Home > Programas > FormigaCast > Batman: The Animated Series no FormigaCast!

Batman: The Animated Series no FormigaCast!

25 anos de Batman: The Animated Series

Um quarto de século depois de sua bombástica estreia, mais precisamente em setembro de 1992, Batman: The Animated Series ainda impressiona pela qualidade. Divisor de águas na carreira do animador e quadrinhista Bruce Timm (também tema de um Formiga na Tela), que – naquele momento – já era experiente no ramo, trouxe o que se tornou a melhor versão do homem-morcego fora dos quadrinhos até ali. Acompanhado dos produtores Alan Burnett e Eric Radomski, mais o roteirista Paul Dini, formaram uma equipe que deu corpo e alma a uma das iniciativas televisivas mais bem sucedidas da história.

25 anos de Batman: The Animated Series

Com oitenta e cinco episódios no total, Batman: The Animated Series foi um excelente laboratório para as séries que viriam depois, expandindo o universo DC em um contexto muito maior do que o esperado. O fator fundamental para chamar atenção e criar algo realmente diferente foi a gama de referências visuais que Timm trazia na bagagem. Além da influência óbvia do trabalho do designer Anton Furst, do primeiro Batman de Tim Burton, a clássica animação do Superman, dos irmãos Fleischer, tem peso na elaboração desta Gotham City art déco. O traço dos personagens fez uma mistura Harvey Kurtzman, Alex Toth, Daniel Torres e até algo de Jack Kirby.

O teor das histórias também se destacava, mesmo com os roteiros precisando lidar com limitações que poderiam tornar tudo muito ingênuo e infantil. As restrições foram dribladas, privilegiando a ação e aventura, porém sem descuidar do clima e do desenvolvimento dos personagens. Bem, há muito a ser dito, portanto, que tal ouvir esse bat-papo (não resisti…)? Confira e depois conheça o trabalho do nosso convidado especial, Alexander Meireles da Silva, do canal Fantasticursos.

Gostou? Faltou algo?

Pois é. Batman: The Animated Series ainda vale a revisão e rende muitas conversas bacanas. Evidentemente, alguma coisa a gente sempre acaba esquecendo. Neste caso, comente aí e diga-nos o que achou deste episódio do podcast, o que você acha do Batman de Bruce Timm, quais os momentos mais legais da série ou qualquer outra coisa que queira nos contar. Pode mandar um email para podcast@formigaeletrica.com.br.

Por hoje é só, mas daqui a uma quinzena estaremos de volta com mais uma conversa legal. Até lá!

Já leu essas?
Resenha de Superman Uma Biografia Não Autorizada
Superman: Uma Biografia Não Autorizada
mangás
Sobre mangás e comics – Por que um não segue o exemplo do outro?
Crítica de Artista do Desastre
Artista Do Desastre – Encontrando sucesso no fracasso!
gotham
Gotham DPCG: Corrigan – Um final digno para uma série injustiçada!