Home > Cinema > Dunkirk reeditado como um filme mudo e P&B!

Dunkirk reeditado como um filme mudo e P&B!

Fã de Dunkirk cria uma interessante experiência narrativa

O épico da Segunda Guerra dirigido por Christopher Nolan, Dunkirk, estreou no meio deste ano, em um período normalmente reservado aos blockbusters com maior potencial de agradar toda família. Sucesso comercial e de crítica, a obra de Nolan foi uma das grandes surpresas de 2017 (também falamos dele no podcast) e confirma a disposição do diretor em ousar. Neste caso, narrativamente também.

Enfocando um episódio dramático para os Aliados, envolvendo o resgate de quase 400 mil soldados nas praias de Dunkirk, na França, em 1940, o filme utiliza poucos diálogos para criar a atmosfera de tensão e urgência. Em cima desta característica, um admirador reconheceu que essa abordagem tem muito a ver com um período específico do cinema, mais precisamente, a era do Cinema Mudo.

Dunkirk Nolan

Pois bem, o tal fã é o cara do canal Like Stories of Old, que resolveu editar Dunkirk como um filme mudo, em preto e branco, com uma duração de oito minutos. Interessante observar que esse formato havia sido abandonado, mais ou menos, uma década antes do episódio retratado no filme.

Vale a pena conferir esse interessante exercício narrativo. O resultado realmente se parece com algo feito na época muda do Cinema, com todas as características que marcaram o período. Os cartões que substituíam os diálogos e as transições de cena foram incorporadas, assim como a velocidade dos frames. A escolha da música é a cereja do bolo nesta experiência. Será que o próprio Nolan vai conferir essa iniciativa algum dia? Com certeza, ele ficaria, no mínimo satisfeito.

Não viu Dunkirk? Spoilers à frente!

Bom, é claro que a edição a seguir contém trechos reveladores e inconvenientes para quem ainda não assistiu ao filme. Neste caso, a recomendação é que você o veja – agora, só em casa, o que é realmente uma pena…- e depois retorne para conferir esse trabalho de puro amor à Sétima Arte.

Assista!

Já leu essas?
5 cenas legais de luta em filmes que NÃO são de luta!
Crítica do filme Pela Janela!
Pela Janela – Procurando o sentido da vida!
trilha sonora
T-Bone Burnett – Uma lenda da trilha sonora!
Mostra em homenagem a Ennio Morricone em São Paulo
Ennio Morricone é tema de mostra em São Paulo!