Home > Programas > Formiga na Tela > Black Sabbath, de Mario Bava, no Formiga na Tela!

Black Sabbath, de Mario Bava, no Formiga na Tela!

O filme Black Sabbath, ou As Três Máscaras do Terror, abrindo a temporada 2018

Mario Bava mais uma vez dando as caras por aqui. Merecidamente, é preciso dizer. Já falamos de Seis Mulheres Para o Assassino e Banho de Sangue, chegando agora a outro grande momento do mestre italiano. As Três Máscaras do Terror (I Tre Volti Della Paura) foi lançado em 1963, com o formato de antologia trazendo três contos livremente adaptados de Tolstoi, Chekhov e Guy de Maupassant. Uma das particularidades desta produção é que ela foi lançada nos EUA pela AIP de Roger Corman, mas com um corte bem diferente do original. Até mesmo uma das histórias foi radicalmente modificada no processo, resultando na versão chamada Black Sabbath. O nome foi escolhido para capitalizar em cima de outro sucesso internacional de Bava, A Maldição do Demônio, batizado na terra do Tio Sam de Black Sunday.

Filme Black Sabbath - Mario Bava

Boris Karloff servindo como apresentador dos contos!

As três histórias passeiam do suspense ao terror gótico, com o atrativo de contar com a grande estrela de outra época dos filmes de monstros. Boris Karloff faz o o apresentador dos contos, além interpretar o patriarca de uma família germânica em Wurdalak. O Telefone e A Gota d’água completam a trinca, que traz a marca registrada de Mario Bava. Composições belíssimas, aliadas a uma iluminação que foge do naturalismo e captura o olhar do espectador com maestria.

Graças à edição especial lançada pela Versátil, hoje é possível conferir As Três Máscaras do Terror e compará-la com Black Sabbath. Ainda que a versão original seja infinitamente superior, não deixa de ser interessante conferir as alterações feitas nos EUA, com a anuência e colaboração do próprio diretor. O segmento O Telefone merece atenção especial pela forma bizarra como a história foi alterada.

Confira mais um Formiga na Tela. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Já acompanha nosso trabalho? Ainda não? Inscreva-se no canal. Mande um email para nós com críticas, sugestões e o que mais você quiser nos dizer. O endereço é natela@formigaeletrica.com.br. Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
Mindhunter no Formiga na Tela
Mindhunter no Formiga na Tela!
5 cenas legais de luta em filmes que NÃO são de luta!
Crítica do filme Pela Janela!
Pela Janela – Procurando o sentido da vida!
trilha sonora
T-Bone Burnett – Uma lenda da trilha sonora!