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Revival point-and-click – Os games da Amanita Design!

O fino da antiga e vanguardista linguagem flash brotou no mundo há alguns anos – e vem da República Tcheca! Fundada em 2003 pelo artista gráfico e game designer Jakub Dvorský, a equipe Amanita Design ressuscitou o gênero adventure no melhor estilo point-and-click do início dos anos 1990, mas de uma forma muito menos pretensiosa e com resultados até melhores.

Com diversas referências a HQs, filmes antológicos e mesmo outros adventures, a atmosfera bucólica de seus games contrasta com um certo clima lúgubre, criando o amálgama perfeito entre o singelo e o soturno, como o hiper-realismo surreal da escultora e artista visual australiana, Patricia Paccini. Na verdade, a galera do Leste Europeu desenvolveu boas narrativas mudas, se me permitem o oxímoro, sem precisar recorrer à linguagem cinematográfica, dada a imersão narrativa proporcionada por seus games.

O gameplay apresenta suas histórias em camadas, não necessariamente em curso linear, sem necessitar de uma narração ou de diálogos. Estes são apresentados em balões (mas com desenhos, que acabam sendo histórias dentro das histórias) ou na própria sequência lógica das cenas, e imagens que contam a história em doses homeopáticas, de uma maneira que chega a se assemelhar ao Kamishibai*.

Mesmo não havendo a possibilidade de se morrer durante os jogos, os personagens do universo da Amanita são carismáticos, as críticas sociais são passadas nas entrelinhas e os conteúdos mais adultos, embora explícitos, são inseridos de forma lúdica, contando belas histórias em ambientações bizarras.

Uma bela homenagem ao clássico do cinema Viagem à Lua, de 1902!

Uma bela homenagem ao clássico do cinema Viagem à Lua, de 1902!

A música orquestra perfeitamente seus games e animações e, não por acaso, a equipe elaborou um jogo para o álbum Together we´re Heavy, da banda Polyphonic Spree. Também lançou o clipe da música Plantage, da banda dinamarquesa Under Byen, além de contar com a dupla de músicos experimentais DVA, que chega a encarnar dois personagens no game Botanicula.

Vamos conhecer seus principais games:

Samorost

O primeiro game da equipe conta a história de um personagem misantropo, embora feliz, que habita um pequeno asteroide nos confins do espaço. Uma espécie de Pequeno Príncipe pós-moderno.

Através de seu telescópio, o personagem verifica que um grande asteroide se chocará com o seu. Viajando numa lata de conserva improvisada como nave, nosso herói vai para o dito asteroide e aterrissa numa plantação de… bem, aperte o play e experimente.

Um Pequeno Príncipe - versão Amanita!

Um Pequeno Príncipe – versão Amanita!

Samorost 2

No segundo episódio, o personagem conta com um cãozinho, adotado sabe-se lá da onde. Uma dupla de alienígenas aterrissa no seu quintal para roubar frutas e o cãozinho começa a latir. A dupla sequestra o cachorro bem a tempo de o personagem assistir à sua partida.

Samorost 2!

Samorost 2!

Novamente munido de sua espaçonave-conserva, o protagonista deve ir atrás de seu animal de estimação. O animal foi sequestrado pra servir de força motriz para o ventilador de um gordão, que fica o dia inteiro zapeando na TV. A crítica é clara e implícita no próprio gameplay, onde o personagem não se dá ao trabalho de se levantar nem ao menos pra expulsar o ilustre invasor de sua residência.

Pra fechar, uma referência à história O lento barco para Vega, do artista franco-iogoslavo Enki Bilal, publicada na revista Heavy Metal Brasil nº 18, em 1997:

Referência do jogo à clássica publicação de HQ's Heavy Metal!

Referência do jogo à clássica publicação de HQ’s Heavy Metal!

Machinarium

Não há uma transição após a tela de abertura, pois ela já é a primeira cena do game. Tal qual o helicóptero que se aproxima gradativamente na introdução de O Enigma do Outro Mundo (no original, The Thing), um drone automático se aproxima e despeja os restos do personagem e sua primeira missão é montar-se.

A desolação de Machinarium!

A desolação de Machinarium!

O game traz um sistema de cursores que lembra o do clássico Darkseed, de 1992, e sua concepção é bem próxima d’A Era Metalzoica. Escrita por Pat Mills (criador do Justiceiro 2099, Sláine e um dos criadores de Juiz Dredd) e Kevil O´Neill (que desenhou A Liga Extraordinária e chegou a desenhar Lobo e Hellraiser), a HQ, assim como o game, traz não apenas uma sociedade, mas todo um ecossistema de robôs, como mostrado também no filme O Exterminador do Futuro 4.

Referência à Era Metalzóica!

Referência à Era Metalzóica!

Com puzzles inteligentes e alguns difíceis, o primeiro longa da equipe é, talvez, seu melhor game, e o personagem ainda conta com vários movimentos comandados pelo jogador e necessários na resolução dos problemas. Há também a oportunidade de se jogar com um outro personagem em um dos quadros – a namorada do protagonista, assim como em seu predecessor, Samorost 2, onde se joga com o cachorrinho. A história aqui não é contada de forma linear e há críticas ao bullying, bem como ao trabalho escravo.

Botanicula

Assim como seu predecessor, Machinarium, Botanicula nos apresenta um novo ecossistema, mas dessa vez de plantas. Após se alimentarem das Árvores da Vida, uma raça aracnídea começa a sugar a clorofila de todos os habitantes daquele universo, que parece diminuto. Sua missão é descer ao subsolo e cortar o mal pela raiz, ao eliminar o parasita acoplado a ela.

Botanicula!

Botanicula!

O segundo longa contém elementos de todos os anteriores, com uma atmosfera mais viva e toda uma contextualização mais infantil. Desta vez é possível jogar com cinco personagens: uma semente, um graveto, uma moça cogumelo, uma vagem e uma folha. Cada personagem possui uma habilidade diferente que deve ser usada conforme a necessidade e em determinados momentos do jogo onde há a opção de se escolher um entre eles.

A estética do game é tão única que a última fase rendeu um game todo feito em seus moldes pela Microsoft: Insane Twisted Shadow Plantet. Seria possível um plágio “original”?

Samorost 3

O terceiro capítulo da saga do Pequeno Príncipe tcheco deixa um pouco a desejar. Embora tente incorporar elementos dos games anteriores, o jogo peca pela monotonia e tentativa frustrada de dar continuidade à ambientação da série Samorost e fica mais parecido com Questionaut, jogo feito pela equipe para a rede BBC. De caráter educativo sem ser didaticamente chato, em Questionaut o personagem vai ascendendo mundos cada vez que acerta cinco perguntas sobre matemática, física, geometria, biologia, interpretação de texto, etc.

Múltiplas escolhas!

Múltiplas escolhas!

Se em Botanicula os personagens conversavam através de balões mudos que contavam histórias através de animações, como Machinarium fazia em preto e branco, em Samorost 3 o protagonista conversa da mesma forma, mas os balões surgem como em Questionaut, soprados. Ao completar o objetivo da fase, o personagem ascende a um asteroide superior, igualzinho ao game ENEM, da BBC.

A tradicional nave latinha é substituída por uma nave cogumelo que deve ser montada na primeira fase (como ocorre em Machinarium), o que já descaracteriza o universo da trilogia. Assim como em Botanicula, o objetivo não é zerar o jogo, mas coletar todos os achievements. A história também não é contada de forma linear e só se tem acesso à segunda parte do livro quando se resolve um determinado puzzle e se acessa o achievement correspondente à história.

Achievements abrem novas possibilidades!

Achievements abrem novas possibilidades!

Mesmo terminando o game, ainda há a possibilidade de voltar aos mundos anteriores em busca dos achievements, que não são necessários ao desenrolar da história; bela, recatada e não linear, como todas as outras. Os puzzles são fáceis e muitos até desnecessários para a resolução da fase. Resta saber se a equipe Amanita Design vai manter o pique nos próximos games e animações.

* Kamishibai – Teatro de rua japonês popular entre a Grande Depressão da década de 1930 e no Japão pós-guerra até a chegada da televisão. Trata-se de um cenário improvisado com quadros ilustrados e miniaturas em papel sendo substituídas em sequência para se contar uma história.

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