Home > Programas > Formiga na Tela > Spectreman e outras tosquices no Formiga na Tela!

Spectreman e outras tosquices no Formiga na Tela!

Spectreman, Hercules e outras séries toscas que amávamos!

Vamos apelar para a nostalgia neste episódio. Que tal lembrar de algumas séries de TV que faziam nossa alegria entre nossa infância e adolescência? Claro que não é preciso muito esforço para reconhecer que elas não são exatamente uma maravilha. Na verdade, estamos falando de produtos televisivos em uma época sem muita preocupação com a qualidade, fosse visual ou conceitual. Bem, não importa, pois a memória afetiva manda aqui e comentamos sobre pérolas que faziam alegria da molecada. Entre elas, Spectreman, Hercules, Manimal, Os Cavaleiros Misticos de Tir Na Nog e Brimstone. 

Entre as décadas de 1980 e 90, esses exemplares nos divertiram. Com a idade, o senso crítico não perdoa e resolvemos comentar algumas particularidades não muito agradáveis sobre elas. Por exemplo, a precariedade dessas produções exigia o descarado reaproveitamento de cenas, como em Manimal, cujo protagonista tinha o poder de se transformar em qualquer animal, porém se transformava sempre nos mesmos três. Brimstone mostrava um policial que foi para o inferno ajudando o Diabo a encontrar almas fugitivas, mas o pouco dinheiro não permitia que a história se deslocasse para outra cidade.

Spectreman e outras séries toscas no Formiga na Tela

Spectreman, um dos destaques na conversa deste episódio!

As premissas bem pouco criativas das séries da época são exemplificadas em Os Cavaleiros Misticos de Tir Na Nog, que usou a mesma fórmula de Power Rangers em um cenário de fantasia medieval(!). O japonês Spectreman é outro caso clássico, vindo no embalo da família Ultra, mas muitas vezes parecendo uma espécie de paródia da famosa franquia, com seus vilões simiescos e as máscaras sem expressão facial.

Confira esse lado da TV antiga, bem longe de clássicos como Além da Imaginação ou O Prisioneiro. Confira nosso bate-papo sobre essa época e dê um like no vídeo, compartilhando e comentando. Se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal e sinta-se à vontade para mandar um email para o endereço que está no fim desta descrição.

É isso. Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Marshal Law no Formiga na Tela
Marshal Law, de Pat Mills, no Formiga na Tela!
O filme A Vilã no Formiga na Tela
O filme A Vilã comentado no Formiga na Tela!
séries 2018
As grandes promessas para a temporada de séries 2018!
minha história
Caminho de Formiga #05 – Minha história daria um filme. Será?
  • Superhuman Samurai Syber Squad era no mesmo esquema de Power Rangers, assim como VR Troopes da Saban, tinha aquela ideia de entrar dentro do computador (copiando Tron), era uma uma produção da DIC Entertainment, mas sim, usava cenas da série japonesa Gridman da Tsubaraya, a mesma de Ultraman, em 2015 teve um curta em anime e esse ano vai ter um novo anime. Essas empresas tentavam se renovar, a Toho de Godzilla fez Cybercop – Os policiais do Futuro

    Hércules eram telefilmes sim, foram cinco que serviram como piloto, depois veio a série, o Anthony Quinn foi substituído por outro ator, há inclusive um longa de animação chamado Hercules and Xena: The Battle for Mount Olympus.