Home > Cinema > Trailer do documentário Hitchcock/Truffaut!

Trailer do documentário Hitchcock/Truffaut!

O documentário Hitchcock/Truffaut, dirigido por Kent Jones (diretor do documentário A Letter to Elia), é baseado no livro de 1966 escrito por François Truffaut e ganhou o seu primeiro e empolgante trailer para os amantes da sétima arte. Confira aí!

Nos anos 1960, a nova onda francesa de cinema (Nouvelle Vague) estava a pleno vapor e era reverenciada por críticos e público, principalmente por obras consideradas autorais de cineastas como François Truffaut (Os Incompreendidos) e Jean-Luc Godard (Acossado). Nesta mesma época, o mestre do suspense Alfred Hitchcock era um diretor já bem estabelecido dentro do cinema e considerado um cineasta de peso (perdão do trocadilho!), porém suas realizações não tinham o aspecto autoral, evidenciado mais explicitamente pelo cinema francês da época, junto a onda de outros países que caminhavam para esta mesma tendência…

Porém, Truffaut sabia que Hitchcock não poderia ser considerado apenas um eficiente diretor de filmes de entretenimento. Assim, em 1966 ele publicou uma série de entrevistas que realizou com o reconhecido diretor onde sua intenção era demonstrar a profundidade de suas realizações ao publico e crítica. O livro se tornou, com o tempo, um sucesso entre cineastas, cinéfilos e aspirantes a qualquer trabalho dentro do cinema.

Uma das capas do livro...

Uma das capas do livro…

Este documentário de Kent Jones revive este momento e reúne depoimentos de diversos diretores renomados como Martin Scorsese, David Fincher, Wes Anderson e Richard Linklater (todos dispensam referências), entre muitos outros, que discutem a influência e importância desta obra de Truffaut, outro cineasta reconhecidamente fã de Hitchcock.

O documentário já foi exibido no Festival de Cannes deste ano e o lançamento nos EUA está previsto para 2 de dezembro. Ainda em discussão se terá lançamento em circuito restrito de cinema ou se irá diretamente para o vídeo. No Brasil, a discussão é quando chegará ou se irá chegar! Infelizmente…

Já leu essas?
Crítica de o Formidável
O Formidável – Faz jus ao nome!
cinema trash
Jesus Franco – Sexo e violência na obra do mestre do cinema trash!
Lista para quem curte o filme Blade Runner
10 filmes para fãs de Blade Runner!
A evolução dos filmes de espionagem
A Evolução dos filmes de Espionagem!