Home > Games > O maior clássico do Super Nintendo – que nunca existiu: Star Fox 2!

O maior clássico do Super Nintendo – que nunca existiu: Star Fox 2!

Jogo deveria ter encerrado a era do Super Nintendo – mas um vilão chamado Nintendo 64 o derrotou

Um pouco depois de o Nintendo Entertainment System Classic Editon ter sido anunciado, a internet ficou alvoroçada, e uma boa quantidade de fãs começou a especular que tipo de jogo uma versão mini Super Nintendo – o maior console de todos os tempo, e quem discorda é burro (brincadeira. Mas é verdade) – poderia ressuscitar. Todos nós sonhamos grande com os tipos de jogos que essa plataforma hipotética traria, de escolhas óbvias até materiais obscuros. Mas foi o Nerdist que levantou a bola de um que ninguém mencionou – não porque não quisessem, mas porque parecia impossível: Star Fox 2.

Então, os planetas se alinharam. E a internet entrou em colapso quando o Super Nintendo Classic Edition foi anunciado. E o improvável aconteceu: Star Fox 2, a sequência do lendário jogo que nunca aconteceu iria acontecer, lançado para SNES Classic. Foi um longo tempo até Star Fox 2 chegar às prateleiras, e o responsável por isso tem nome e sobrenome: Nintendo 64.

O vídeo acima só possui legendas em inglês (canto inferior direito).

Dylan Cuthbert, um programador que trabalhou no Star Fox original – e na sequência que, até agora, nunca aconteceu – disse ao site Emulatorium:

Star Fox 2 estava completo. Eu era o programador-chefe e (…) tanto eu quanto o resto do time do Star Fox original (…) expandimos Star Fox em um jogo de tiro em 3D total. Nós usamos tecnologia de ponta, como arbitrary plane clipping (que foi apenas visto recentemente em jogos como Crash Bandicot 2 & 3) para criar alguns efeitos bem espetaculares (para a época).

A razão para o não-lançamento foi o iminente lançamento do Nintendo 64, que – é claro – se pretendia ser lançado muito antes do que de fato foi. Miyamoto-san decidiu que ele queria um rompimento claro entre os jogos 3D do Super Nintendo e os jogos 3D do novo e superior sistema de 64-bit. Em restrospecto, ele poderia ter lançado Star Fox 2, e teria havido um ano e meio antes que o Nintendo 64 tivesse saído.”

Como disse Cuthbert, entretanto, o game estava completamente finalizado, e imagens ROM (arquivos de jogo que podem ser jogados usando um emulador) encontraram seu caminho on line. Versões quase completas do jogo começaram a vagar pela interner, e assim, fãs criaram patches para o jogo, resolvendo alguns bugs e traduzindo os diálogos originais em japonês para o inglês.

Star Fox is down! (Mas só até Setembro)

Apesar do claro interesse, em 2015, Cuthbert não estava otimista de que o jogo seria lançado no Wii U Virtual Console, mas ele ainda manteve algum fiapo de esperança: “Os problemas legais a respeito da agora falecida (desenvolvedora) Argonaut Software são provavelmente um pesadelo”, disse ele à Nintendo Life. “Entretanto, nunca diga nunca!”

Baseado nos ROM’s jogáveis, os gráficos 3D nos vídeos introdutórios são de qualidade do nível do Nintendo 64 (ou, pelo menos, uma prévia promissora do que seria o N64), e o gameplay é uma versão expandida e mais aberta do Star Fox original (como visto nessa montagem acima).

Fãs hardcore certamente já acharam o ROM on line e já testaram Star Fox 2, e poderia ser tentador procura-lo nós mesmo, mas isso não é mais necessário . O que poderia ter sido um dos melhores games da história do Super Nintendo – e estamos falando de uma barra bem alta – finalmente estará disponível a partir de Setembro. Nós já esperamos 25 anos. O que são mais alguns meses?

Muito. Muito mesmo. Eu quero Star Fox 2 AGORA, Nintendo!

Já leu essas?
mighty gunvolt
Mighty Gunvolt Burst – Potencial ainda não explorado!
atari
Atari e Sega Genesis ganharão versões estilo SNES Classic!
crash
Crash Bandicoot N. Sane Trilogy – Retorno triunfal!
The Walking Dead: A New Frontier – Franquia tão morta quanto os zumbis!