Home > Quadrinhos > Artigos > 10 filmes que você não sabia que eram inspirados em HQ’s!

10 filmes que você não sabia que eram inspirados em HQ’s!

10 Filmes baseados em HQ’s – e nem tem Marvel e DC

O cinema tem cada vez mais carecido de histórias originais. Comprando direitos de novos romances e apostando em sequências desnecessárias, Hollywood vem perdendo seu encanto a cada nova temporada de lançamentos. Com a revolução do cinema de super-heróis neste século, a rede de segurança da indústria jogou os olhos nos quadrinhos, a Nona Arte.

Mas isso não é algo recente. Na verdade, os quadrinhos estão envolvidos com o Cinema desde a concepção da Sétima Arte. Passada a primeira fase concentrada em filmes documentais, o Primeiro Cinema se concentrou em adaptar as pequenas narrativas banais de tirinhas de jornal. Então, desde sua origem que o Cinema está diretamente ligado com os quadrinhos.

Com Atômica, temos mais uma daquelas adaptações de quadrinhos desconhecidos. Selecionamos aqui dez obras baseadas em quadrinhos que você nem fazia ideia que eram adaptações da nona arte.

10. OLDBOY

10 filmes

O já clássico filme sul-coreano que consagrou Chan-Wook Park é inspirado em um mangá homônimo de 1996 escrito por Garon Tschiya e Nobuaki Minegishi. Tanto que o remake de Spike Lee tenta ser mais próximo da narrativa original. A ideia principal se mantém nos dois filmes: um herói é aprisionado por longos anos e depois procura vingança.

No mangá, o protagonista é preso por uma década e não há matança até o clímax da história. Também não há aquela sequência fenomenal da luta com a marreta, nem a reviravolta do incesto. Por isso que adaptações bem-feitas tendem a permanecer na nossa memória por longos tempos.

9. ESTRADA PARA PERDIÇÃO

10 filmes

O segundo filme de Sam Mendes é inspirado pelo quadrinho homônimo de Max Allan Collins lançado em 1998. Os quadrinhos fizeram sucesso e são inspirados em histórias do mangá O Cavaleiro Solitário. Porém, a narrativa de Collins é mais ousada atravessando a história dos Estados Unidos em diversas gerações: desde a Grande Depressão até o pós-guerra do Vietnã. O look do longa é tão fantástico que até rendeu um Oscar de Fotografia para Conrad Hall.

8. FONTE DA VIDA

10 filmes

Que Darren Aronofsky é fã de quadrinhos, muita gente já sabe. Em Noé, a fissura foi tanta que o diretor procurou desenvolver a narrativa primeiro no formato de graphic novel antes de jogar para as telonas. Mas isso também foi feito Fonte da Vida, cuja história é de Aronofsky também.

Com Fonte da Vida, Aronofsly adaptou pela primeira vez uma HQ. E isso chegou perto de nunca acontecer. No primeiro tratamento, o filme estrelaria Brad Pitt e Cate Blanchett custando 70 milhões de dólares, mas quando Pitt abandou a produção, tudo foi brevemente encerrado.

Aronofsky não estava nada contente e procurou fazer o filme de toda a forma, nem que significasse cortar o orçamento pela metade. E assim foi feito. A Warner aprovou o projeto que ficou muito menos ambicioso no visual pela falta de verba.

7. A FAMÍLIA ADDAMS

10 filmes

A Família Addams talvez seja o quadrinho mais antigo a figurar nessa lista, afinal seu lançamento é marcado pelo ano de 1938. A família tenebrosa que rendeu diversos filmes e seriados e diversas outras cópias de sua proposta foi publicada até 1988 e ainda assim demorou até 1991 que Gomez, Mortícia, Quarta-feira e Lurch tivessem sua estreia nos cinemas.

Apesar do longa não ser grandes coisas, fez bastante sucesso conseguindo até render uma sequência medíocre nas mãos de Barry Sonnefield. Uma grande curiosidade era que as tirinhas publicadas no New Yorker eram extremamente pouco detalhadas. Os personagens só foram ganhar nomes próprios quando tiverem sua estreia na televisão em 1964.

6. DO INFERNO

10 filmes

Sim, nós sabemos. Alan Moore é um gênio reconhecido em vida e todo mundo que ama Watchmen e outras de suas obras tem a obrigação de saber que Do Inferno é um de seus quadrinhos mais importantes. Mas infelizmente o mundo não é do jeito que queremos e muita gente desconhece que o filme de 2001 com Johnny Depp é inspirado pela HQ do mago Moore.

Como na maioria das adaptações de suas obras, Moore detesta Do Inferno e não com menos razão já que o filme também não consegue fugir da mediocridade mesmo que tenha boas doses de fotografia elaborada e design de produção caprichado. A versão hollywoodiana de Do Inferno é extremamente simplificada se tornando um filme de investigação ordinário.

Se você gosta da história do Jack Estripador e do terror que ele causou na Londres vitoriana, então a leitura da HQ é mais que obrigatória.

5. UMA HISTÓRIA DE VIOLÊNCIA

10 filmes

Um dos melhores filmes de David Cronenberg também é inspirado por uma HQ lançada em 1997.  Assim como Aronofsky, Cronenberg é fã declarado dos quadrinhos, muitas vezes chamando a arte como “fonte inesgotável de grandes histórias”.

Mesmo que seja inspirado pela HQ, o roteiro de Josh Olson tomou diversas liberdades criativas que desviram bastante a adaptação do material original. A narrativa da HQ não é linear, além de alguns personagens terem sua essência alteradas. Uma versão complementa a outra.

4. O MÁSCARA

10 filmes

Sim, O Máscara vem diretamente dos quadrinhos lançados em 1989! Hoje é impossível disassociar a figura com a performance fantástica de Jim Carrey e também da excelente animação. Para comportar a narrativa para o maior público possível, a Warner decidiu baixar o tom grotesco dos quadrinhos para uma comédia um tanto mais ousada, mas que já lembrasse suas grandes produções animadas de slapstick como Tom e Jerry.

Os quadrinhos são mais densos, sombrios e violentos com muitos assassinatos. Nada similar ao tom cartunesco dos filmes, né?

3. COWBOYS E ALIENS

10 filmes

Você ainda se lembra dessa loucura aqui? Para impulsionar a carreira de Olivia Wilde, Daniel Craig e Jon Favreau, esse bizarro longa surgiu nos cinemas em 2011. Não é um grande filme, nem uma boa história, mas os roteiristas tomaram grande liberdade para adaptar a HQ homônima lançada em 2006.

2. AZUL É A COR MAIS QUENTE

10 filmes

O longa mais lembrado por sua grande cena de sexo entre as protagonistas também vem diretamente das páginas de uma graphic novel publicada em 2010. Assim como diversos outros, o filme coleciona desafetos da autora da HQ original, Julie Maroh. Criticou a abordagem do diretor para a dita famosa cena, além de ter reclamado da mudança completa do final de sua obra. O quadrinho também é belo contando com diversos desenhos curiosos e bastante pessoais.

1. HOMENS DE PRETO

10 filmes

O clássico longa de 1997 que encantou toda uma geração também é inspirado em uma HQ homônima de 1990. Mesmo que os longas tenham conseguido cravar uma das melhores duplas de “detetives” do Cinema, o quadrinho tem muitos méritos por si e uma delas é a ideia original da organização secreta de agentes investigadores de casos extraterrestres munidos de armas futuristas e apagadores de memórias.

Os quadrinhos se distinguem também pelo tom muito mais ambicioso e sombrio. Aqui, os homens de preto não enfrentam apenas aliens, mas quase tudo que é sobrenatural como lobisomens, zumbis e demônios.

MENÇÃO OBRIGATÓRIA – ATÔMICA

10 filmes

O novo longa da Universal com Charlize Theron (confira nossa crítica) é inspirado na graphic novel batizada de A Cidade Mais Fria escrita por Antony Johnston com ilustração minimalista de Sam Hart. A trama da HQ também é bastante densa, mas ousa mais no comentário sociopolítico sobre a queda do Muro de Berlim em 1989. Recentemente, a Darkside Books lançou uma edição de luxo em capa dura com a graphic traduzida. Já está disponível nas livrarias e você pode comprar aqui também.

E você? Conhece mais filmes que são inspirados em HQs e que pouca gente conhece? Deixe sua opinião nos comentários!

Já leu essas?
liga da justiça dc
Liga da Justiça DC? Também tem da Marvel, Image, do mal, etc…
Resenha de Shenzhen: Uma Viagem à China, de Guy Delisle
Shenzhen: Uma Viagem à China – Estranho numa terra estranha!
Alena Kim W Andersson
Kim W. Andersson, autor de Alena, no Formiga na Tela!
A Liga da Justiça e suas cinco melhores HQ's
A Liga da Justiça em cinco ótimas HQ’s!
  • Elza Torquato Rennan Sales

    Tem o Corvo também, clássico com Brandon Lee, Scott Pillgrim, Kick Ass, Heróis Muito Loucos, Howard O Pato.

    • Pensei em colocar O Corvo tbm, Elza, mas não coube na lista. Os outros são mais conhecidos, com exceção de Heróis Muito Loucos. Abs!