Home > Programas > Formiga na Tela > Kim W. Andersson, autor de Alena, no Formiga na Tela!

Kim W. Andersson, autor de Alena, no Formiga na Tela!

O sueco Kim. W. Andersson entrevistado pelo Formiga Elétrica

Kim W. Andersson é o artista por trás do álbum Alena, que a editora gaúcha Avec publicou no Brasil há pouco. Na verdade, é uma iniciativa que tem sua dose de pioneirismo, já que trata-se da primeira HQ sueca  publicada em nossas terras. A história mostra uma garota tentando sobreviver no ambiente de uma nova escola, em meio às agruras comuns da adolescência de quem não se encaixa em determinados padrões. A protagonista é perseguida por Fillipa, garota rica e mimada, mas ela também carrega um trauma e a culpa pela morte de uma pessoa próxima. O grande problema é que Alena e Josefin,de alguma forma, continuam próximas.

Seguindo a linha do terror romântico, Alena foi publicado em seu país natal em 2012. A obra se encaixa em uma linha conceitual que não é estranha ao seu autor. Kim já havia trabalhado com essa mistura em Love Hurts, série iniciada em 2009 em publicações alternativas na Suécia e chegou a sair nos EUA pela Dark Horse.

Alena Kim W Andersson

Alena tem momentos de terror bastante gráficos!

Kim W. Andersson veio ao Brasil a convite da Avec. Durante uma pausa na sessão de autógrafos em São Paulo, ele conversou um pouco conosco sobre Alena, sobre outros trabalhos, influências e a adaptação cinematográfica de seu trabalho, entre outras coisas. A transição das HQ’s para o cinema e o peso que os filmes de terror tiveram em sua formação como artista também entraram no papo. O quadrinhista mostrou-se muito simpático e comunicativo.

Confira a entrevista neste episódio do Formiga na Tela (acesse também nossa conversa com o Professor Paulo Ramos) e saiba mais sobre o autor e um mercado de quadrinhos diferente. Curta o vídeo e, caso ainda não acompanhe nosso trabalho, inscreva-se no canal. Comente, compartilhe e mande um email para nós – natela@formigaeletrica.com.br – com suas sugestões de pauta ou o que mais quiser nos dizer.

Até a próxima semana!

Confira!

Já leu essas?
Mindhunter no Formiga na Tela
Mindhunter no Formiga na Tela!
Transmídia
Transmídia na pauta do FormigaCast!
alive
Alive – O domínio japonês sobre o gênero do horror!
Os Quadrinhos de terror da EC Comics
Os Quadrinhos de Terror da EC Comics no Formiga na Tela!