Home > Cinema > ADOBE diz prever de forma infalível sucesso ou fracasso de bilheteria dos blockbusters!

ADOBE diz prever de forma infalível sucesso ou fracasso de bilheteria dos blockbusters!

Para o público, é um exercício comum nos bate-papos sobre cinema arriscar previsões sobre qual blockbuster vai dominar as bilheterias do ano. Claro que muito disso acaba no terreno da adivinhação, pois muitas vezes aquele filme que investe a maior parte de seu orçamento em marketing acaba naufragando, enquanto aquele mais modesto cai nas graças da audiência geral e arrecada horrores. Parece absurdo afirmar que existe uma fórmula matemática para prever isso, mas a Adobe alega que é possível chegar a um resultado 100% preciso.

Através do software Adobe Digital Index (ADI), segundo a empresa, é possível determinar o sucesso financeiro de um filme medindo as visualizações de trailer e movimentações de mídias sociais, descobrindo se a arrecadação vai superar seu custo de produção. O ADI foi testado no segundo semestre do ano passado e a Adobe alega eficiência total em determinar sucessos ou fracassos, depois de ter testado nove filmes, entre eles O Jogo do Exterminador, De Repente Pai e 47 Ronins, todos mal-sucedidos.  Mas o que dizer deste atual verão norte-americano?

No Limite do Amanhã, com Tom Cruise foi apontado como fracasso!

No Limite do Amanhã, com Tom Cruise, foi apontado como fracasso!

No limite do Amanhã já havia sido apontado como fracasso. Acertaram! Como Treinar seu Dragão 2 e A Culpa é das Estrelas classificaram-se como sucessos, o que marca mais pontos para o ADI. Para os próximos lançamentos, as previsões dos fracassos incluem Os Mercenários 3 e Hercules, com The Rock. Houve também um prognóstico negativo para O Destino de Júpiter, mas ele foi adiado para fevereiro de 2015, o que exige nova avaliação.

Entre os saldos positivos para o futuro próximo estão Transformers: A Era da Extinção, Uma Noite de Crime: Anarquia e Guardiões da Galáxia.

Segundo o ADI, Guardiões da Galáxia vai deixar a Disney feliz!

Segundo o ADI, Guardiões da Galáxia vai deixar a Disney feliz!

Apesar da proclamada infalibilidade, é lógico acreditar que o ADI não garante 100% de acertos. As medições de alguns destes filmes foram feitas entre 01 de março e 10 de maio deste ano, quando muitos deles não tinham trailers completos liberados, guardados para datas mais próximas dos lançamentos. Ainda é preciso lembrar que os estúdios procuram cada vez mais a arrecadação ao redor do globo, o que faz com que, nos casos citados, esses números ainda não sejam definitivos. Todas as informações sobre orçamento e arrecadação podem ser conferidas no site www.boxofficemojo.com.

Bem, se já existe software para escrita de roteiro, uma ferramenta deste tipo era uma consequência, infelizmente.

Fonte: JoBlo

    • Daniel Fontana

      Olá, Benjamin! Realmente, por esses cálculos, o filme deu lucro, portanto não pode ser fracasso, certo? Só que a lógica Hollywoodiana é um pouco mais cruel, pois se o filme fica abaixo das projeções dos especialistas e não arrebenta em seu primeiro fim-de-semana, ele já não entra nesse conceito de sucesso. Ele pode até pagar-se e superar o custo ao longo das semanas seguintes, mas vão considera-lo fracasso. Neste caso, se fosse um início de franquia, haveria dificuldade em iniciar a produção de uma continuação.
      Infelizmente, é assim que os engravatados raciocinam…
      Um abraço e obrigado por acessar!