Home > Programas > Formiga na Tela > A Cidade e A Cidade no Formiga na Tela!

A Cidade e A Cidade no Formiga na Tela!

A Cidade e A Cidade e sua proposta ousada

Lançado originalmente em 2009, chegando ao Brasil cerca de sete anos depois pela Boitempo Editorial, A Cidade e A Cidade (The City And The City) é uma obra bastante peculiar. Escrito por China Miéville, cujo nome vem sendo celebrado como a renovação da Ficção Científica, o livro  recebeu elogios rasgados da crítica especializada. Aliás, o próprio autor é celebrado por nomes como Neil Gaiman, Michael Moorcock e Ursula K. Le Guin (A Mão Esquerda da Escuridão). Merece tanta badalação? E como! É um daqueles raros casos em que a expectativa criada vai além do mero hype e surpreende um público realmente interessado em experiências literárias fortes.

(Ainda não tem uma edição de A Cidade e A Cidade? Clique e adquira!)

A Cidade e A Cidade no Formiga na Tela

China Miéville

Segue um trecho da resenha de A Cidade e A Cidade, publicada em nosso site em 2015: “Ambientado em algum lugar de um Leste Europeu alternativo, em uma época indefinida, embora com muitas citações bem reconhecíveis da cultura popular, o romance nos apresenta duas cidades que existem em uma condição muito específica e estranha. Beszel e Ul Qoma funcionam como pequenos países, com idioma e costumes bem diversos, mas ocupam o mesmo espaço geográfico. As pessoas são treinadas desde cedo a reconhecer seus conterrâneos e a engenharia e design da cidade a qual pertencem, assim como ignorar – ou desver, na expressão local – quem ou o que é da outra. A Brecha, uma entidade fantasmagórica que nem os próprios cidadãos entendem, pune quem desrespeita essa lei, um delito denominado como “brecha”. Isso mesmo! Na narrativa de Miéville, esta palavra tem dois significados, percebidos pela inicial maiúscula ou não.”

Esse conceito surreal serve como pano de fundo para a investigação do inspetor Tyador Borlú, investigando o assassinato de uma estudante estrangeira, encontrada em sua Beszel natal, porém, morta em Ul Qoma. Estabelecida essa linha narrativa, Miéville desafia a imaginação do leitor. Acompanhamos a investigação tentando entender como essas pessoas vivem, ao mesmo tempo em que percebemos algumas similaridades sobre a própria vida real, alegorizadas de uma forma que não é nada óbvia.

Confira nossa conversa sobre esse clássico moderno que é A Cidade e A Cidade. Curta o vídeo, comente e compartilhe. Caso ainda não siga nosso trabalho, inscreva-se no canal. Mande um email para o natela@formigaeletrica.com.br  e é isso.

Nos vemos na semana que vem. Até lá!

Assista!

Já leu essas?
Spectreman e outras séries toscas no Formiga na Tela
Spectreman e outras tosquices no Formiga na Tela!
O livro Frankenstein no FormigaCast.
Frankenstein fez 200 anos e está no FormigaCast!
Marshal Law no Formiga na Tela
Marshal Law, de Pat Mills, no Formiga na Tela!
drizzt
Drizzt Do’Urden ganhará mais uma trilogia pelas mãos de R.A. Salvatore!