Home > Livros > Análises > Os Melhores Livros de Ficção Científica de 2017! (Até aqui…)

Os Melhores Livros de Ficção Científica de 2017! (Até aqui…)

Uma seleção com os melhores livros de ficção científica do ano

Ok, amigo leitor. Ontem nós fizemos uma viagem ao passando, resgatando dez clássicos da antiguidade para você ler. Mas para hoje, aperte os cintos e se prepare para o salto temporal – vamos dar uma olhada nas melhores ficções científicas de 2017 (até aqui, claro)!

O ano de 2017 está oferecendo – para bem ou para mal – um bom material para o tema sci-fi (em particular, distopias…), e isso significa que já temos livros bons o bastante para fazer uma seleção razoável!

Embora, claro, nós ainda estejamos lendo nosso caminho através da ficção científica desse ano, aqui embaixo tem algumas das melhores sugestões até agora. Elas incluem histórias sobre sociedades lunares subterrâneas, uma Manhattan parcialmente coberta pela água, e robôs gigantes. Alguns são edições únicas, enquanto outros são parte de séries.

Se o amigo leitor curtir a lista, iremos continuar com ela nos próximos meses. Por enquanto, aqui estão 8 sugestões!

NEW YORK 2140

de Kim Stanley Robinson

O medo de viver em um lugar que um dia pode estar coberto de água é muito real para os habitantes de Nova York, assim como de muitos outros habitantes costeiros ao redor do mundo. Embora nós ainda tenhamos algum tempo antes que o nível da água afete habitações e negócios, é difícil não imaginar um futuro assim para a mais popular populosa cidade dos EUA.

melhores livros de ficção científica

Em New York 2140, os níveis dos mares aumentaram em 15 metros, e a baixa Manhattan foi completamente tomada pela água, e o edifício da MetLife – hoje, um dos mais luxuosos da cidade – serve como abrigo para os protagonistas da história. É um conto distópico, que realmente não parece nada distópico, pois a sua trama está intimamente ligada aos eventos atuais do mundo. Nós sabemos que o planeta está esquentando, e que os níveis dos oceanos e mares vão mudar dramaticamente a dinâmica das grandes cidades do mundo no futuro. Ver como esses personagens sobrevivem neste futuro é satisfatório. De algumas formas, o romance é até esperançoso, porque mostra como a humanidade irá se adaptar contra a terrível ameaça da mudança climática.

Esse livro é fascinante para qualquer um que tenha interesse no tema do aquecimento global – e também no trabalho de Robinson. Afinal, ele consegue construir uma distopia na qual nós ainda toleraríamos viver.

BORNE

de Jeff VanderMeer

Explorar o mundo de Borne é como navegar por um game de mundo aberto. Você não sabe imediatamente o que aconteceu com a cidade em que os personagens residem, ou quais são as regras locais, mas a protagonista, Rachel, lentamente nos leva através da cidade destruída, com perigos em todo canto. Ela primeiro descobre que a criatura do título é um urso gigante criado por engenharia chamado Mord. Mord foi criado pela Company, uma empresa de biotecnologia que perdeu controle sobre suas criações.

melhores livros de ficção científica

Existem muitos outros aspectos bastante criativos e assustadores desse mundo, incluindo besouros que podem remover e adicionar memórias quando colocados na orelha de alguém, e vermes que lançam drogas dentro do seu corpo. VanderMeer também é autor da popular Trilogia Southern Reach. Se você já chegou a ler alguma coisa dessa série, provavelmente vai gostar desse novo romance.

Borne mostra que VanderMeer é um dos melhores escritores de ficção científica da atualidade. Seu trabalho é acessível, divertido, e cheio de personagens interessantes – humanos e não-humanos. Não somente, mais tanto sua Trilogia quanto Borne possuem protagonistas femininas – isso tem sido necessário nesses dias.

WALKAWAY

de Cory Doctorow

Walkaway é outra ficção científica que observa o futuro do nosso planeta afetado pelas mudanças climáticas. Mas esse não é o único tema que esse romance está interessado em explorar. O último trabalho de Doctorow também inclui visões sobre o capitalismo, a desigualdade social entre os mais ricos e mais pobres, sexualidade flexível, e impressoras 3D. É um mundo que parece terrivelmente realista se você acompanha as manchetes sobre tecnologia.

melhores livros de ficção científica

Surpreendentemente, Doctorow não parece ver sua obra como um texto distópico. De fato, ele parece interpretar como o exato oposto. Apesar de apresentar um mundo profundamente transformado por nossos avanços tecnológicos e ideologias, Doctorow é otimista em relação as futuras gerações humanas. Walkaway acompanha personagens que fazem exatamente o que diz o título – eles se afastam da sociedade em busca de algo melhor. Conforme o mundo literário continua a remoer histórias distópicas, é bom de vez em quando no debruçarmos sobre algo que não é só desgraça.

THE STARS ARE LEGION

de Kameron Hurley

Space operas são um lugar tão comum no mundo da ficção científica, que eles podem parecer saturados, sem mais ideias para oferecer. Mas The Stars Are Legion é como uma magnífica tempestade atravessando o gênero no meio. Seu estilo e ritmo são remanescentes da velha guarda de histórias sci-fi, mas seus personagens são pessoas com as quais você vai genuinamente se importar. Com um grande porém – todas as pessoas são mulheres!

melhores livros de ficção científica

A história começa essencialmente como um Mad Max: Estrada da Fúria, no espaço. Nós somos apresentados inicialmente a Zan, que acorda em um departamento médico, sem se lembrar muito de sua vida. “Eu me lembro de arremessar uma criança. Essa é a única memória que eu tenho certeza de ser minha. O resto é uma lúgubre escuridão”, ela diz no início do livro. Zan então conhece Jayd, que alega ser sua irmã. Conforme a história progride, nós entendemos o que Legion realmente é, e porque as pessoas querem escapar dela. Tudo através páginas altamente imersivas e cheias de ação.

SIX WAKES

de Mur Lafferty

Six Wakes começa com uma lista de leis relacionadas a clonagem. Número um: É ilegal criar mais do que um clone de uma mesma pessoa por vez. Número sete: É ilegal para um clone encerrar sua vida atual para poder renascer. Como você pode não querer saber que tipo de mundo é esse?

melhores livros de ficção científica

Lafferty coloca os leitores direto na ação: uma mulher em uma espaçonave desperta, apenas para descobrir que foi clonada. Mas ela não sabe como ela morreu originalmente, acionando o renascimento. Seus companheiros de tripulação também foram clonados. O mistério central da história é, claro, quem os matou, mas Lafferty mantém nosso total interesse ao nos mostrar quem esses personagens eram antes de morrer – o que também oferece peças para descobrir a identidade do assassino. É um mistério de assassinato localizado no ano 2493, que é tão interessante e emocionante quanto parece.

ALL OUR WRONG TODAYS

de Elan Mastai

O livro de estreia de Mastai se calca numa visão retrô do futuro – nominalmente, algo que lembra a utopia do antigo desenho dos Jetsons. Seu protagonista, Tom Barren, alega que esse futuro de fato veio a existir, mas algo aconteceu, e nós estamos presos no mundo em que vivemos hoje, onde nós temos tecnologias como drones, mas não viajamos usando Jetpacks. Claramente, algum tipo de viagem no tempo aconteceu.

melhores livros de ficção científica

O romance cutuca aquela visão nostálgica de um futuro ideal, e ainda inclui alguns elementos divertidos nessa utopia, como abacates que nunca apodrecem e ficam marrons. O protagonista é esperto, charmoso, e nem sempre toma as melhores decisões – como ele mesmo afirma logo no início “Eu não sou um gênio”. É um personagem com que você adoraria viajar junto através da toca do coelho do tempo.

Existe uma história de amor no centro desse livro, que impacta as decisões de Tom sobre em qual mundo ele quer habitar. É provavelmente o livro mais leve e acessível dessa lista de obras sci-fi.

WAKING GODS

de Sylvain Neuvel

Waking Gods é a sequência para outro livro de Neuvel de 2016, Sleeping Giants. No primeiro livro, uma garota chamada Rose cai em uma mão de metal gigante que está enterrada. Já adulta, ela se torna uma física que dedica sua carreira a encontrar as origens da mão gigante.

melhores livros de ficção científica

Waking Gods se passa cerca de uma década após os eventos do primeiro livro. Agora, uma organização chamada Earth Defense Corps (EDC) foi formada para utilizer a descoberta do primeiro robô gigante, chamado Themis – enquanto outro robô gigante acabou de aparecer. Obviamente, esse cenário leva a uma sequência de ação envolvendo uma colossal batalha entre os autômatos. Mas o resultado é muito mais interessante do que a típica fanfarra de pancadaria entre robôs à lá Transformers. A série sci-fi de Neuvel é particularmente interessante pela maneira como é contada, através de transcrições e entrevistas.

THE MOON AND THE OTHER

de John Kessel

Se você algum dia já se perguntou que tipo de sociedade os humanos construiriam se habitassem outro mundo, The Moon and the Other oferece algumas ideias. No século XXII, 3,2 milhões de pessoas vivem na Lua da Terra, em 27 diferentes colônias subterrâneas. As colônias são escavadas diretamente na rocha, ou localizadas dentro de crateras vulcânicas e meteóricas, sob domos. A Society of Cousins é uma sociedade matriarcal onde homens não podem votar e onde eles não podem deter nenhum tipo de poder. Com exceção disso, são livres para fazerem o que quiserem. Mas Persepolis, uma espécie de versão modernizada da Pérsia, é uma sociedade que lembra a nossa de maneira mais aproximada.

melhores livros de ficção científica

A história acompanha quarto personagens que vivem nessas diferentes sociedades, e em como se debatem para encontrar suas próprias identidades. A trama prepara os leitores para um livro realmente sério sobre políticas de gênero no futuro – mas ainda consegue ser leve o bastante para em quem se foca. O livro também serve como alerta para a criação de um mundo utópico. Humanos, conforme ele sugere, inevitalmente ficariam no caminho da criação de uma sociedade melhor.

Com cerca de 600 páginas, The Moon and the Other é um dos livros mais longos dessa lista, mas os personagens polidimensionais e as intricadas sociedades lunares fazem-no parecer muito mais curto.

 

E aí, amigo leitor? Curtiu nossa lista? Está curioso para ver alguns desses por aqui? Não deixe de curtir, comentar e compartilhar!

Esse artigo foi adaptado do site Popular Mechanics!

Já leu essas?
Cemitério Perdido dos Filmes B Redux
Cemitério Perdido dos Filmes B: Redux – Despertar dos cinéfilos imortais!
Resenha de A Mão Esquerda da Escuridão
A Mão Esquerda da Escuridão – (Não) Identidade de gênero!
As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury
As Crônicas Marcianas no Formiga na Tela!
Top 10 livros de ficção - Drogas
Dez drogas criadas na literatura!
  • Paulo Marra

    Raphael, ótima resenha. Espero que cheguem logo em português, para podermos desfrutar. Você conhece a série de FC Perry Rhodan? A nova fase da edição brasileira já tem uns 300 livros publicados, muitos deles em formato ebook. Se vc gosta de ficção científica hard não pode perder.

    • Raphael Topo Ranieri

      Oi Paulo! Obrigado por comentar! Conheço a série de nome, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mas se você recomenda, eu vou atrás! Muito obrigado pela dica!