Home > Games > Board / RPG > Jaguareté: O Encontro é RPG que narra aventuras no Brasil do descobrimento!

Jaguareté: O Encontro é RPG que narra aventuras no Brasil do descobrimento!

Jaguareté foi desenvolvido para fins pedagógicos, mas sem deixar a diversão de lado!

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) lançou, há cerca de três anos, o kit Jaguareté: O Encontro, um rpg nacional voltado para o público juvenil, alunos e professores do Ensino Médio. O evento, aberto ao público, contou com a apresentação do concerto de música indígena “Anhangá – Espírito da Natureza”, do Quarteto Líberi do Coro da UFPR.

jaguareté

Jaguareté: O Encontro” trata-se de um RPG ambientado no período do primeiro contato entre os europeus e os povos nativos ocupantes do território que viria a ser chamado de Brasil. Mas, diferente de outros RPGs que já abordaram o assunto, o material produzido pelo Museu inova por enfocar a visão de mundo das etnias indígenas que aqui viviam.

O kit completo é composto por um livro base (com a descrição do cenário e as regras), um livro do professor, um mapa, um escudo de jogo e um dado. O jogo propõe um mergulho na densa mata brasileira no momento da chegada e do contato com os europeus, em uma perspectiva única e inédita nos RPGs: os jogadores poderão experimentar e imaginar a vida dos povos ameríndios, tanto do seu cotidiano quanto dos conflitos, da cosmologia e da mitologia. Confira o teaser do jogo abaixo!

Games e educação: parceria perfeita

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural do MAE- UFPR, Fábio Marcolino, com colaboração do professor de história e filosofia Mateus Buffone, fundador do projeto Jogarta. Segundo Mateus, principal objetivo do Jaguareté é trazer a gameficação para educação ao transmitir o conteúdo de maneira mais agradável para o aprendizado, utilizando a linguagem de jogos como forma de ensino.

O MAE oferece oficinas de capacitação para professores interessados em incorporar o Jaguareté a suas aulas. Os exemplares produzidos foram distribuídos entre as escolas públicas do Paraná e, por enquanto, não é possível comprar o jogo. No entanto, os responsáveis pelo projeto já estudam uma segunda remessa e, possivelmente, uma futura comercialização.

Matéria originalmente publicada pelo site Mapingua Nerd!

Já leu essas?
lumpen
O Arauto do Lumpen – O Um que representa Muitos!
Board Game Finder te ajuda a começar sua coleção de jogos!
plan 9
Plan 9 From Outer Space, de Ed Wood, vai virar board game!
thimbleweed park
Thimbleweed Park – Uma ode aos clássicos point and click!
  • parabéns pessoal ,bora rolar os dados

  • Gente, obrigado pela divulgação! Mas Raphael, vc tá repassando uma notícia antiga, a primeira edição do Jaguareté foi lançado já em novembro de 2014, com essa apresentação e tal. Pfv corrige aí se não vai aparecer gente lá sem ter nada!!!!!!!

    • Raphael Topo Ranieri

      Corrigido, Fábio. Pedimos perdão pelo erro, mas torcemos para que o jogo continue prosperando! Inclusive, se possível, gostáriamos de adquirir uma cópia para resenha e conversar contigo também!