Home > Programas > Formiga na Tela > A Primeira Noite De Um Homem no Formiga na Tela!

A Primeira Noite De Um Homem no Formiga na Tela!

A Primeira Noite De Um Homem completando 50 anos

A Primeira Noite De Um Homem (The Graduate) foi um dos filmes responsáveis pela revolução pela qual Hollywood entraria logo depois. Lançado em 1967, o segundo filme de Mike Nichols – que já havia chamado atenção e quebrado padrões em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? – questionou abertamente a validade de certas instituições tradicionais da sociedade norte-americana e mundial. Cerca de dois anos depois, a fase conhecida como Nova Hollywood já estaria em curso.

Através da trajetória do jovem Benjamin Braddock, papel que revelou Dustin Hoffman, o roteiro de Calder Willingham e Buck Henry deu um recado à juventude da época. O protagonista, recém-formado e de volta ao lar, é alguém cujas aspirações não estão em sintonia com o que a família e o mundo esperam dele, mesmo que ele mesmo ainda não saiba o que quer da vida. A insatisfação e a falta de perspectiva de uma vida plena são agravadas pela presença da sedutora Sra. Robinson, magistralmente interpretada por Anne Bancroft.

A Primeira Noite De Um Homem no Formiga na Tela

O assédio da mulher mais velha e casada, tão infeliz quanto ele, culminando em um caso entre os dois, colocará Benjamin em uma encruzilhada, ainda mais pelo fato dele apaixonar-se por sua filha, Elaine. Estão aí todos os elementos para que o filme questione os valores de uma geração que já vinha passando o bastão para a seguinte, dando um recado contundente ao público daquela época. Apesar do título nacional e da impressão de tratar-se de uma comédia, embora tenha seus toques mais leves, A Primeira Noite De Um Homem é um filme reflexivo e depressivo na maior parte de sua duração. Um clima que é potencializado pela música de Simon & Ganfunkel.

A Primeira Noite De Um Homem completa 50 anos em 2017. Por isso, resolvemos bater um papo sobre o clássico. Confira mais uma conversa em nosso videocast. Caso ainda não acompanhe nosso trabalho, inscreva-se em nosso canal. Dê um like no vídeo, comente e compartilhe. Caso prefira enviar um email, é só escrever para natela@formigaeletrica.com.br.

É isso! Nos vemos na próxima semana!

Assista!

Já leu essas?
Crítica de Esta é a Sua Morte.
Esta é a Sua Morte – Mais um passo maior que a perna!
Crítica do filme Rodin.
Rodin – A plenitude da arte e a imperfeição da vida!
Ser ou Não Ser, é o curta brasileiro que concorre em festival sobre Shakespeare
Curta brasileiro em festival dedicado a William Shakespeare!
Mario Bava: Do Terror Gótico ao Giallo
Mario Bava é tema de uma palestra no Formiga na Tela!