Home > Games > Board / RPG > Jogo de tabuleiro REALMENTE antigo é descoberto na Eslováquia!

Jogo de tabuleiro REALMENTE antigo é descoberto na Eslováquia!

Jogo de tabuleiro teria pertencido a um príncipe germânico do início da Idade Média

Prontos para um pouco de informação histórica nerd extremamente específica? Bom, se você está passeando pelo Formiga Elétrica, sabe que essa é nossa especialidade.

Uma tumba na Eslováquia – na dúvida, fica aqui ó – datando de cerca de 375 anos atrás foi acidentalmente descoberta durante trabalhos de construção no país. Porque, aparentemente, se você cavocar o bastante na Europa, pode achar um sítio arqueológico para chamar de seu.

Entre as descobertas mais interessantes feitas na tumba, estavam tecidos de prata, alguma mobília muito antiga… e um jogo de tabuleiro com cerca de 1.600 anos de idade. Aparentemente, era uma partida de Banco Imobiliário não resolvida.

jogo de tabuleiro

Parece complexo.

Não, brincadeira. O jogo consiste de uma espécie de “pré-xadrez”, pela disposição dos quadrados no tabuleiro, com peças brancas e verdes de diferentes tamanhos. Arqueólogos acreditam que o “proprietário” da tumba, um dos inúmeros príncipes germânicos (provavelmente gótico) do ínicio da Alta Idade Média (pra quem dormiu nas aulas de História, entre os séculos V e X D.C.), tinha cerca de 30 anos de idade e permaneceu na região do Mediterrâneo como um soldado romano por tempo indeterminado.

O diretor responsável pelo Instituto Arqueológico em Nitra, Karol Pieta, que liderou a pesquisa na tumba em Proprad ficou pasmo:

Havia inúmeros jogos de tabuleiro nos tempos antigos, com inúmeras variantes, mas reconstruir uma técnica de jogo é um processo muito complicado, que apenas os melhores experts podem resolver“.

E aí? Quais são as regras??

De fato, eles foram atrás de um especialista suíço, Ulrich Schädler, diretor do Museum of Games, que viajou para a Eslováquia para conferir o achado de perto. Schädler acredita que um tabuleiro similar a esse ainda não foi encontrado no continente – e a ele foi designada a tarefa de tentar entender como o jogo funciona. Ele espera completar a demanda antes do fim de 2018. Sobre o tema, o próprio Schädler disse:

O jogo de tabuleiro encontrado na tumba do príncipe germânico em Proprad é uma grande descoberta, como também é uma grande contribuição para a história dos jogos na Europa. É o mais bem preservado exemplar de um antigo jogo de tabuleiro em madeira já encontrado ao norte do Mar Mediterrâneo.

Junto com as peças de jogo em vidro romano, era aparentemente um objeto de prestígio, que documentava contatos dos mortos no mundo romano”.

Depois de uma análise apurada, ele descobriram que o vidro ancestral era do leste do Mediterrâneo, provavelmente da região onde hoje fica a Síria (de novo, pra quem REALMENTE dormiu nas aulas de história, o Império Romano, no seu auge, se estendeu por toda a margem do Mediterrâneo). O tal príncipe foi fortemente influenciado pela desenvolvida cultura antiga, que era demonstrada pela presença do seu jogo favorito dentro de sua tumba.

Após essa interessante descoberta, nos resta fazer duas perguntas:

1 – Existe a possibilidade dos pesquisadores estarem errados, e se tratar do tabuleiro onde Antonius Block, o cavaleiro sueco interpretado por Max Von Sydow em O Sétimo Selo, jogou xadrez com a morte?

2 – Cadê as expansões do jogo? 1.600 anos sem nem um objetivo expandido no Kickstarter? Francamente…

Já leu essas?
game boy
Game Boy, o rei dos portáteis – Nostalgia que cabe no bolso!
Rambo: The Board Game está no Kickstarter pela Everything Epic!
O Fantástico Sulista: Das terras gaúchas, o movimento fantástico – Parte I!
arquivo x
Arquivo X terá deck game lançado pela IDW Games!