Home > Cinema > Hitchcock inédito? O mestre do suspense em documentário restaurado sobre o Holocausto.

Hitchcock inédito? O mestre do suspense em documentário restaurado sobre o Holocausto.

Que tal assistir um inédito de Hitchcock?

É claro que não se trata de uma produção como Um Corpo que Cai, Psicose ou Janela Indiscreta.

Na verdade, trata-se de um documentário de 1945, comandado pelo diretor, sobre campos de concentração nazistas e será projetado integralmente neste ano, após ter passado por uma restauração recente. Considerado por muitos especialistas de cinema como um “Hitchcock perdido”, ainda é discutido o tamanho de sua participação neste projeto. A certeza que existe é que o diretor examinou o material e o editou.

Hitchcock holocausto 1

Na época, após rodar Sombra de uma Dúvida e Um Barco e Nove Destinos, Hitchcock começou a trabalhar em alguns documentários curtos. Através de um convite do produtor e amigo Sidney Bernstein, foi apresentado a um projeto chamado “F3080”, uma documentação filmada que envolvia a libertação dos campos de concentração alemães e imagens de grande impacto sobre os horrores do Holocausto. Assim Hitchcock teve acesso a este material e começou a trabalhar em cima dele.

Este documentário desapareceu, talvez pelo seu conteúdo, até ser localizado por um pesquisador norte-americano, no início dos anos 1980. Assim, uma versão de Memory of the camps (título que recebeu) foi mostrada em Berlin em 1984.

Hitchcock holocausto

Atualmente voltou a ser pauta e o documentário “perdido” será restaurado pela Imperial War Museum de Londres e provavelmente exibido em versão mais acessível ao público neste ano. Obviamente o documentário tem sua importância pelo conteúdo em si, mas já tem um algo a mais… A mão do mestre Hitchcock.

Para quem quiser ver o conteúdo, não integralmente e não restaurado, é só acompanhar abaixo. Aviso: cenas fortes.

Já leu essas?
robocop
RoboCop ganha documentário em homenagem aos 30 anos de aniversário!
Mini documentário online sobre The Evil Dead
The Evil Dead inaugurando série de mini documentários online!
Crítica do documentário Sepultura Endurance
Sepultura Endurance – Não faz barulho, no mau sentido!
Filme de Terror dos Anos 30 – Quando o público gritava (e não a obra)!