Home > Livros > Análises > Sussurros da Boca do Monte – Algo estranho no coração do Rio Grande!

Sussurros da Boca do Monte – Algo estranho no coração do Rio Grande!

Contos de suspense e fantasia diretamente de Santa Maria – RS

Por mais que a ciência diga que o cérebro é o local das lembranças, existe certa poesia em destinar o coração como espaço para guardar momentos inesquecíveis e também medos impublicáveis. A região central do Rio Grande do Sul é conhecida como o “coração do Rio Grande” e essa ideia já foi usada como slogan do local centenas de vezes, para o bem e para o mal. O que muita gente não sabe é que a cidade de Santa Maria, aquela localizada bem no meio do estado, com pouco mais de 270 mil habitantes, é também um polo de literatura fantástica, fazendo a alegria dos admiradores de contos de suspense e fantasia.

(Falando nisso, já leu a entrevista do Duda Falcão?)

Sussurros da Boca do Monte - Contos de Suspense e Fantasia

Por mais que o resto do país pense que aqui só se toma chimarrão e se come churrasco (e se faz tudo isso também, não pensem que a gente é bobo), também não faltam escritores com imaginação sempre acesa. Enéias Tavares, Nikelen Witter, A.Z. Cordenonsi e Andrio Santos já espalharam suas histórias por aí e colecionam admiradores que vivem bem longe do sul. Eles são alguns dos autores que integram um projeto que virou livro. Mais do que isso: virou um mapa sobre as lendas que cercam essa cidade cheia de mistérios desde a sua criação.

Sussurros da Boca do Monte, lançado em abril deste ano após uma campanha de crowdfunding muito bem sucedida, é um livro que nasceu de um projeto de mestrado de uma apaixonada por histórias fantásticas. Jéssica Dalcin da Silva viu seu trabalho final de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural a oportunidade de reunir contos ambientados em pontos conhecidos de Santa Maria, sempre inspirados pelas muitas histórias que quem nasceu por estas bandas cresceu ouvindo e, em alguns casos acreditando. Já na chegada, a obra localiza seu leitor com um mapa criado por Jéssica Lang, também integrante do projeto Bestiário Criativo, que debate e divulga autores ligados ao universo que tem mestres como H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe.

Com informações básicas para quem se aventurar pelas histórias se achar em meio a tantas ruas e bairros, o mapa precede o primeiro conto, que não ocupa este lugar à toa. Enéias Tavares mistura lenda, fatos históricos e universo steampunk para falar da fundação de Santa Maria. Para quem não sabe, a cidade teria nascido do amor proibido entre uma índia e um homem branco. O estilo de Enéias, familiar para quem leu o romance A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison ou alguns de seus contos publicados em várias coletâneas, casa bem com os mistérios que cercam a história da índia Imembuí.

Sussurros da Boca do Monte - Contos de Suspense e Fantasia

Percorrendo a cidade

E o que segue mantém o ritmo. Um passeio pelo prédio antigo da Câmara de Vereadores, com direito a assassinato e investigação fora dos padrões, uma caminhada estranha pela Rua do Acampamento, uma das mais conhecidas da cidade, assim como a Avenida Rio Branco, cenário de uma batalha sangrenta nos anos 20. E ainda tem os sítios arqueológicos, a estação ferroviária, em seus dias de glória e também a decadência de ares fantasmagóricos atuais, o Theatro Treze de Maio, a Garganta do Diabo (ponte que liga as cidades de Santa Maria e Itaara, cenário de vários suicídios) e a Universidade com seu Campus cheio de conhecimento e criaturas sinistras.

Mais que focar nos símbolos destes lugares, Sussurros da Boca do Monte é boa literatura fantástica e o melhor é que fala a nossa língua, mas sem perder os ingredientes que fazem o leitor grudar os olhos nas páginas até a última palavra. Se o maior dos medos é o do desconhecido, Santa Maria pode ser o tal monstro de alguns, assim como São Paulo pode ser o desta que vos escreve.

Óbvio que quem vive, já viveu ou pelo menos deu uma passadinha por Santa Maria vi sentir um sabor extra na leitura de Sussurros da Boca do Monte. Mas mesmo que o prezado leitor jamais tenha colocado os pés na cidade, ou mesmo no Rio Grande do Sul, deve garantir sua passagem e embarcar sem olhar para trás. Afinal, boas histórias acontecem onde a gente menos espera. Inclusive naquela casa no final da rua onde você mora, na qual seu coração dispara só de imaginar.

Interessou? Adquira por este site ou entre contato pelo Facebook!

Já leu essas?
Resenha de Alice no País do Quantum
Alice no País do Quantum – A Física Quântica Ao Alcance De Todos
História Verdadeira, de Luciano de Samósata, apresentou o conceito de viagem espacial há quase 2000 anos.
No Império Romano, alguém já pensava em viagem espacial!
requiem
O Réquiem do Pássaro da Morte é fantasia sombria nacional no Catarse!
Resenha do quinto volume de Tom Strong
Tom Strong Vol. 5 – Sem Alan Moore, fica um pouco difícil…
  • Fabio Brust

    Uma ótima resenha! Sou um dos autores dos contos, e fiquei muito grato pelo convite da Jéssica; além disso, trabalhar com toda essa gente talentosa é ótimo. Ainda não tive a chance de pegar o livro na mão, mas estou ansiosíssimo pra isso! 😀

    • Bianca De França Zasso

      Fábio, teu conto parece um roteiro de filme!!! Parabéns. O livro tá lindo.