Home > Programas > Formiga na Tela > Cidade dos Sonhos no Formiga na Tela!

Cidade dos Sonhos no Formiga na Tela!

Cidade dos Sonhos, um momento marcante na carreira de David Lynch

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive) foi dirigido e produzido por David Lynch em 2001, chamando bastante atenção na época de seu lançamento. Firmou-se como um dos mais lembrados (e melhores, por que não?) trabalhos do cineasta. Partindo de uma ideia original de uma série de TV para a rede ABC, procurando repetir o êxito de Twin Peaks, o projeto transforma-se em um longa metragem depois que a emissora descartou o projeto. O apoio do Canal Plus, da França, possibilitou a finalização do filme.

Premiado na categoria de melhor diretor em Cannes, Cidade dos Sonhos traz em seu elenco Naomi Watts, Laura Harring e Justin Theroux, em meio a uma trama que tem em seu título original o nome de uma avenida famosa de Los Angeles. Com a tradicional pegada com toques surrealistas que se espera dos trabalhos do cineasta, o filme coloca o espectador para juntar as peças de uma narrativa que mostra uma aspirante a atriz tentando ajudar uma mulher desmemoriada, que sofre uma tentativa de assassinato. A investigação desse passado as conduz a uma grande quantia de dinheiro e uma misteriosa chave azul.

Cidade dos Sonhos - Formiga na Tela

Através desta premissa aparentemente simples, Lynch constrói uma crítica à própria cultura hollywoodiana e os tipos que povoam essa indústria nos bastidores. Metalinguístico e com toques do cinema noir, algo que ele já trazia desde Veludo Azul, Cidade dos Sonhos não chega a ser um filme tão absolutamente aberto em sua interpretação, como quase sempre se espera do diretor. Claro que existe espaço para isso, mas, surpreendentemente, aqui as coisas fecham-se de uma forma relativamente clara.

O assunto é rico e rende uma bela discussão, por isso, este episódio do Formiga na Tela é dedicado ao filme. Confira mais esta conversa e não se esqueça de inscrever-se no canal, se ainda não acompanha nosso trabalho. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Também mande um email para natela@formigaeletrica.com.br, caso não queira seu comentário público. É isso aí. Até a semana que vem!

Assista!

Já leu essas?
sexo
Atenção, contém cenas de sexo – A sexualidade representada no cinema!
Estreias 21/09 - Darren Aronofsky Mae
Estreias nos cinemas – 21/09
Crítica de Esta é a Sua Morte.
Esta é a Sua Morte – Mais um passo maior que a perna!
Crítica do filme Rodin.
Rodin – A plenitude da arte e a imperfeição da vida!