Home > Programas > FormigaCast > FormigaCast e os Heróis dos Pulps!

FormigaCast e os Heróis dos Pulps!

Antes dos super-heróis, havia um outro tipo de aventureiro/justiceiro que fazia a alegria de um público variado. O início do século XX viu a ascensão das publicações pulp, que traziam histórias de temáticas variadas, protagonizadas por personagens que seriam fundamentais para a formação de um ramo forte da indústria do entretenimento. A equipe do Formiga Elétrica bateu um papo sobre os heróis dos pulps, sua influência e como continuam a marcar presença na cultura pop.

Ouça, baixe, assine, comente e compartilhe! Voltamos na próxima semana!

Já leu essas?
incriveis
Poderes incríveis – As inspirações para Os Incríveis, da Pixar!
Homem Aranha HQ
Momentos marcantes do Homem-Aranha nas HQ’s no Formiga na Tela!
Expectativa por Rick and Morty season 3
Rick and Morty é o assunto da vez no Formiga na Tela!
Rambo II - A Missão no Formiga na Tela
Rambo II – A Missão é a pauta neste Formiga na Tela!
  • A série Tarzan: The Epic Adventures estrelada pelo Joe Lara tinha esses elementos fantásticos, os desenhos da Filmation e da Disney (série baseada no filme) tinham esses elementos, Zorro estrelou na mesma revista que o Tarzan, o Douglas Fairbanks foi apresentado a novela e adaptou no ano seguinte, o filme fez com que o MCculley criasse novos romances, o Lone Ranger tinha o Zorro como influência, a Republic Pictures adaptou os dois e em filmes e seriados cinematográficos, isso pode ter ajudado a confundir, recentemente, a Dynamite fez um crossover entre os dois e uma outra, Masks com um descendente do Zorro e o Besouro Verde, sobrinho neto do Lone Ranger, houve outros casos onde personagens mascarados receberam o nome de Zorro, como o filme Ridin’ the Trail (1940), estrelado por Fred Scott que recebeu o nome de El Zorro Negro na Argentina, esse projeto do Zorro futurista existe desde 2005, mas teve uma série animada chamada Zorro, Geração Z onde um descendente tinha uma espada de luz, John Carter é anterior ao Buck Rogers, a King tentou adapta-lo, mas não conseguiu convencer o Edgar Rice Burroughs, o Alex Raymond foi chamado para reformular o projeto, ele se inspirou no romance When Worlds Collide de Philip Wylie e Edwin Balmer; onde um planeta órfão entre em colisão com a Terra, surgia então o Flash Gordon, When Worlds Collide teve uma sequencia e uma tira de jornal, o Rogers é retrô, o TvTropes o defini como um misto de Zeerust e Raygun gothic, Gladiator foi adaptado pelo Roy Thomas tanto na Marvel, quanto na DC, na DC ele teve influência na cronologia, a série do Rogers dos anos 70 tal como Galactica, teve influência de Star Wars, o produtor de ambas, Glen A. Larson ainda chamou o concept artist Ralph McQuarrie. A primeira versão do Superman, criado como um conto para um fanzine, era muito parecida com a do Gladiator, só que era um vilão. Esse The Black Bat é uma segunda versãopublicada pela editora Nedor, esse chegou a inspirar um herói na editora Nedor chamada Mask, ela e a DC chegaram a brigar e entraram em acordo, há quem diga que o Bill Finger copiou alguns elementos do uniforme do The Black Bat. Falam em novos filmes de Flash Gordon e Buck Rogers.

  • Domínio público nos Estados Unidos é complicado, a Dynamite pega alguns de domínio público e outros que ainda tem donos, Tarzan e John Carter estão com os contos originais em domínio público, mas a ERB, Inc. possui direitos de marca registrada e chegou a processar a editora, mas entraram em acordo, o mesmo acontece com o Zorro, a lei americana diz que o direito autoral são 95 após a primeira publicação, mas há casos especiais, eu falei disso no blog:http://quadripop.blogspot.com/2014/06/historias-em-quadrinhos-em-dominio.html

  • o Adam Strange é bem pulp, ele é basicamente uma versão moderna (para a época) do John Carter:http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=328

  • estão falando sobre um novo filme de Buck Rogers, de fato ele ficou ofuscado, muito por conta da arte do Alex Raymond, dizem que ele inspirou engenheiros da NASA na concepção de naves, em 1988 a TSR, Inc., dona do Dungeons and Dragons, primeiro RPG de mesa, fez um cenário de RPG com base em Buck Rogers, gerou video games, romances e jogo de tabuleiro, a Steve Jackson chegou a adaptar Lensman de E.E. “Doc” Smith, um dos marcos do gênero space opera.

  • Mateus Almeida

    O podcast foi sensacional! Sou bastante curioso por esse universo pulp e deu pra dar uma boa geral nele! Outros heróis que valem a pensa ser mencionados são o Vingador, da Justice Inc. e os Falcões Negros, que também tem bastante influência da literatura pulp, certo?

    • Certíssimo, cara! O Vingador até está no catálogo da Dynamite hoje, mas esquecemos dele. Acontece… hehe. Quanto aos Falcões Negros, são um ótimo exemplo da proximidade das HQ’s da época com os pulps.
      Grato pelo comentário e pelo elogio, amigo!