Home > Programas > Formiga na Tela > Fuga de Nova York na pauta de mais um Formiga na Tela!

Fuga de Nova York na pauta de mais um Formiga na Tela!

Grande momento de John Carpenter em Fuga de Nova York

Um dos filmes mais conhecidos e amados dentro da extensa carreira de John Carpenter, Fuga de Nova York (Escape From New York, 1981) deixou na memória do público a figura de Snake Plissken. Esse protagonista, na pele de um Kurt Russell inspirado nos trejeitos de Clint Eastwood, trouxe vários elementos que se tornariam marcas registradas em filmes de ação norte-americanos. Apesar do orçamento alto para os padrões de Carpenter, já famoso naquele momento graças ao sucesso de Halloween, a aventura futurista ambientada em 1997 (bem, naquela época, isso parecia bem distante) não escapa da classificação de filme B, o que não é, de forma alguma, um demérito.

A premissa trouxe algo das posições políticas do diretor. Com a ilha de Manhattan transformada em uma gigantesca prisão de segurança máxima, abrigando os piores criminosos dos EUA, nada mais natural que alguma coisa saísse errada. Graças a um imprevisto no avião presidencial, o presidente acaba caindo no meio deste lugar e é feito refém. A solução é coagir um condenado a realizar esse resgate sozinho, mas alguém com um treinamento adequado. Alguém aí lembra da célebre frase “Call me Snake“?

Fuga de Nova York no Formiga na Tela

Envelheceu bem

Com um charme todo especial, Fuga de Nova York ainda se mantém uma filme bastante divertido se visto hoje. Não influenciou apenas o cinema e os brucutus seguintes (embora Kurt Russell nem esteja nesta categoria), mas, graças ao seu tom de ficção científica distópica, também inspirou um certo William Gibson – por incrível que pareça – a escrever seu romance mais famoso: Neuromancer. John Carpenter faria depois outros filmes memoráveis, inclusive repetindo a parceria com Russell, como em O Enigma de Outro Mundo, mas Snake Plissken tem um lugar especial nesta galeria. Mesmo com a continuação inútil de 1996, que serve como mera paródia do original, conforme você confere neste vídeo.

Fuga de Nova York foi o tema do bate-papo em mais um Formiga na Tela. Inscreva-se no canal, curta o vídeo, comente e compartilhe. Conte para nós se gosta muito, pouco, ou mesmo se odeia o filme e prefere outros de John Carpenter. Nos vemos novamente na semana que vem!

Confira!

Já leu essas?
Crítica de Mulheres Divinas
Mulheres Divinas – Raso, mas ainda relevante!
ccxp 2017
CCXP 2017 faz a alegria dos fãs com painéis cheios de atrações!
Dcocumentário Lumiere
Lumière! A Aventura Começa – Autores no Cinema de Atrações!
Prós e Contras do Streaming.
Prós e contras do Streaming no papo do FormigaCast!