Home > Programas > Formiga na Tela > Planeta Proibido, clássico da ficção científica, no Formiga na Tela!

Planeta Proibido, clássico da ficção científica, no Formiga na Tela!

Planeta Proibido, um marco para o sci fi no cinema

Lançado em 1956, dirigido por Fred M. Wilcox e estrelado por um jovem Leslie Nielsen, Planeta Proibido (Forbidden Planet) é um filme de ficção científica que se destacou de seus pares da época. Com um roteiro que tomou emprestado elementos de A Tempestade, de William Shakespeare, ele inovou nos efeitos especiais excelentes para a época, um detalhe que era o calcanhar de aquiles em vários outros filmes contemporâneos. Também apresentou ao mundo um personagem que tornou-se um ícone no gênero: Robby, o robô. O simpático personagem até apareceria depois em outro filme, O Menino Invisível, no ano seguinte, além de uma participação em um episódio de Perdidos no Espaço, em 1965.

Planeta Proibido na pauta do Formiga na Tela!

Dr. Morbius (Walter Pidgeon) e o Robby, o robô.

Ambientado em 2200, Planeta Proibido acompanha uma nave comandada pelo Comandante Adams (Nielsen), enviada ao planeta Altair IV, com o objetivo de descobrir o que houve com a expedição que partiu vinte anos antes com a nave Belerofonte. Próximos de pousar, o contato via rádio com o Dr. Edward Morbius surpreende a tripulação, já que este diz ser o único sobrevivente da Belerofonte e que não necessita de nenhuma ajuda. Evidente que eles insistem e pousam mesmo assim, não demorando a descobrir que existe um enorme poder e misterioso poder agindo por ali.

Clássico indispensável do cinema de ficção científica, Planeta Proibido foi o tema deste episódio do Formiga na Tela, onde a conversa passou pelo diferencial que o filme trouxe, distanciando-se dos temas comuns à época. Isso também evitou que se tornasse datado como um recorte do período histórico no qual foi produzido. Também não haveria como falar dele sem citar a enorme influência que exerceu em Gene Roddenberry para a criação de Star Trek – aproveite e dê uma olhada nestes TOP 10 da Série Clássica e da Nova Geração.

Assista, curta, inscreva-se, comente e compartilhe! Semana que vem tem mais.

Confira!

Já leu essas?
Estreias nos Cinemas – 17/08
melhores livros de ficção científica
Os Melhores Livros de Ficção Científica de 2017! (Até aqui…)
Crítica de Lady Macbeth
Lady Macbeth – William Shakespeare ficaria orgulhoso!
Crítica de Afterimage, de Andrzej Wajda.
Afterimage – O canto do cisne de Andrzej Wajda!