Home > Cinema > Christopher Nolan fala sobre INTERSTELLAR

Christopher Nolan fala sobre INTERSTELLAR

Durante um almoço do CinemaCon para Christopher Nolan, o diretor falou um pouco sobre o aguardado Interstellar. Claro que não revelou nada sobre a trama, mas disse coisas interessantes, além de afirmar que a filmagem tradicional ainda é melhor do que trabalhar com as novas tecnologias digitais.

“Eu cresci em um tempo que foi a era de ouro dos blockbusters, quando algo que chamávamos de filme família poderia ter um apelo universal. Isso é algo que quero ver de novo. Em termos do tom do filme, ele enfoca onde nós estamos enquanto pessoas e tem uma abrangência sobre a experiência humana”

Nolan também falou sobre o personagem de Matthew McConaughey, e como o filme Amor Bandido o convenceu de que ele era o cara para o papel:

“(Amor Bandido) Me mostrou um lado das capacidades de Matthew, que eu nunca percebi que existia. Foi uma performance transformadora. Na primeira vez que vi, me deu um estalo do quão bom poderia ser… Eu precisava de alguém que fosse como todo mundo, alguém cujo público poderia experimentar a história através dele. Ele é uma presença carismática fenomenal no filme. Sua performance está se lapidando em algo extraordinário.”

Sobre Michael Caine, considerado seu talismã:

“Ele chega tão preparado e é tão bom, com um esforço mínimo. Eu o escalo para todo filme como um exemplo para todos os outros. Ele é um cara amável para se ter por perto. Ele faz piadas sobre ser meu talismã. É uma estratégia muito boa de sua parte.”

 

Como filmar em película ainda é superior ao digital:

“Ainda é a melhor maneira de captar uma imagem e projeta-la. Isso é baseado em minha avaliação do que estou vendo como cineasta… Enquanto inovação e experimentação, sou a favor de qualquer inovação tecnológica, mas isso sempre terá que superar o que veio antes. Nenhuma destas novas tecnologias fez isso.”

Sobre ele ser um dos poucos diretores que realmente assistem a seus filmes em salas de cinema:

“Eu fui a salas de cinema e assisti aos meus filmes. Não há muitos cineastas que façam isso. E não há gente o bastante em nossa indústria, disposta a passar tempo suficiente nos cinemas para ver o resultado final”

Sobre preferir locações ao invés de CGI:

“Eu quero capturar o máximo possível na câmera. A qualidade é muito maior do que filmear na tela verde”

De acordo com o THR, Nolan construiu o interior de uma nave espacial para algumas cenas, e colocou imagens reais do lado de fora das janelas, para que os atores vissem o mesmo que seus personagens.

Questionado sobre dirigir alguma coisa para a televisão:

“Eu não diria nunca, mas eu gosto de verdade dos filmes. Existe um monte de coisas grandes acontecendo na TV, mas não estamos aqui para falar sobre isso.”

Continuando, ele diz que ainda não decidiu no que vai trabalhar após Interstellar:

“Eu sempre vejo cada filme como o último que farei. Sempre fiz assim porque eu quero colocar tudo que posso ali. Eu posso ser atropelado por um ônibus no fim da produção.”

Fim de papo. Sem spoilers, e mesmo assim consegue aumentar o interesse em torno da produção. Em 07 de novembro de 2014, o mundo vai conferir!

INTERSTELLAR tem ainda no elenco Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon, Casey Affleck, Topher Grace, John Lithgow, Wes Bentley, Mackenzie Foy e Bill Irwin.

Já leu essas?
Estreia Dunkirk filme
Estreias nos Cinemas – 27/07
Crítica de Dunkirk, de Christopher Nolan
Dunkirk – A Obra-Prima da década no gênero de Segunda Guerra!
O filme Dunkirk comentado no Formiga na Cabine
Dunkirk comentado no Formiga na Cabine!
DC
Universos em conflito – A competição cinematográfica entre DC e Marvel!