Home > Programas > Formiga na Tela > Colossus 1980 no Formiga na Tela!

Colossus 1980 no Formiga na Tela!

O Complexo de Frankenstein em Colossus 1980

Colossus 1980 (Colossus: The Forbin Project) foi lançado em 1970, no auge daquele período bem conhecido, chamado de Guerra Fria. A tensão entre Estados Unidos e União Soviética era, evidentemente, um problema real e motivo de muita paranoia, o que garantiu muito material para a ficção. Mais especificamente falando, a ficção científica foi a que mais se beneficiou do conflito real.

A ideia por trás do filme, baseado no livro de D. F. Jones, é bem simples, na verdade. Colossus é um supercomputador criado pelo Dr. Forbin. A máquina foi desenvolvida para controlar de forma autônoma os sistemas de defesa dos EUA, prevenindo e respondendo aos ataques do inimigo automaticamente. Mas, como as máquinas nunca são tão previsíveis quanto os humanos esperam, Colossus reage de forma inusitada ao perceber algo. Existe um “irmão” seu do outro lado da Cortina de Ferro.

Colossus 1980 no Formiga na Tela

A União Soviética, graças a espionagem, desenvolveu o Guardian, êmulo de Colossus. Em contato, os dois computadores começam a trocar dados e bloqueiam qualquer interferência de seus criadores ou equipe, assumindo o controle total e irrestrito dos países. Uma lógica muito particular vai guiar a máquina até o objetivo do que ela considera “proteger a humanidade”.

Dirigido por Joseph Sargent, que não tem créditos muito expressivos na filmografia, Colossus 1980 se destaca como ficção científica, trazendo alguns questionamentos além da premissa homem x máquina*. São reflexões que valorizam muito esta produção, detalhes que justificam um vídeo dedicado ao filme. Aliás, esta obra integra o box Clássicos Sci-Fi Vol. 3, da Versátil.

(Falando nisso, já leu nossa resenha de Eu, Robô?)

Confira mais este bate-papo no Formiga na Tela, onde comentamos sobre o contexto histórico, a complexidade da automatização, ética científica e subtextos presentes no filme. Confira o vídeo, dê um like e, se ainda não acompanha nosso trabalho, inscreva-se no canal. Também comente e compartilhe, ou escreva para natela@formigaeletrica.com.br para nós com sua opinião, sugestão ou crítica.

Por hoje é só e estaremos de volta na próxima semana!

Assista!

Já leu essas?
Perry Rhodan
Perry Rhodan – Ficção científica alemã que você precisa conhecer!
astro city
Bem-vindo a Astro City – Como Kurt Busiek resgatou os super-heróis!
Crítica de Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas
Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas – Inventando verdades!
Crítica de Star Wars: Os Últimos Jedi
Star Wars: Os Últimos Jedi – Bem ou mal, surpreende…