minoria aqui no Formiga que gosta dessa história. Contudo, eu a acho muito legal. Estamos tão acostumados com Peter levando a vida do jeito que leva, que nunca nos questionamos “por que as coisas dão errado?” Dr. Octopus, no corpo de Peter Parker, decide ser um Homem-Aranha melhor, superior (daí o título), e ele melhora bastante a vida de Peter… Porém, percebe que não está a altura da responsabilidade que ele tem.

aranha homem

Doc Oc + Homem-Aranha

Essas são as melhores histórias (na minha humilde opinião). E agradeçam, pois não listei as piores histórias…

Este artigo faz parte do nosso Especial Homem-Aranha! Dê uma conferida no nossa Na Tela, com os momentos mais marcantes do personagem nos quadrinhos; nosso Na Cabinecom as primeiras impressões do filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar; nossa crítica do filme; um ranking com os 10 melhores vilões do personagem; um ranking com as aparições do aracnídeo no cinema; e a história da controversa criação do personagem!

Já leu essas?
desconstruindo una
Desconstruindo Una – Desconstruindo a misoginia!
Maestros é a HQ autoral de Steve Skroce
Steve Skroce em novo trabalho autoral na Image!
incriveis
Poderes incríveis – As inspirações para Os Incríveis, da Pixar!
A HQ Deslocamento é singela e sensível
Deslocamento: Um Diário de Viagem – Vida frágil
  • Silva snake

    Ainda não li essa do garoto que colecionava Homem-Aranha, mas pra mim a morte da Gwen Stacy e as estórias que logo se seguiram (que lidam com as consequencias e repercussões) é a melhor! A carga dramática e trágica do acontecimento… cara, é genial mesmo!