Home > Programas > Formiga na Tela > Uma análise do gênero Terror no Formiga na Tela!

Uma análise do gênero Terror no Formiga na Tela!

Um passeio pelo gênero Terror

O Formiga na Tela desta semana tem um formato diferente, trazendo uma palestra sobre um dos gêneros mais explorados no cinema, ainda que com resultados, em sua grande maioria, risíveis. O Terror sempre gerou um fascínio sobre as pessoas, paradoxalmente procurando criar sensações desagradáveis em seu público. Demorou bastante para ser levado a sério, mas isso não impediu que fosse criada uma base de fãs muito fiel para esse tipo de produção, que não diminui apesar da quantidade de obras descartáveis despejadas todos os anos nas telas. Mas qual foi o caminho trilhado pelo Terror, desde sua estreia nas telonas até o que vemos hoje? Como a literatura do gênero, muito mais bem sucedida, é claro, fez sua migração para a mídia audiovisual?

(Confira também estes artigos sobre o Terror na literatura e os filmes clássicos do gênero)

Análise do gênero Terror no Formiga na Tela

O assunto rende bastante, passando até por algumas explicações a respeito dos motivos que levam o espectador a procurar uma experiência que lhe cause medo, além das causas biológicas que existem por trás de tal emoção tão comum a nós. Como o nível de ameaça que os monstros clássicos representaram no começo do século XX mudou ao longo das décadas, por conta da mudança do perfil do público? Por que as novas entidades foram mais eficientes em gelar a espinha de plateias ao redor do mundo? Tudo isso é interessante para quem procura informações sobre o gênero Terror.

Confira esse Formiga na Tela que foge um pouco do nosso formato comum, mas ainda capricha no conteúdo para quem gosta de cinema e dispensa bobagens. Caso ainda não siga o canal Formiga Elétrica, inscreva-se e não perca nossos vídeos semanais. Dê um like, comente e compartilhe. Deixe a gente saber a sua opinião. Se preferir, escreva para natela@formigaeletrica.com.br   e mande sua sugestão ou o que mais quiser nos dizer. Por hoje é só, mas na semana que vem estaremos de volta. Até lá!

Confira!

Já leu essas?
Crítica de Tempestade: Planeta em Fúria
Tempestade: Planeta em Fúria – O espectador também…
Crítica de Além da Morte
Além Da Morte – E também da qualidade, inteligência e do bom senso!
Resenha Elric de Melniboné
Elric de Melniboné no Formiga na Tela!
Crítica do filme Bom Comportamento
Bom Comportamento – Marginalidade pulsante e afetos desajustados!