Home > Cinema > Estreias nos Cinemas – 31/12

Estreias nos Cinemas – 31/12

O ano chega ao fim esvaziado de blockbusters e com as poucas estreias voltadas para o público mais antenado no cinemão cult e ativista. Depois dos mega lançamentos das últimas semanas, apenas três pequenas produções estão no último lote de novidades de 2015, todas elas engajadas em mensagens políticas, como no francês A Marcha, de forte expressão cultural, caso do austríaco A Segunda Esposa e humanístico, como em Que Viva Eisenstein.  Brindemos a chegada de 2016 com um banho de humanidade em filmes vindos de diferentes partes do mundo, mas todos ligados pelo forte fator humano dos enredos:

A Marcha

A Marcha

Influenciados pelos ideais de Gandhi e Martin Luther King, três jovens e um padre se unem para organizar uma marcha pacífica entre Marselha e Paris pela igualdade e contra o racismo na França de 1983, época em que o país era assolado pela intolerância e pela violência racial. Apesar das dificuldades e da resistência encontrada inicialmente, o movimento desencadeia um aumento real da esperança em todo o país.

Elenco: Olivier Gourmet, Tewfik Jallab, Vincent Rottiers

Direção: Nabil Ben Yadir

Gênero: Drama

Duração: 120 min.

País: França

Distribuidora: IMOVISION

Classificação: 

 

A Segunda Esposa

A Segunda Esposa

Mustafa, um imigrante turco, mora em Viena com Fatma e seus seis filhos. Esta família tradicional escolhe Ayse, uma jovem de 19 anos, para se casar com um de seus filhos, mas quando ela chega no local, a realidade é outra: Ayse será a segunda esposa de Mustafa. Apesar da surpresa no início, nasce uma relação de amizade e cumplicidade entre essas duas esposas de gerações diferentes, principalmente quando a mais nova descobre que Fatma está doente, e tem seus dias contados.

Elenco: Begüm Akkaya, Vedat Erincin, Nihal Koldaş

Direção: Umut Dağ

Gênero: Drama

Duração: 93 min.

País: Áustria

Distribuidora: Bretz Filmes

Classificação: 

 

Que Viva Eisenstein! - 10 Dias que Abalaram o México

Que Viva Eisenstein! – 10 Dias que Abalaram o México

O renomado cineasta soviético, Sergei Eisenstein, se muda para a cidade mexicana de Guanajuato para filmar sua nova produção, “Que Viva Mexico!”. No novo país, o diretor fica encantado com a nova cultura e passa a levar uma vida de excessos e descobertas, implicando em vários problemas para o projeto e causando conflitos entre os produtores. Sem familiares ou amigos por perto, o inseguro Eisenstein torna-se cada vez mais próximo de seu guia local, o mexicano Palomino Cañedo (Luis Alberti), com quem inicia um relacionamento amoroso.

Elenco: Elmer Bäck, Stelio Savante, Maya Zapata

Direção: Peter Greenaway

Gênero: Biografia, Comédia, Romance

Duração: 110 min.

País: México, França,  Bélgica,  Holanda,  Finlândia

Distribuidora: Esfera Cultural

Classificação: 

Já leu essas?
Crítica de Pequena Grande Vida
Pequena Grande Vida – A sustentável leveza do ser!
Crítica de Trama Fantasma.
Trama Fantasma – O melhor e o pior de Paul Thomas Anderson!
Crítica de Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi
Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi – A segregação no pós-Guerra!
Crítica de Lady Bird: Hora de Voar
Lady Bird: A Hora De Voar – Celebração do medíocre!