Home > Programas > FormigaCast > Lovecraft na pauta do FormigaCast!

Lovecraft na pauta do FormigaCast!

Um papo sobre a influência e o interesse pela obra de H. P. Lovecraft

A vida curta de Howard Philips Lovecraft (1890-1937) é inversamente proporcional ao alcance e influência de sua obra. O reconhecimento póstumo do escritor, com autores de todas as vertentes da literatura fantástica entre seus admiradores, ganhou novas dimensões no século XXI. Por quais motivos os escritos deste mestre do macabro mantém uma legião de fãs enorme, só aumentando ao longo dos anos? Como essas divindades profanas, que enlouquecem os personagens que tomam conhecimento de sua existência, continuam fascinando leitores ávidos por um terror de qualidade? Será que Lovecraft tinha a mais vaga ideia do culto que se formaria em torno de seu trabalho?

HP Lovecraft no FormigaCast

O pai de Cthulhu e cia.

Apesar do tempo decorrido, Cthulhu e outros deuses antigos continuam arrepiando graças ao caráter psicológico deste horror cósmico. Em tempos tão cínicos, nada mais atual do que conceitos que lidam com a insignificância do homem dentro de um contexto muito maior. Talvez aí resida a grande qualidade do trabalho de Lovecraft, que capturou o espírito de um tempo que não viveu. Exatamente por isso é que vale a pena conversar sobre essa grande cabeça do terror e do fantástico em geral.

Este episódio do FormigaCast traz uma conversa sobre essas particularidades, assim como alguns detalhes biográficos que ajudam a compor este quebra-cabeça da longevidade e da influência de H. P. Lovecraft. Ouça sem medo de enlouquecer!

Gostou? Já era íntimo desta obra?

Um podcast é pouco para cobrir essa trajetória. Ainda poderíamos falar muito mais, mas diga-nos o que achou, o que você acha que faltou e quaisquer observações que queira fazer. Comente aí ou escreva para podcast@formigaeletrica.com.br. Voltamos daqui a quinze dias (o dia de publicação é sempre  sexta-feira) para mais um bate-papo legal sobre assuntos que orbitam o universo da Cultura Pop. Até lá e continue conosco!

Tá faltando Lovecraft na sua coleção? Clique nas imagens abaixo:

     

Já leu essas?
Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela
Vinte Mil Léguas Submarinas no Formiga na Tela!
O livro Frankenstein no FormigaCast.
Frankenstein fez 200 anos e está no FormigaCast!
drizzt
Drizzt Do’Urden ganhará mais uma trilogia pelas mãos de R.A. Salvatore!
O Fantástico Sulista: Das terras gaúchas, o movimento fantástico – Parte I!