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Festival Sesc Melhores Filmes 2017 tem clássicos entre as reprises!

O já tradicional Festival Sesc Melhores Filmes, que traz de volta produções do ano anterior de acordo com a votação do público, tem sua nova edição com vários clássicos junto com os filmes que se destacaram em 2016. Além das obras recentes, haverá sessões de Lawrence da Arábia, Crepúsculo dos Deuses (que foi tema de um episódio no nosso videocast) e O Poderoso Chefão (cuja trilogia foi assunto em nosso podcast). Muita coisa legal e ainda tem debates com profissionais da área.

Você mora em São Paulo? Abaixo tem toda a programação do Festival Sesc Melhores Filmes 2017. Os títulos de filmes com links são direcionados para as críticas publicadas aqui no Formiga Elétrica.

O Poderoso Chefão está no Festival Sesc Melhores Filmes 2017

O Poderoso Chefão está no Festival Sesc Melhores Filmes 2017

43ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes acontece em abril, em São Paulo

 

De 5 a 19 de abril de 2017, o CineSesc exibe filmes brasileiros e estrangeiros escolhidos pela crítica e pelo público

 

Em 5 de abril, o CineSesc realiza a premiação dos escolhidos pela crítica e pelo público como os melhores longas de 2016 nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e documentário para filmes brasileiros e melhor filme, direção, ator e atriz para os filmes estrangeiros. Esta cerimônia marca a abertura do Festival Sesc Melhores Filmes, que traz, de volta ao cinema, de 6 a 19 de abril, as produções mais votadas.

 

Após a entrega dos prêmios, será exibido o longa-metragem “Cora Coralina – Todas as Vidas”, de Renato Barbieri, em homenagem ao produtor e diretor Márcio Curi, falecido em 22 de novembro 2016. Márcio Curi muito conhecido e querido pelo meio cinematográfico, nasceu em Niterói, mas vivia em Brasília e faz parte da história do cinema na capital federal. Entre os destaques produzidos por Curi estão A “TV que Virou Estrela de Cinema”, de Yanko Del Pino, “Loucos por Cinema”, de André Luiz de Oliveira e “Filhas do Vento”, de Joel Araújo, entre outros. Cora – Todas as Vidas foi sua última produção.

 

A votação do Festival Sesc Melhores Filmes foi feita via Internet. No total, mais de cinco mil votos do público foram computados. Uma consulta direta foi realizada à crítica especializada de todo o país, e contou-se com os votos de mais de 100 profissionais. A lista completa de filmes participantes está em www.sescsp.org.br/melhoresfilmes. Os mais votados pela crítica e público serão exibidos no CineSesc até 19 de abril.

 

O Festival Sesc Melhores Filmes

Criado em 1974, é o primeiro festival de cinema da cidade de São Paulo e oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior, que são escolhidos democraticamente por meio de votação de público e crítica.

 

Os filmes que participam da votação em 2017 são aqueles lançados nas salas de cinema de São Paulo durante o ano de 2016.

 

Em 42 anos de realização, o Festival SESC Melhores Filmes já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros. Em 2010, o festival inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com serviços de audiodescrição, que possibilitam o acesso aos deficientes visuais, e auditivos, com legendagem open caption, recursos que serão oferecidos em todos os filmes da grade deste ano no CineSesc.

 

Audiodescrição e Legendagem Open Caption

Todas as sessões do Festival no CineSesc terão audiodescrição e legendas open caption. Ambos os recursos incluem pessoas com deficiências visual e auditiva na experiência do cinema. A audiodescrição consiste na descrição de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como as expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. Ela é feita ao vivo por atores e acontece nos espaços entre os diálogos e nas pausas sonoras do filme. Somente os espectadores que recebem fones especiais escutam a audiodescrição, geralmente pessoas com deficiência visual ou com visão diminuída. Já a legenda open caption é vista por todos os espectadores, e consiste numa legenda a mais no filme, descrevendo os sons além dos diálogos. Os deficientes auditivos se utilizam desse recurso.

 

Filmes do Festival

Entre os destaques do Festival estão “O Botão de Pérola”, “Aquarius”, “Coração de Cachorro”, “Elle”, “Boi Neon”, “O Abraço da Serpente” e “São Paulo em Hi-Fi”.

 

Especial: Clássicos do Cinema

Nesta edição, o festival tem seis sessões especiais para versões restauradas 4K de três clássicos do cinema. ‘Lawrence da Arábia’, de David Lean, com Peter O’Toole e Omar Sharif, será exibido sexta-feira, 7/4, às 21h30; e domingo, 16/4, às 19h30. Já domingo, 9/4, às 21h30, e sábado, 15/4, às 19h30, é a vez de ‘Crepúsculo dos Deuses’, de Billy Wilder; enquanto sábado, 8/4, às 21h30; e quinta-feira, 13/4, às 21h30, Marlon Brando dá vida a Vito Corleone em ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola.

 

Cineclubinho

Ao longo do Festival Sesc Melhores Filmes, o Cineclubinho acontecerá aos domingos, 11h, com a exibição de filmes para o público infantil. Todas as sessões são gratuitas e contarão com audiodescrição e legendagem open caption.

 

Debates

Outros destaques desta edição do festival são os debates e conversas entre convidados especiais que abordarão diferentes temas ligados ao cinema. Serão dois Seminários da Crítica e ainda um Cinema da Vela especial.

 

Seminários da Crítica

Balanço do ano – Um olhar crítico sobre a produção cinematográfica 

Pesquisadores e críticos de cinema se encontram com o público para uma conversa sobre a produção cinematográfica de 2016.

Com a participação dos críticos Luiz Zanin, Inácio Araújo, Suyene Correia Santos, Fabiano Ristow e mediação de Maria do Rosário.

Quinta-feira, 6/4 19h30.

 

A produção audiovisual nas diversas plataformas digitais

Críticos e distribuidores conversam sobre as oportunidades e os desafios abertos pelas plataformas digitais de distribuição cinematográfica.

Com a participação de Igor Kupstas (O2 Play), Fábio Lima (Sofá Digital), Nelson Caldeira (Looke), Robledo Milani (jornalista e crítico do site Papo de Cinema) e mediação de Maria do Rosário.

Sexta-feira, 7/4 19h30.

 

Cinema da Vela Especial

43º Festival Sesc Melhores Filmes: As mulheres na crítica

Com Neusa Barbosa, Isabel Wittmann e Mila Ramos, integrantes do coletivo de mulheres críticas de cinema “Elviras”.

Quarta-feira, 19/4 19h30.

 

Conversas

Profissionais responsáveis pelas produções premiadas no 43º Festival Sesc Melhores Filmes conversam com o público sobre suas trajetórias no auditório do CineSesc. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Adrian Teijido – fotógrafo do filme “Elis”

Segunda-feira, 10/4, 19h30.

 

Eryk Rocha – diretor do documentário “Cinema Novo”

Segunda-feira, 17/4, 19h30.

 

Programação Sesc Melhores Filmes

 

Sessão de Abertura

Cora Coralina – Todas as Vidas (DCP, Dir.: Renato Barbieri, Brasil, 2015, 74 min., livre)

Cruzando a fronteira entre a realidade e a ficção, esta é a história da escritora e poeta brasileira Cora Coralina, uma mulher que trabalhou como doceira durante quase toda sua vida, apenas publicando seu primeiro livro aos 75 anos de idade. No entanto, nem mesmo todos os anos de espera a impediram de se tornar uma das autoras brasileiras mais importantes de sua geração.

Quarta-feira, 5/4, 20h.

 

Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil (DCP, Dir.: Belisario Franca, Brasil, 2016, 99 min., 12 anos)

O documentário retoma a pesquisa do historiador Sidney Aguilar. Nos anos 1930, ele descobriu que 50 meninos negros foram levados a uma fazenda no interior de São Paulo, onde eram identificados por números e submetidos a trabalho escravo. O longa conta com depoimentos de Aloísio Silva, o número 23.

Quinta-feira, 6/4, 14h30. Sexta-feira, 14/4, 19h30.

 

O Botão de Pérola (DCP, Dir.: Patricio Guzmán, Chile/França/Espanha, 2015, 82 min., 14 anos)

O oceano contém a história de toda a humanidade. No mar estão as vozes da Terra e de todo o espaço. A água, fronteira mais longa do Chile, também esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil km de costa e o maior arquipélago do mundo, o Chile apresenta uma paisagem sobrenatural, com vulcões, montanhas e glaciares. Nessa paisagem estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória. Este filme mostra que ela também tem voz.

Quinta-feira, 6/4, 17h. Sexta-feira, 14/4, 21h30.

 

Ela Volta na Quinta (DCP, Dir.: André Novais Oliveira, Brasil, 2014, 108 min., 12 anos)

Maria José e Norberto são um casal que vive há 35 anos juntos, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Bastante desgastado pelo tempo, o relacionamento dos dois se encontra em crise. Maria José, mesmo com problemas de saúde, resolve fazer uma viagem para Aparecida do Norte, como forma de pensar se o divórcio é mesmo a solução.

Quinta-feira, 6/4, 19h30. Sexta-feira, 19/4, 14h30.

 

Mãe Só Há Uma (DCP, Dir.: Anna Muylaert, Brasil, 2016, 82 min., 16 anos)

Livremente inspirada no caso de Pedrinho, de 2002, a diretora e roteirista Anna Muylaert conta a história de Pierre, que, aos 17 anos, descobre ter sido roubado da maternidade quando bebê e criado por sua sequestradora.

Quinta-feira, 6/4, 21h30. Quarta-feira, 12/4, 17h.

 

Francofonia (DCP, Dir.: Alexander Sokurov, Alemanha/França/Holanda, 2015, 88 min., 10 anos)

Pensando na relação entre arte e poder, o documentário filmado no Museu do Louvre questiona se a arte pode nos ensinar sobre nós mesmo, inclusive nos momentos mais sangrentos do mundo.

Sexta-feira, 7/4, 14h30. Quarta-feira, 12/4, 19h30.

 

A Chegada (DCP, Dir.: Denis Villeneuve, EUA, 2016, 116 min., 10 anos)

Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks, uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

Sexta-feira, 7/4, 17h. Segunda-feira, 17/4, 19h30.

 

Coração de Cachorro (DCP, Dir.: Laurie Anderson, EUA, 2015, 75 min., 14 anos)

Centrado na cachorra Lolabelle, que morreu em 2011 e era muito querida pela diretora, o filme é um ensaio pessoal que combina lembranças de infância, diários em vídeo, reflexões sobre dados, cultura de vigilância e a visão budista sobre a morte, além de tributos a artistas, escritores, músicos e pensadores. Numa espécie de colagem visual, o filme examina como histórias são construídas e contadas — e como as usamos para dar sentido às nossas vidas.

Sexta-feira, 7/4, 19h30. Sexta-feira, 14/4, 23h.

 

Lawrence da Arábia (Digital, Dir.: David Lean, Reino Unido/EUA, 1962, 216 min., 12 anos)

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à península arábica, graças ao seu profundo conhecimento das tribos nativas de beduínos, a fim de encontrar o príncipe Faisal e fazer a ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do xerife nativo Ali, Lawrence se rebela contra as ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido. Baseado em uma história real, o filme foi vencedor de sete Oscar, incluindo melhor filme e direção.

Sexta-feira, 7/4, 21h30. Domingo, 16/4, 19h30.

 

Capitão Fantástico (DCP, Dir.: Matt Ross, EUA, 2016, 90 min., 14 anos)

Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios, tendo a autossuficiência sempre como palavra de ordem. Certo dia um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

Sábado, 8/4, 14h30. Quinta-feira, 13/4, 17h.

 

O Silêncio do Céu (DCP, Dir.: Marco Dutra, Brasil, 2016, 102 min., 14 anos)

Após sofrer um estupro em sua própria casa, Diana resolve não contar o trauma vivido ao marido, Mario. Ele também tem algo a esconder, e o silêncio que toma conta do casal acaba, aos poucos, minando a relação.

Sábado, 8/4, 17h. Terça-feira, 18/4, 19h30.

 

São Paulo em Hi-Fi (DCP, Dir.: Lufe Steffen, Brasil, 2013, 100 min., 16 anos)

O documentário apresenta histórias das noites gays em São Paulo nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Fazendo uma viagem no passado, os personagens mostram as histórias das dançarinas e transformistas que se apresentavam nas famosas casas noturnas que marcaram época e tudo o que elas tiveram que passar, como a imposição da ditadura e a famosa explosão da Aids.

Sábado, 8/4, 19h30. Quinta-feira, 13/4, 14h30.

 

O Poderoso Chefão (Digital, Dir.: Francis Ford Coppola, EUA, 1972, 175 min., 14 anos)

Vito Corleone, chefe de uma das maiores famílias da máfia italiana na Nova York do fim dos anos 1940, está envelhecendo e tem de lidar com a chegada das drogas no submundo da contravenção. Quando sofre um atentado quase fatal, que o deixa debilitado na cama de um hospital, seus filhos Michael e Sonny precisarão assumir os negócios da família. Mas o pacífico Michael, que pretendia levar uma vida normal longe do crime, terá dificuldade em aceitar o papel que o pai precisa que ele desempenhe. Baseado no romance de Mario Puzo, o filme ganhou três Oscar: melhor filme, ator (Brando) e roteiro adaptado.

Sábado, 8/4, 21h30. Quinta-feira, 13/4, 21h30.

 

Filho de Saul (DCP, Dir.: László Nemes, Bósnia e Herzegovina/Hungria/França/Israel/ EUA, 2016, 107 min., 14 anos)

Saul é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos.

Domingo, 9/4, 14h30. Quinta-feira, 13/4, 19h30.

 

O Regresso (DCP, Dir.: Alejandro González Iñárritu, EUA, 2016, 156 min., 16 anos)

Hugh Glass parte para o oeste americano a mando do capitão Andrew Henry, disposto a ganhar dinheiro. Lá ele é atacado por um urso, que o deixa seriamente ferido. Dois homens o encontram, mas, como acreditavam que ele morreria logo, resolvem roubar seus pertences e deixá-lo por lá mesmo. Entretanto, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Domingo, 9/4, 17h. Quarta-feira, 19/4, 21h30.

 

Boi Neon (DCP, Dir.: Gabriel Mascaro, Brasil/Uruguai/Holanda, 2015, 101 min., 16 anos)

Nos bastidores das Vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de solta-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, Negão, Galega e sua filha Cacá. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semiárido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.

Domingo, 9/4, 19h30. Segunda-feira, 17/4, 21h30.

 

Crepúsculo dos Deuses (Digital, Dir.: Billy Wilder, EUA, 1950, 110 min., livre)

Hollywood, anos 1950. O roteirista Joe Gillis tem dificuldade em vender suas ideias para os estúdios. Prestes a desistir da carreira e voltar para sua cidade natal, ele tem o pneu de seu carro furado em frente a uma mansão onde mora a reclusa musa do cinema mudo Norma Desmond, que não atua há décadas. A atriz vive iludida com a ideia de um grande retorno às telas, alimentado por seu fiel mordomo Max, que fora marido e diretor de seus filmes. Joe percebe na situação a oportunidade de ganhar dinheiro desenvolvendo o roteiro do filme de Norma, Salomé. Aos poucos, a decadente atriz se apaixona por Joe, mas quando ele inicia um caso com a jovem Betty, a loucura de Norma atinge níveis perigosos. Vencedor de três Oscar, incluindo melhor roteiro original.

Domingo, 9/4, 21h30. Sábado, 15/4, 19h30.

 

Minha Mãe É Uma Peça 2 (DCP, Dir.: André Pellenz, Brasil, 86 min., 12 anos)

Sucesso como apresentadora de um programa de TV, Dona Hermínia resolve tentar novos relacionamentos, deixando para trás o pedido de Carlos Alberto para que reatem. O problema é que cada possível namoro empaca justamente devido à preocupação dela com os filhos Marcelina e Juliano.

Segunda-feira, 10/4, 14h30. Terça-feira, 18/4, 14h30.

 

Aquarius (DCP, Dir.: Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2016, 145 min., 16 anos)

Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Segunda-feira, 10/4, 17h. Sábado, 15/4, 21h30.

 

Trago Comigo (DCP, Dir.: Tata Amaral, Brasil, 2015, 87 min., 14 anos)

Um diretor de teatro aposentado não se lembra totalmente do passado durante sua prisão na época da ditadura militar, nos anos 1970 no Brasil. Ele decide montar uma peça e, com fiapos de memória, vai improvisando o texto com seu jovem elenco.

Segunda-feira, 10/4, 19h30. Segunda-feira, 17/4, 14h30.

 

Big Jato (DCP, Dir.: Claudio Assis, Brasil, 2014, 92 min., 16 anos)

Adaptação do romance homônimo e semiautobiográfico do jornalista Xico Sá, o filme mostra um garoto dividido entre as visões do pai, um machão que dirige o caminhão limpa-fossas Big Jato pelo sul do Ceará, e o tio, radialista e malandro, ambos vividos por Matheus Nachtergaele.

Segunda-feira, 10/4, 21h30. Sexta-feira, 14/4, 14h30.

 

Curumim (DCP, Dir.: Marcos Prado, Brasil, 2016, 100 min., 14 anos)

A vida de Marco “Curumim” Archer muda drasticamente quando os 13,5 quilos de cocaína escondidos em sua asa delta são descobertos pela polícia do Aeroporto Internacional de Jacarta, na Indonésia. Ele faz uma fuga espetacular e sai pela porta da frente do aeroporto, ludibriando a polícia local. Depois de se esconder por 16 dias pelas ilhas paradisíacas da Indonésia, Marco é preso e condenado à morte. Doze anos depois, no dia 17 de janeiro de 2015, se tornou o primeiro brasileiro a ser executado por tráfico de drogas no mundo. “Curumim” oferece uma jornada íntima pela vida de um homem transgressor, carismático e irreverente, que escolheu viver intensamente a ilusão de que para ser amado pelos amigos e aceito pela sociedade, teria as drogas como sua maior moeda de troca. Sem ter nunca pego numa arma ou coagido ninguém, morreu fuzilado sem ter uma segunda chance.

Terça-feira, 11/4, 14h30. Quarta-feira, 19/4, 19h30.

 

Elis (DCP, Dir.: Hugo Prata, Brasil, 2016, 113 min., 14 anos)

Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli, com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a “Pimentinha” não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

Terça-feira, 11/4, 17h. Domingo, 16/4, 14h30.

 

Depois da Tempestade (DCP, Dir.: Hirokazu Koreeda, Japão, 110 min., 10 anos)

Ryoda, um escritor em decadência que desperdiça o pouco dinheiro que ganha como detetive particular em jogos de azar, mal consegue pagar a pensão alimentícia de seu filho. Sua mãe, sua linda ex-mulher e seu jovem filho estão seguindo seus caminhos, enquanto Ryota luta para retomar o controle de sua vida e reconquistar o amor e respeito de sua família. Até que uma noite de verão tempestuosa oferece a oportunidade que ele precisava para reatar esses laços.

Terça-feira, 11/4, 19h30. Domingo, 16/4, 17h.

 

Cinema Novo (DCP, Dir.: Eryk Rocha, Brasil, 2016, 90 min., 12 anos)

Cinema Novo é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou uma nova forma de fazer cinema no Brasil – a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução – e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.

Terça-feira, 11/4, 21h30. Segunda-feira, 17/4, 17h.

 

O Abraço da Serpente (DCP, Dir.: Ciro Guerra, Colômbia/Venezuela/Argentina, 2015, 125 min., 12 anos)

Um Xamã de uma aldeia amazônica e último sobrevivente de sua tribo da Amazônia. Ele opta pelo isolamento nas profundezas da selva, até ser encontrado por um botânico europeu, que está em busca de uma planta poderosa capaz de fazer sonhar.

Sexta-feira, 14/4, 17h. Terça-feira, 18/4, 17h.

 

O Cavalo de Turim (DCP, Dir.: Bela Tarr, França/Suíça/Hungria/Alemanha, 90 min., 14 anos)

O velho fazendeiro Ohlsdorfer e sua filha dividem um cotidiano dominado pela monotonia. A realidade dos dois é observada pela vista da janela e as mudanças são raras. Enquanto isso, o cavalo da família se recusa a comer e a andar. O filme é uma recriação do que teria ocorrido com o animal após ter sido salvo da tortura pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche durante uma viagem a Turim, na Itália.

Sábado, 15/4, 14h30. Quarta-feira, 19/4, 17h.

 

Elle (DCP, Dir.: Paul Verhoeven, França/Alemanha/Bélgica, 2016, 130 min., 16 anos)

Michele é a executiva-chefe de uma empresa de videogames, a qual administra do mesmo jeito que administra sua vida amorosa e sentimental: com mão de ferro, organizando tudo de maneira precisa e ordenada. Sua rotina é quebrada quando ela é atacada por um desconhecido, dentro de sua própria casa. No entanto, ela decide não deixar que isso a abale. O problema é que o agressor misterioso ainda não desistiu dela.

Sábado, 15/4, 17h. Terça-feira, 18/4, 21h30.

 

CINECLUBINHO

A Era do Gelo 3D (DCP, Dir.: Mike Thurmeier, EUA, 2016, 100 min., livre, dublado)

Uma catástrofe cósmica ameaça a vida na Terra, graças a mais uma trapalhada de Scrat. Manny, Ellie, Diego, Shira e Sid, então, deixam seus lares e encontram abrigo em uma caverna ocupada pelo excêntrico líder espiritual Shangri Lhama e seus seguidores.

Domingo, 9/4, 11h. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, O Filme 3D (DCP, Dir.: Esteve Martino, EUA, 2015, 88 min., livre, dublado)

Próximo das férias de inverno, a vida de Charlie Brown e sua turma sofre uma mudança com a chegada na cidade de uma garotinha de cabelo vermelho. Brown logo se encanta pela jovem e tenta lutar contra sua timidez e sua baixa autoestima para falar com ela. Ao mesmo tempo, Snoopy encontra uma máquina de escrever e começa a imaginar uma história pra lá de fantasiosa e heroica

Domingo, 16/4, 11h. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

CINE PSIQUE

Parceria com o IPq-HC (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas). O objetivo é utilizar a capacidade única que o cinema tem de criar as mais variadas representações da realidade para assim discutir a questão dos transtornos mentais e dos pacientes psiquiátricos. Nessa edição especial do Dia Mundial da Saúde, o tema a ser discutido é depressão e qualidade de vida, usando como mote o filme A Garota Dinamarquesa. O bate-papo com a plateia acontece após a exibição do filme.

A Garota Dinamarquesa (DCP, Dir.: Tom Hooper, EUA/Reino Unido/Alemanha, 2016, 119 min., livre)

Cinebiografia de Lili Elbe, que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Mostra o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda e sua descoberta como mulher.

Terça-feira, 19/4, 19h. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

SEMINÁRIOS DA CRÍTICA

Balanço do ano – Um olhar crítico sobre a produção cinematográfica 

Pesquisadores e críticos de cinema se encontram com o público para uma conversa sobre a produção cinematográfica de 2016. Grátis.

Com a participação dos críticos Luiz Zanin, Inácio Araújo, Suyene Correia Santos, Fabiano Ristow e mediação de Maria do Rosário.

Quinta-feira, 6/4 19h30.

 

A produção audiovisual nas diversas plataformas digitais

Críticos e distribuidores conversam sobre as oportunidades e os desafios abertos pelas plataformas digitais de distribuição cinematográfica.

Com a participação de Igor Kupstas (O2 Play), Fábio Lima (Sofá Digital), Nelson Caldeira (Looke), Robledo Milani (jornalista e crítico do site Papo de Cinema) e mediação de Maria do Rosário.

Sexta-feira, 7/4 19h30.

 

CINEMA DA VELA ESPECIAL

43º Festival Sesc Melhores Filmes: As mulheres na crítica

Com Neusa Barbosa, Isabel Wittmann e Mila Ramos, integrantes do coletivo de mulheres críticas de cinema “Elviras”. Grátis.

Quarta-feira, 19/4 19h30.

 

CONVERSAS

Profissionais responsáveis pelas produções premiadas no 43º Festival Sesc Melhores Filmes conversam com o público sobre suas trajetórias no auditório do CineSesc. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Adrian Teijido – fotógrafo do filme “Elis”

Segunda-feira, 10/4, 19h30.

 

Eryk Rocha – diretor do documentário “Cinema Novo”

 

Segunda-feira, 17/4, 19h30.

 

Serviço:

Festival Sesc Melhores Filmes 2016

Exibição dos filmes vencedores pela votação de crítica e público

De 5 a 19 de abril de 2017

 

CineSesc (273 lugares)

Rua Augusta, 2075

Tel: 11 3087-0500

sescsp.org.br

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