Home > Programas > FormigaCast > Transmídia na pauta do FormigaCast!

Transmídia na pauta do FormigaCast!

Transmídia como tendência 

Muito tem se falado a respeito de Transmídia, sobre como a indústria cultural cada vez mais se vale destas estratégias e por aí vai. Em primeiro lugar, é preciso deixar claros quais são os parâmetros deste conceito relativamente novo, porém cada vez mais presente. Transmídia, em linhas bem gerais, é o desdobramento de uma narrativa fora de sua mídia original, expandindo os universos e as mitologias dos mundos fictícios do cinema, dos games, quadrinhos, seriados, livros e por aí vai. Isso mesmo! Estamos falando daquele tipo de caso em que, por exemplo,um personagem não tem muito desenvolvimento em um filme, mas acaba ganhando um livro que revela sua história.

Transmídia

Star Wars é hoje o exemplo mais bem acabado de Transmídia!

Pensou em Star Wars? Claro, esse é o exemplo mais gritante hoje em dia. Só que o conceito já foi e continua sendo aplicado em outros diversos casos de franquias diferentes. Essa foi a pauta de mais um episódio do FormigaCast, trazendo à mesa a iniciativa nas continuações de Matrix, com suas animações e game, assim como as franquias da Marvel, também nas mãos da Disney, e outras não tão evidentes quando o assunto é Transmídia.

Uma grande negócio para os conglomerados? Com certeza, mas o quanto isso interfere na criatividade dos artistas envolvidos e explora o fanatismo de uma boa parcela do público? A conversa passou por esses e outros tópicos. Ouça nosso bate-papo e dê sua opinião sobre o assunto!

 

Curtiu? O que você tem a dizer sobre o fenômeno Transmídia?

Passamos por alguns casos que configuram Transmídia, assim como outros mais sutis, que poderiam ser chamados de Crossmedia. Você acha que esse tipo de estratégia é boa, de uma forma geral, seja para o mercado ou para o fã mesmo. Conte para nós! Mande um email para podcast@formigaeletrica.com.br e deixe a gente saber sua opinião.

Daqui a quinze dias, voltamos com mais uma pauta legal. Até lá!

Já leu essas?
karl edward wagner
Karl Edward Wagner – Sobre Kane, drogas, escrita e Espada & Feitiçaria!
simpsons
A Disney comprou os Simpsons! E agora? Alguém ainda liga?
alive
Alive – O domínio japonês sobre o gênero do horror!
Os Quadrinhos de terror da EC Comics
Os Quadrinhos de Terror da EC Comics no Formiga na Tela!