Home > Programas > FormigaCast > Frankenstein fez 200 anos e está no FormigaCast!

Frankenstein fez 200 anos e está no FormigaCast!

Os 200 anos do clássico livro Frankenstein

O livro Frankenstein estreou em 1818, escrito por Mary Shelley. Influenciada pelos avanços científicos da época, entre eles, os experimentos de Luigi Galvani, a esposa do famoso poeta Percy Shelley passou por uma série de circunstâncias que moldaram a obra. Além da famosa noite gótica, em 1816, quando ela e o marido visitaram outra figura de respeito no mundo das letras, Lorde Byron, seu romance traz vários detalhes que se confundem com sua própria história de vida. De forma alegorizada, é claro, a autora inseriu várias de suas angústias reais.

Não tem Frankenstein na estante? Clique na imagem!O livro Frankenstein no FormigaCast.

A história de Victor Frankenstein, com sua obsessão em dar vida a uma criatura feita de pedaços de cadáveres, dominando assim a morte, continua atual por uma série de fatores. Diferente da figura que o cinema popularizou, com a cabeça quadrada, parafusos no pescoço e falta de inteligência*, a criatura apresentada no livro cria facilmente uma identificação com seus leitores. Inteligente e articulado, o monstro não é apenas uma metáfora para os perigos da ciência irresponsável, cujos atos punem seu criador, mas toda situação em volta dele evoca assuntos sobre religião e família, entre vários outros tópicos.

*(Imagem criada pelos estúdios Universal)

Janeiro de 2018 marcou os 200 anos do livro Frankenstein. Nada melhor do que um podcast para comentar o alcance e a relevância do clássico. Ouça e comente! Aproveite e acesse também nossos vídeos sobre Drácula e O Médico e O Monstro.

Curtiu nosso papo sobre Frankenstein?

É pouco tempo para dar conta de algo tão importante, mas fizemos o possível. A imagem da criatura em diversas versões é tão presente que já se tornou um fenômeno cultural difícil de mensurar. E o que você achou? Gostou, odiou ou faltou informação e você ficou com vontade de nos xingar? Deixe a gente saber a sua opinião, mandando um email para podcast@formigaeletrica.com.br.

Até o próximo programa, com mais um bate-papo legal sobre um tema bacana!

Já leu essas?
Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela
Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela!
drizzt
Drizzt Do’Urden ganhará mais uma trilogia pelas mãos de R.A. Salvatore!
Resenha de Piquenique Na Estrada
Piquenique Na Estrada – Você não é especial!
O Fantástico Sulista: Das terras gaúchas, o movimento fantástico – Parte I!