Home > Livros > Philip e Erin Stead completam livro perdido de Mark Twain!

Philip e Erin Stead completam livro perdido de Mark Twain!

Mais de 100 anos após sua morte, Mark Twain ganha nova publicação

O selo de livros infantis Doubleday Books for Young Readers adquiriu uma história infantil – chamada The Purloining Of Prince Oleomargarine – nunca antes publicada de ninguém menos que Samuel Langhorne Clemens. Confuso com o nome? Talvez o amigo leitor o conheça pelo seu psêudonimo – Mark Twain!

Mais de 100 anos após sua morte, Mark Twain ganha nova publicação

O lendário escritor americano Mark Twain!

O lendário escritor americano, responsável por obras-primas como As Aventuras de Tom Sawyer, e sua continuação, As Aventuras de Huckleberry Finn, aparenmente ainda tem alguma lenha para queimar, mesmo quase um século após a sua morte. Ter uma obra publicada a essa altura do campeonato é de fazer inveja a outros mestres nesse tema – como Tolkien e obras como Os Filhos de Húrin.

The Purloining Of Prince Oleomargarine, um conto de fadas para todas as idades, vai ver a luz do dia graças aos esforços do escritor Philip Stead e da ilustradora Erin Stead, autores do premiado A Sick Day for Amos McGee. Com onze capítulos, o livro terá 152 páginas ilustradas, com uma tiragem de 250.000 cópias.

Mais de 100 anos após sua morte, Mark Twain ganha nova publicação

A bela arte de capa de Erin Stead

A base desse novo trabalho são 16 páginas escritas à mão por Twain. A história por trás da fábula, documentada em um de seus diários, é que ele teria criado a história para entreter suas duas filhas durante uma estadia em Paris, em 1879.

Em 2011, um pesquisador que visitava a Mark Twain Papers & Project na University of California, em Berkeley, EUA – instituição conhecida pelo fomento as artes – encontrou as notas em arquivos, enquanto realizava sua própria pesquisa, e percebeu a relevância delas. Embora Twain tenha contado inúmeras histórias de ninar para suas filhas – criadas na hora, conforme elas pediam – acredita-se que essa história tenha sido a única que ele escreveu.

Cindy Lovell, diretora-executiva da Mark Twain House & Museum, disse: “O Dr. John Bird (…) trouxe o texto para nossa atenção. Ele estava pesquisando um outro projeto, quando cruzou com essa história parcial escrita por Twain para suas filhas. Nós estamos feliz por ter os Steads conosco, para trazer essa obra a vida, em breve”.

Uma obra típica de Twain – mas com um toque de modernidade

The Purloining Of Prince Oleomargarine fala sobre um garoto que come uma flor nascida de uma semente mágica, ganhando a habilidade de falar com animais. A partir daí, o garoto e seus novos amigos animais partem para uma grande aventura e resgatam um príncipe sequestrado. Apesar de a história estar em fragmentos, e nunca ter sido completada por Twain, ela carrega muitos dos elementos característicos do escritor, no seu humor e extroversão – além, é claro, de um garoto que parte por conta própria para enfrentar o mundo adultos.

Sobre os autores do projeto, Philip e Erin Stead são dois dos maiores nomes da atualidade na literatura infantil. Eles completaram o texto de Twain e ilustraram o livro, trazendo em sua epígrafe os dizeres “contado a mim pelo meu amigo, o Sr. Mark Twain” – eles até mesmo incluíram breves interrupções, para emular um encontro imaginário entre Philip e Twain.

Mais de 100 anos após sua morte, Mark Twain ganha nova publicação

O casal – respectivamente – Philip e Erin Stead!

 

Explorando temas como caridade, gentileza, e a coragem face à tirania; com afiadas sátiras políticas e uma dose de melodrama, essa extraordinária combinação de talento clássico e contemporâneo atinge seu potencial máximo sendo um livro ilustrado estilo à moda antiga – ainda que moderno a sua própria maneira – esta obra ilustrada promete agradar a leitores de diversas gerações.

É um evento e tanto, não apenas para a literatura infantil, mas para a literatura como um todo. The Purloining Of Prince Oleomargarine – para agregar ainda mais valor ao acontecimento – será lançado no 150ª aniversário de lançamento da primeira obra de Mark Twain – The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, and Other Sketches.

Anote aí, amigo leitor fanático por literatura – a obra sai em 26 de Setembro deste ano.

Já leu essas?
jornada do herói
Caminho de Formiga #03 – Para onde leva a jornada do herói?
Resenha de O Conto da Aia.
O Conto da Aia – Uma distopia atual!
Cemitério Perdido dos Filmes B Redux
Cemitério Perdido dos Filmes B: Redux – Despertar dos cinéfilos imortais!
Top 10 livros de ficção - Drogas
Dez drogas criadas na literatura!