Home > Cinema > Celular no cinema é falta de educação? Não na China…

Celular no cinema é falta de educação? Não na China…

Todo mundo conhece essa história. Você vai ao cinema e – como qualquer pessoa normal – está lá para assistir a um filme, rodeado de gente que você não conhece, mas todos unidas em um mesmo objetivo. Hoje em dia, esse mesmo objetivo deixou de ser unanimidade, graças aos imbecis que acham normal usar o celular e falar durante o filme, uma ocorrência cada vez mais comum, inclusive em cabines de imprensa, desgraçadamente.

É a falência completa da educação e do respeito ao próximo. Nem todo mundo se atreve a reclamar e o comportamento vai ficando cada vez mais aceitável. Como os cinemas não ligam a mínima para a sua boa experiência, apenas para o seu dinheiro, não há interesse em alguma medida que iniba esse comportamento, afinal, ninguém fala nada mesmo. Bem, alguns até se queixam, mas a maioria prefere engolir e achar que exigir um serviço melhor não adianta.

Os cinemas da China parecem ter escolhido um lado, e não é o dos verdadeiros cinéfilos e das pessoas bem educadas. De acordo com o The Hollywood Reporter, as salas das principais cidades chinesas vão testar um sistema de “bullet screens”, que vão pipocar NA TELA durante a exibição. Você não entendeu errado! É um serviço que projeta as mensagens postadas pelo espectador em cima do filme. A ideia foi inspirada por jovens que não conseguem ignorar seu celular por mais de cinco minutos, além de ser uma tentativa de imitar o hábito de assistir filmes em tablets e smartphones, postando toda hora sobre o que assiste.

Até um cineasta resolveu defender esta atrocidade.  Shen Leping, diretor de The Legend of Qin declarou:

“Estamos explorando como a resposta do público afeta o filme em si… Estamos, na verdade, colocando diretor e espectador em termos iguais, e eu acho que as opiniões dos espectadores serão muito úteis para os cineastas.”

Conversa fiada. Não convenceu e não há justificativa para um pesadelo desta escala. Felizmente, em alguns lugares do mundo, alguém toma atitudes contra isso. Está aí a rede de cinemas do Texas, Alamo Drafthouse, que não me deixa mentir…

[su_youtube url=”https://www.youtube.com/watch?v=1L3eeC2lJZs”]

Já leu essas?
Resenha de Cisnes Selvagens
Cisnes Selvagens: Três Filhas da China
Entrevista com WILLIAM FRIEDKIN (Parte 2) – 35 mm, paranoia e realismo!